Match the animals to their descriptions.
1. Snake ( ) It loves to climb trees. It has a long tail.
2. Elephant ( ) It has a long neck and long legs. It can't fly but can run fast.
3. Monkey ( ) It has fur and a big mane. It eats other animals.
4. Giraffe ( ) It has no legs. It lives in the forest.
5. Ostrich ( ) It has a long neck. It eats leaves from tall trees.
6. Lion ( ) It has two big ears and eats leaves.
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A pintura do teto da Capela Sistina, obra do mestre Michelangelo Buonarroti, foi realizada no início do século XVI. Veja uma pequena parte dessa obra.
Analisando as características da pintura apresentada, é correto concluir que se trata de uma obra:
- História - Fundamental | 3.1 Diversidade dos Povos Indígenas
Leia o texto e responda à questão.
VIDA COTIDIANA E RITUAL ENTRE OS POVOS INDÍGENAS DO OIAPOQUE
No Estado do Amapá, moram os povos Karipuna, Galibi, Galibi Marworno e Palikur. Somam uma população de, aproximadamente, 5 mil indivíduos. Boa parte deles se comunica em vários idiomas. Além das línguas indígenas Galibi e Palikur, utilizam o patoá como língua comum, o português para comunicação com a população brasileira e o francês com os vizinhos da Guiana Francesa.
Habitando uma região em que a savana e os campos alagados predominam, mas onde há também floresta tropical de terra firme, os povos indígenas do Oiapoque desenvolveram modos particulares de interagir com este ambiente. Segundo as narrativas indígenas, esta paisagem é habitada por seres humanos, animais e vegetais, e também seres "do outro mundo", que se manifestam através dos pajés.
Alimentam-se basicamente de peixe, farinha de mandioca e frutas. Conforme a época do ano, o cardápio é variado com as carnes de tracajá, camaleão, pássaros e animais caçados na floresta. Excelentes produtores de farinha de mandioca, comercializam o que sobra em troca de produtos industrializados.
Produzir cerâmica é uma atividade que envolve toda a família. O homem conduz a canoa até o local da retirada do barro, mergulha no poço e traz, do fundo, a massa lisa de argila que será moldada pela mulher. Ele providencia a casca da árvore que será queimada, transformada em cinza, pilada pela esposa e acrescentada à argila. Com olhar atento e mãos experientes, é a mulher quem molda e dá forma à cerâmica, produzindo vários tipos de recipientes.
As casas no Oiapoque são, na maioria, palafitas com paredes e assoalhos de tábuas de madeira. Uma pequena escada permite o acesso à entrada. Há, geralmente, uma ou várias divisões internas, separando a sala dos quartos de dormir. Normalmente, dormem em esteiras de junco cobertas por um grande mosquiteiro, onde repousam o casal e filhos pequenos. Hoje, também, usam redes e camas. Não há muita mobília nas casas. Hoje, entretanto, a maioria possui uma televisão e uma antena parabólica, além de um prosdócimo, como dizem os índios, ou freezer, que permite preservar alimentos e gelar bebidas.
A cozinha é uma área parcialmente aberta, atrás da casa, onde há um fogão de barro e, às vezes, um fogão a gás. A “mesa” para a refeição é posta no chão, quando a família se reúne para comer o peixe assado ou fervido acompanhado de farinha, sal e tucupi.
Disponível em < http://oiapoque.museudoindio.gov.br/exposicao/povos/> Adaptação - Acesso em 12/01/2010
Preencha o quadro com duas informações do texto sobre os povos indígenas do Oiapoque relacionadas à cada tema.
Idioma
Alimentação
Moradia
Outros aspectos culturais
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Where can you see this sign?
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(UNIT) Francesco Redi não conseguia aceitar que vermes e larvas poderiam ser formados espontaneamente em animais mortos, o que, na época, era geralmente aceito. Ele achava que o processo requeria algum tipo de inseminação, e que a matéria putrefata servia apenas de ninho ou de alimento para as larvas. Redi realizou, então, seus famosos experimentos, mostrando que de fato os ovos encontrados em carne em decomposição haviam sido deixados no local por moscas. (RUMJANEK, 2009, p. 49).
Pode-se considerar como uma importante consequência dos experimentos clássicos realizados por Francesco Redi, a
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A professora Juliana levou palitos de dente e massinha para a escola e desafiou os alunos a representar o esqueleto de um cubo. Os palitos deveriam ser usados para representar as arestas e as bolinhas de massinha, além de ligar os palitos, demarcariam e representariam os vértices. Veja o cubo montado por Camila:
Quantas arestas o cubo possui, incluindo as que não estão aparentes?