Leia o texto.
CHOPIS CENTIS
Eu di um beijo nela
E chamei pra passear.
A gente fomos no shopping
Pra mode a gente lanchar.
Comi uns bicho estranho, com um
tal de gergelim.
Até que tava gostoso, mas eu
Prefiro aipim.
Quanta gente, quanta alegria!
A minha felicidade é um crediário
nas Casas Bahia.
Esse tal Chopis Centis é muito
legalzinho.
Pra levar a namorada e dar uns
“rolezinho”,
Quando eu estou no trabalho,
Não vejo a hora de descer dos
andaime.
Pra pegar um cinema, ver
Schwarzneger
E também o Van Damme
Mamonas Assassinas
O trecho que contém gíria é:
Questões relacionadas
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Unisc) “Na galeria de ícones nacionais, a invenção social do Brasil como terra do samba representa uma imagem que perdura até os dias de hoje, atravessando os tempos apesar de todos os contratempos no terreno da música popular brasileira. Denominador comum da propalada identidade cultural brasileira nosegmento da música, o samba urbano teve que enfrentar um longo e acidentado percurso até deixar de ser um artefato cultural marginal e receber as honras da sua consagração como símbolo nacional. Essa história, cujo ponto de partida pode ser recuado até a virada dos séculos XIX e XX, foi toda ela permeada por idas e vindas, marchas e contramarchas, descrevendo, dialeticamente uma trajetória que desconhece qualquer traçado uniforme ou linear.
[...] Nos últimos anos da década de 20 do século passado, um terremoto de efeito prolongado abalou, de alto a baixo, a música popular brasileira. Seu epicentro foi o bairro de Estácio de Sá, encravado entre o Morro de São Carlos e o Mangue, nas proximidades da zona central do Rio de Janeiro. Reduto de gente pobre, com grande contingente de pretos e mulatos, era um prato cheio para as associações que normalmente se estabelecem entre classes pobres e “classes perigosas”. Daí viverem cercados de especial atenção por parte da polícia. Berço do novosamba urbano, o Estácio não terá, todavia, exclusividade no seu desenvolvimento. Quase simultaneamente, o “samba carioca”, nascido na “cidade”, iria galgar as encostas dos morros e se alastrar pela periferia afora, a ponto de, com o tempo, ser identificado como “samba de morro”. Até impor-se como tal e, mais, como ícone nacional, uma batalha, ora estridente, ora surda, teve que ser travada.”
PARANHOS, A. A invenção do Brasil como terra do samba: os sambistas e sua afirmação social. História (São Paulo) [en línea] 2003, vol. 22 [citado 2012-04-20]. Disponible en Internet: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=221014788004. ISSN 0101-9074.
I. O texto aborda a descaracterização do samba como música negra junto à sociedade brasileira contemporânea.
II. O texto reflete como um gênero musical com vínculos de pertencimento étnico se tomou símbolo nacional da cultura brasileira.
III. A forma do samba que se tornou um ícone nacional era inicialmente marginal e urbana.
IV. O autor demonstra, pelo texto, considerar que a identidade brasileira é socialmente construída.
Assinale a alternativa correta.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UFRGS) A figura abaixo representa dois planetas, de massas m1 e m2, cujos centros estão separados por uma distância D, muito maior que os raios dos planetas.
Sabendo que é nula a força gravitacional sobre uma terceira massa colocada no ponto P, a uma distância D/3 de m1, a razão m1/m2 entre as massas dos planetas é
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Desde os anos 1990, novas tecnologias para a produção de plásticos biodegradáveis foram pesquisadas em diversos países do mundo. No Brasil, foi desenvolvido um plástico empregando-se derivados da cana-de-açúcar e uma bactéria recém-identificada, capaz de transformar açúcar em plástico.
“A bactéria se alimenta de açúcar, transformando o excedente do seu metabolismo em um plástico biodegradável chamado PHB (polihidroxibutirato). Sua vantagem é que, ao ser descartado, o bioplástico é degradado por microorganismos existentes no solo em no máximo um ano, ao contrário dos plásticos de origem petroquímica, que geram resíduos que demoram mais de 200 anos para se degradarem.”
GOMES, A. C. Biotecnologia ajuda na conservação do ambiente. Revista Eletrônica Vox Sciencia. Ano V, nº 28.
São Paulo: Núcleo de Divulgação Científica José Gomes. Acesso em: 30 abr. 2009 (adaptado).
A nova tecnologia, apresentada no texto, tem como consequência:
- História | 6. Idade Contemporânea
Na década de 1970, o modelo produtivo predominante no capitalismo brasileiro era o fordista. Contudo, na publicidade veiculada em 1977, é possível identificar a transição para o modelo produtivo subsequente. A partir do anúncio publicitário, esse novo modelo é caracterizado pela introdução de:
- Física | D. Capacitores
(UNIT) Considerando-se um capacitor de placas planas paralelas, separadas por uma camada de material dielétrico de constante dielétrica igual a 8, espessura de 2,0cm, área de 60,0cm² e ∈0 igual a 8,85. 10-12F/m, a energia armazenada, quando se liga esse capacitor a uma ddp de 100,0V, em nJ, é igual a