Texto base: Considere a fábula a seguir para responder.
Enunciado:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Os impactos ambientais das usinas hidrelétricas são motivo de polêmica nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. Embora usualmente relacionadas ao conceito de “energia limpa” ou associadas à ideia de “sustentabilidade”, essas usinas podem causar vários problemas ambientais. Destaca-se a proliferação de determinadas espécies aquáticas em relação a outras, ocasionando a perda de diversidade das comunidades de peixes (ictiofauna) do local.
Disponível em: http://ciencia.hsw.com.br. Acesso em: 25 mar. 2013 (adaptado).
Em um primeiro momento, as mudanças na composição dessas comunidades devem-se
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UERJ) Em 1977, cientistas a bordo do submarino de pesquisa Alvin foram os primeiros a identificar, no oceano Pacífico, comunidades abissais vivendo em profundidades superiores a 2,5 km, formadas por grande número de seres, alguns, inclusive, de grande porte. Essas comunidades se desenvolvem em torno de fontes termais submersas, constituídas por fendas da crosta terrestre que liberam gases, onde a água do mar penetra e é aquecida.
A formação de matéria orgânica que mantém essas comunidades está associada ao processo de:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Disponível em: www.blognerdegeek.com. Acesso em: 7 mar. 2013 (adaptado).
Na tirinha, o leitor é conduzido a refletir sobre relacionamentos afetivos. A articulação dos recursos verbais e não verbais tem o objetivo de:
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIPÊ) A prensa hidráulica consta de dois recipientes cilíndricos que se intercomunicam, providos de êmbolos cujas secções têm áreas A1 e A2 diferentes, e os recipientes são preenchidos com um líquido homogêneo e incompressível.
Considerando-se uma prensa hidráulica que consta de dois tubos cujos raios são, respectivamente, 8,0 cm e 24,0 cm e se aplica no êmbolo do cilindro menor uma força de intensidade 120,0 N, conclui-se que a intensidade da força exercida no êmbolo maior, em kN, é igual a
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
(Uece) Atente para o seguinte excerto, em que o autor, discutindo a significação social do filme, identifica a liquidação do valor da tradição e a deteriorização do que chamava de aura, característica das obras de arte do passado:
“... a técnica reprodutiva desliga o reproduzido do campo da tradição. Ao multiplicar a reprodução, ela substitui sua existência única por uma existência massiva. E, na medida em que ela permite à reprodução ir ao encontro do espectador em sua situação particular, atualiza o reproduzido. Ambos os processos levam a um abalo violento do que é transmitido – um abalo da tradição, que é o outro lado da crise e da renovação atuais da humanidade. Ambos se põem em uma relação íntima com os movimentos de massa de nossos tempos. Seu agente mais poderoso é o cinema”.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. L&PM Editores. Edição do Kindle. Paginação irregular.
Considerando o trecho acima e o que diz Benjamin em seu mais famoso texto, é correto afirmar que