Observe o mapa:
Até o início do século XIX, a África era ocupada pelos europeus apenas em algumas regiões litorâneas. A ocupação das demais regiões ocorreu principalmente durante a segunda metade do século XIX e durou até meados do século XX.
Sobre esse processo, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Compare as ilustrações e escreva a medida correta na balança que está em branco.
Enunciado:
- Literatura | 2. Produção Medieval
(UEPA) "A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão."
(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.
Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(UFJF) O heredograma abaixo mostra a incidência de uma doença genética em uma família.
Após análise desse heredograma, é correto afirmar:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Troels Prahl, mestre cervejeiro e microbiólogo da distribuidora de lêvedo White Labs, está diante de quatro copos de cerveja. Entre um gole e outro, ele descreve cada uma. (...) As cores das cervejas são tão diferentes quanto seus sabores, variando de dourado enevoado a âmbar transparente. (...) Após milhares de anos de domesticação involuntária, os lêvedos – os micro-organismos que fermentam grãos, água e lúpulo para que se transformem em cerveja – são tão distintos quanto a bebida que produzem.
(THE NEW YORK TIMES INTERNATIONAL WEEKLY, 10/junho/2014)
As afirmações abaixo estão relacionadas direta ou indiretamente com o texto. Assinale a INCORRETA.
- Geografia | 5.3 Urbanização
Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela