Texto base: Considere a fábula a seguir para responder.
Enunciado:
Escolha a frase que resume a moral do texto, estratégia comum ao final dos textos que compõem o gênero fábula.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem a seguir referente à manifestação popular contra a comemoração dos 48 anos do golpe de 1964 por militares no Rio de Janeiro.
A possibilidade de se realizar manifestações públicas de protesto
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2016 3º APLICAÇÃO)
Cinco máquinas de costura são utilizadas em uma confecção de calças. O proprietário deseja comprar mais uma dessas máquinas, idêntica a uma das já existentes, devendo escolher a que tiver a maior média de produção por hora. Na tabela estão indicadas as quantidades de horas trabalhadas e de calças confeccionadas por cada uma das máquinas em determinados períodos observados.
A máquina a ser comprada deverá ser idêntica à
- Filosofia | 2.3 Helenismo
(IFRN) Aristóteles converge seu pensamento para a sistematização do conhecimento humano. Para tanto, ele classifica os campos de investigação da filosofia em ciências produtivas, ciências práticas e em ciências teoréticas, contemplativas ou teóricas. Assim, segundo a classificação feita por ele, as ciências teóricas se definem por serem aquelas que:
- Química | 2.8 Radioatividade
O elemento Plutônio-238 é utilizado para a geração de eletricidade em sondas espaciais. Fundamenta-se essa utilização porque esse isótopo tem
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) A análise histórica dos problemas que envolvem a cidadania no Brasil possibilita considerar-se que a herança colonial pesou mais na área dos direitos civis. O novo país herdou a escravidão, que negava a condição humana do escravo, herdou a grande propriedade rural, fechada à ação da lei, e herdou um Estado comprometido com o poder privado. Esses três empecilhos ao exercício da cidadania civil revelaram-se persistentes.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 45 (adaptado).
Com base na herança colonial, tratada no texto acima, deve-se considerar que