Analise a charge a seguir sobre a Constituição de 1891.
Disponível em:< http://www.brasilescola.com/upload/e/Republica%20charge1%20-%20EDUCADOR.jpg>. Acesso em: 23 out. 2012.
Cite duas mudanças legais em relação à Constituição de 1824 – a Constituição do Império.
Explique o sistema eleitoral regulamentado pela Constituição de 1891.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia os textos a seguir para responder adequadamente à questão. O texto 1, anúncio de uma loja de frutas e legumes, foi baseado no texto 2, cartaz promocional do filme O Auto da Compadecida, baseado em livro de mesmo nome, escrito por Ariano Suassuna. Texto 1 Disponível em: <http://www.hortifruti.com.br/campanhas/hollywood.html>. Acesso em: 15 out. 2013. Texto 2 Disponível em: <http://zip.net/bglbXw>. Acesso em: 15 out. 2013.
Enunciado:
Levando em conta os objetivos do texto publicitário, explique se o leitor entenderia o texto 1, mesmo se desconhecesse a existência do filme e do livro O Auto da Compadecida.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Texto base: A questão refere-se à cantiga Velocidade não!, elaborada pela compositora Irene Rios da Silva da cidade de Florianópolis – SC, a respeito do cuidado no trânsito. Leia-a e observe-a com atenção. (Segunda-feira, 17 de agosto de 2009). VELOCIDADE NÃO! Devagar, devagarinho, Você também vai chegar, Vá com calma e segurança, Não precisa se apressar. Motorista obedeça
Sempre a sinalização,
Pra não perder o controle
Do seu carro e condução. Tenha em mente, motorista,
Em suas mãos tem muitas vidas,
Ande na velocidade
Que por lei é permitida. SILVA, Irene Rios da. Transitando com Segurança: Educação para o trânsito. 2ª edição. Ilha Mágica Editora. Florianópolis, 2006, p. 113. Fonte: http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com/2009/08/velocidade-nao.html - 1o/11/2009 - adaptado.
Enunciado:
Conforme contexto da cantiga Velocidade Não!, quais os objetivos, na prática, esperados pela compositora, de acordo com as interpretações do público nas leituras e nas oportunidades de realização da canção?
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIME)
Os cientistas que estudam plantas carnívoras as veem como modelos para explorar algumas questões importantes, incluindo como alguns organismos se adaptam à escassez e à adversidade extrema e como seres sem músculos nem cérebro podem atrair outros que possuem ambos, além de mobilidade. Plantas carnívoras podem dar exemplos práticos. Algumas enzimas nessas espécies permanecem excepcionalmente estáveis em condições de altas temperaturas e acidez que dizimam enzimas na maioria das outras plantas. As 590 ou mais espécies de plantas carnívoras conhecidas são portadoras de clorofila, sendo membros legítimos do reino vegetal. Elas fazem fotossíntese, produzindo açúcares a partir de água, dióxido de carbono e luz solar. No entanto, elas também precisam de nitrogênio, fósforo e enxofre, que a maioria das espécies absorve da terra. No caso das espécies carnívoras, que vivem em habitat marginais com solo empobrecido, é preciso adquirir seus nutrientes de fontes alternativas. É aí que os animais são úteis. Algumas delas, como as da família Nepenthaceae, captam a água da chuva na base de uma cavidade com cores brilhantes, adicionando um toque de néctar tentador e enzimas digestivas à mistura. Algumas lubrificam as bordas e as laterais da cavidade com cera ou poeira. “Os insetos escorregam e caem no abismo”, disse Thomas Givnish da Universidade de Wisconsin-Madison. Quando ela está com fome, sua armadilha de dois lados, agora preenchidos com um pigmento vermelho atraente, se abre e expõe os pelos sensoriais da planta. Se um inseto pousar e tocar um dos pelos, disse Hedrich, “acaba desencadeando a ação”. Se, nos próximos 30 segundos, o desafortunado visitante tocar outro pelo, zap, as paredes da armadilha se fecham em um décimo de segundo — três vezes mais rápido que o piscar de olhos.
(OS CIENTISTAS..., 2015)
As estratégias que as plantas carnívoras ganharam ao longo do processo evolutivo viabilizam:
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) A figura a seguir informa como se constitui o preço da gasolina no Brasil, a partir da extração da matéria-prima no fundo do mar, até o produto final nos postos de venda.
Considerando as informações na figura, desde a prospecção até a comercialização da gasolina, qual o fator que, sozinho, representa aproximadamente a metade do preço da gasolina nas bombas?
- Geografia - Fundamental | 5.01 Estados Unidos
Texto base: A mudança de atitude dos EUA em relação à imigração .
Durante grande parte de sua história, os Estados Unidos foram generosos ao acolher refugiados e vítimas de perseguição, de violência e da intolerância. Depois da Segunda Guerra Mundial, o país acolheu mais de 650 mil europeus em busca de um futuro melhor. (...) Os EUA também são o maior colaborador do Programa Mundial de Alimentos da ONU e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). No entanto, na atual crise dos refugiados, os Estados Unidos têm se esquivado de assumir uma participação mais ativa. Nos últimos anos, o país só recebeu, em média, pouco menos de 70 mil refugiados por ano (refugiados que pedem asilo em outros países e requerentes de asilo assim que chegam aos EUA). O número de pedidos de asilo aprovados tende a ser menos da metade desse número. É uma quantidade insignificante em comparação com os 1,5 milhão de requerentes de asilo, muitos deles sírios, que a Alemanha pretende receber este ano. Há pouco tempo, a Casa Branca prometeu aumentar o número de refugiados que poderiam ser recebidos pelos EUA para 85 mil no próximo ano fiscal (com a cota de 10 mil para sírios) e para 100 mil no ano seguinte. Mas mesmo esse pequeno aumento foi contestado: o deputado republicano, Michael McCaul, do Texas, que preside o Comitê de Segurança Interna, apresentou um projeto de lei para “controlar” os planos do governo de acolher mais refugiados sírios. Disponível em: <http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/a-mudanca-de-atitude-dos-eua-em-relacao-a-imigracao/>. Acesso em: 18 nov. 2015
Enunciado:
a) Entre os países desenvolvidos, os Estados Unidos são aquele que mais atrai imigrante. Explique por quê.
b) Aponte os fatores que, possivelmente, influenciaram a decisão dos Estados Unidos em relação à imigração.