Leia o texto a seguir.
No dia 24 de agosto de 1820 começou, na cidade do Porto, um movimento liberal que logo se espalhou por outras cidades, consolidando-se com a adesão de Lisboa. Não houve resistência. (…) A revolução vitoriosa, que ficaria conhecida como a Revolução do Porto, exigia o retorno da Corte, visto como forma de “restaurar a dignidade metropolitana”.
A Revolução do Porto favoreceu a Independência do Brasil porque
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(FUVEST 2016 1° FASE) Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(BAHIANA) As comunidades biológicas evoluem por meio da sucessão ecológica que é importante no estabelecimento e no restabelecimento do equilíbrio ambiental.
Considerando-se os conhecimentos sobre o ambiente e a sucessão ecológica, é correto afirmar:
- História | 6.03 Revolução Industrial
(...) Desde a quebra das crenças fundamentais da vida medieval os europeus haviam se empenhado em construir uma sociedade em que os novos cidadãos – autônomos, racionais e instruídos – pudessem usufruir os benefícios da liberdade e da ordem. (...) A maior parte dos Estados europeus se viu capaz de construir sociedades política e culturalmente civilizadas, capazes de incluir as classes médias ascendentes, mas não os trabalhadores industriais, as massas que constituíam a maioria da população.
Osborne, Roger. Civilização: uma nova história do mundo ocidental. Tradução de Pedro Jorgensen – 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora Difel, 2016. Texto adaptado VOT2021
A Revolução Industrial modificou intensamente os padrões de vida das sociedades modernas. Entretanto, o avanço tecnológico também - Biologia | 12.6 Populações
(Inta)
O gráfico ilustra um modelo de diversidade de espécies e milhas hipotéticas. O número de espécies S (S1, S2, S3, S4) na ilha aumenta à medida que novas espécies imigram e diminui quando as espécies já presentes se extinguem.A curva IN representa a variação da imigração para ilhas próximas e a curva IF, a variação da imigração para ilhas distantes, enquanto a curva ES representa a variação da extinção em ilhas pequenas e a curva EL, a variação da extinção em ilhas grandes. Quando as taxas de imigração (I) e de extinção (E) são iguais (onde as curvas se cruzam), o número de espécies está no equilíbrio S.Com base nas informações do texto, no gráfico e no conhecimento pertinente sobre o tema, pode-se afirmar: - Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(UEL) Considere o experimento sobre o efeito inibidor de hormônio vegetal no desenvolvimento das gemas laterais, apresentado na figura a seguir.
Com base na figura e nos conhecimentos sobre fisiologia vegetal, considere as afirmativas a seguir.
I. A ausência de hormônio produzido pelo meristema apical do caule exerce inibição sobre as gemas laterais, mantendo-as em estado de dormência.
II. As gemas laterais da planta-controle estão inibidas devido ao efeito do hormônio produzido pela gema apical.
III. O hormônio aplicado na planta decapitada inibe as gemas laterais e, consequentemente, a formação de ramos laterais.
IV. A técnica de poda das gemas apicais tem como objetivo estimular a formação de novos ramos laterais.
Assinale a alternativa correta