Leia o texto a seguir.
No dia 24 de agosto de 1820 começou, na cidade do Porto, um movimento liberal que logo se espalhou por outras cidades, consolidando-se com a adesão de Lisboa. Não houve resistência. (…) A revolução vitoriosa, que ficaria conhecida como a Revolução do Porto, exigia o retorno da Corte, visto como forma de “restaurar a dignidade metropolitana”.
A Revolução do Porto favoreceu a Independência do Brasil porque
Questões relacionadas
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
Casa dos Contos
& em cada conto te cont
o& em cada enquanto me enca
nto& em cada arco te a
barco& em cada porta m
e perco & em cada lanço t
e alcanço & em cada escad
a me escapo & em cada pe
dra te prendo & em cada g
rade me escravo & em ca
da sótão te sonho & em cada
esconso me affonso& em
cadaclaúdio te canto & e
m cada fosso me enforco &
ÁVILA, A. Discurso da difamação do poeta. São Paulo: Summus, 1978.
O contexto histórico e literário do período barroco- árcade fundamenta o poema Casa dos Contos, de 1975. A restauração de elementos daquele contexto por uma poética contemporânea revela que:
- Filosofia | 2.2 Clássica
Estamos, pois, de acordo quando, ao ver algum objeto, dizemos: "Este objeto que estou vendo agora tem tendência para assemelhar-se a um outro ser, mas, por ter defeitos, não consegue ser tal como o ser em questão, e lhe é, pelo contrário, inferior". Assim, para podermos fazer estas reflexões, é necessário que antes tenhamos tido ocasião de conhecer esse ser de que se aproxima o dito objeto, ainda que imperfeitamente.
PLATÃO. Fédon. São Paulo: Abril Cultural, 1972.
Na epistemologia platônica, conhecer um determinado objeto implica - Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(FUVEST 2010 1ª FASE) Observe a gravura e considere as afirmações.
I. Pentágonos regulares congruentes podem substituir os hexágonos da gravura de modo a recobrir todo o plano sem sobreposição.
II. Pelo menos um dos animais representados passa pelo processo de metamorfose na natureza.
III. A sequência de espécies animais representadas da esquerda para a direita do leitor corresponde à do processo evolutivo na biosfera.
Está correto o que se afirma somente em
- Língua Portuguesa | B. Pontuação
(PUC-RS) As transformações que __________ ocorrido na sociedade 1contemporânea, 2em especial a partir dos anos 70, __________ propiciando mudanças nas relações científicas estabelecidas com o ambiente internacional. Um evento norteador das transformações societais e 3decisivo para 4essas mudanças foi a globalização, que __________ fortes evidências do entrosamento entre ciência e sociedade e __________ 5a dinâmica de produção do conhecimento, com efeitos no ensino superior 6sobretudo, realçando a importância da internacionalização nas funções de transmitir e produzir conhecimento.
Universidade, ciência, inovação e sociedade.36º Encontro Anual da ANPOCS. (Texto adaptado)
Para responder à questão abaixo, considere as afirmativas sobre a pontuação do texto.
I. As vírgulas da referência 1 (“contemporânea, em especial a partir dos anos 70,”) poderiam ser substituídas por travessões sem prejuízos ao sentido e à correção do texto.
II. A utilização de uma vírgula depois de “em especial” (referência 2) e antes de “sobretudo” (referência 6) provocaria ambiguidade nos períodos.
III. A inserção de vírgulas antes e depois de “e decisivo para essas mudanças” (referência 3) tornaria mais clara a relação de ênfase estabelecida com o segmento anterior.
IV. As vírgulas das referências 4 (“essas mudanças foi a globalização, que ___________ fortes”) e 05 (“e ___________ a dinâmica de produção do conhecimento, com”) poderiam ser retiradas sem prejuízo ao significado e à estrutura do período.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNEB) Astrônomos há muito procuram por um planeta que possa sustentar vida fora do Sistema Solar. Quando os relatórios começaram a chegar sobre o planeta Gliese 581g, foi como se o sonho tivesse se realizado. Cientistas, entre eles astrofísicos, combinam observações astronômicas com o que sabem sobre a vida na Terra para construir simulações ambientais em exoplanetas. Em meio à recente onda de detecção de planetas, modelos realísticos podem fornecer orientações essenciais para futuras missões à procura de sinais de vida no Universo. Recentemente, o Gliese 581g se tornou o foco principal dessa pesquisa. A órbita praticamente circular que o planeta descreve ao redor de uma estrela anã vermelha o coloca a uma distância ideal para que a temperatura permita a existência de água líquida na superfície — característica essencial para vida. A anã vermelha, no entanto, emite apenas 1% da luz irradiada pelo Sol.
Cálculos preliminares também sustentam a ideia de que um dos hemisférios de Gliese 581g está sempre voltado para a estrela, submetido a temperaturas de até 64oC, enquanto o lado escuro tem invernos equivalentes aos dos polos terrestres. Mas a posição de Gliese 581g ainda é uma questão em debate e poderia apresentar uma região mais propícia à vida na zona de transição, ou, como é chamada, de um “perpétuo pôr de sol”. Se essa hipótese for correta, poderão até mesmo existir plantas com uma gama de cores, como o arco-íris, com pigmentos adaptados para absorver a luz com específicos comprimentos de onda que atingem a superfície nas diferentes longitudes do planeta. (NELSON, 2011, p. 10).
Considerando-se o padrão de vida existente na Terra e as possibilidades de um exoplaneta sustentar a existência de seres vivos fora do sistema solar, é correto afirmar: