Analise a imagem a seguir.
A Conjuração Baiana e a Inconfidência Mineira são marcadas por visíveis diferenças políticas.
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/inconfidencia-mineira-x-conjuracao-baiana.htm. Acesso em: nov. 2011.
Nas últimas décadas do século XVIII, vários movimentos demonstravam o descontentamento dos colonos com a administração portuguesa, dentre eles a Conjuração Mineira e a Baiana, movimentos que
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Auguste Comte acreditava que os problemas sociais e as sociedades, em geral, deveriam ser estudadas com o mesmo rigor científico das demais ciências naturais. A partir dessa premissa, Comte cunhou o nome “Sociologia”, que seria dado à nova área de estudo que se dedicaria às sociedades. Um dos fundamentos do positivismo é a ideia de que tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física. Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.
Assim sendo, o positivismo tende a
- Física | 3.2 Dilatação
Quando aumentamos a temperatura dos sólidos e dos líquidos, normalmente seus volumes aumentam. Entretanto, algumas substâncias apresentam um comportamento anômalo, como é o caso da água, mostrado no gráfico a seguir. Assinale a afirmativa CORRETA.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: No mundo inteiro, o trabalho da criança é explorado e pouco remunerado. Cada país tem sua cultura e justifica o trabalho infantil de alguma maneira. Leia a reflexão de um pesquisador sobre o trabalho infantil: E com o que sonha uma criança que só conhece da vida o horizonte delimitado pelo carvão, sisal, pela cana ou pedreira? Será que sonha em ser cantor, atriz, bombeiro ou enfermeira? “Meu maior desejo”, disse um menino carvoeiro, “é não tossir à noite por causa da fumaça do forno. Aí dá para dormir”. É próprio da criança e do jovem projetar-se no futuro e sonhar com o que virá. Mas o sonho maior do menino carvoeiro está preso, como ele, ao seu duro cotidiano. Combatendo o trabalho Infantil. Disponível em http://white.lim.ilo.org/ipec/documentos/escola1_br.pdf. Acesso em: 03 abril 2015.
Enunciado:
Qual é o alerta feito pelo texto?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o trecho sobre a OIT para responder à questão. [...] Naquela época, muita gente arregaçou as mangas e começou a discutir como fazer para que as crianças não perdessem a infância no trabalho. Era a preocupação da OIT quando iniciou o Programa de Eliminação do Trabalho Infantil, no Brasil. Muita coisa aconteceu desde então. Muitos setores da sociedade se organizaram para acabar com o trabalho precoce. Foi criado um Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que lutou muito contra ele. E o governo passou a olhar para essas crianças e a aplicar soluções parciais como a bolsa-escola, para melhorar sua vida. Mesmo assim ainda é pouco [...] AZEVEDO, Jô. HUZAK, Iolanda, PORTO, Cristina. Serafina e a criança que trabalha. 13 ed. São Paulo: Ática. 2007, p. 14.
Enunciado:
Identifique, no texto, as ações realizadas pela sociedade civil e pelo governo brasileiro para combater o trabalho infantil.
- Geografia | B. Blocos Econômicos
(FATEC) Leia o texto.
No dia 23 de junho de 2016, o Reino Unido realizou um referendo sobre sua permanência na União Europeia (UE). Aproximadamente 17,4 milhões de britânicos votaram a favor do Brexit (saída), enquanto cerca de 16 milhões votaram contra.
Representantes de diversos órgãos da UE lançaram uma declaração conjunta sobre o resultado do referendo do Reino Unido. Um dos trechos da declaração afirma que
“...trata-se de uma situação sem precedentes, mas estamos unidos na nossa resposta. Permaneceremos fortes e defenderemos os valores essenciais da UE de promover a paz e o bem-estar dos seus povos. A União de Estados-Membros irá continuar.
Aguardamos agora que o governo do Reino Unido concretize essa decisão do povo britânico o mais rapidamente possível, por mais doloroso que esse processo se possa revelar. Qualquer atraso prolongaria desnecessariamente a incerteza.
Estamos prontos para lançar rapidamente as negociações com o Reino Unido relativamente aos termos e às condições da sua saída da União Europeia. Até esse processo estar concluído, o Reino Unido continua a ser um membro da União Europeia com todos os direitos e obrigações que daí decorrem.”
Acesso em: 05.10.2016. Adaptado.
Oficialmente, o referendo não torna obrigatória a saída do Reino Unido da UE. Caso esse processo se concretize, pode-se afirmar corretamente que a UE