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Questões relacionadas
- Geografia | A. Globalização
(FGVRJ) Leia o seguinte texto:
Embora muitos estudos tradicionais tenham afirmado que os mecanismos de mercado favorecem a concentração das atividades econômicas (ao menos nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento de um país), e ainda que essa concepção esteja basicamente correta, a tese apriorística de que as reformas dos anos 1990 iriam bloquear ou mesmo reverter o processo de desconcentração por ampliarem o papel das “forças de mercado” nas decisões de localização de investimentos mostrou-se falha. Os dados mais atualizados revelam que o erro dos especialistas ao prever o “esgotamento” ou a “inflexão” do processo de desconcentração industrial brasileira se deveu principalmente à importância excessiva que conferiram a um pequeno número de fatores que intervêm na dinâmica espacial desse setor, sobretudo a crise de planejamento regional e as tendências de aglomeração associadas ao novo paradigma técnico e econômico em construção.
Diniz, L. L. F. Para onde irão as indústrias? A nova geografia da industrialização brasileira. In: Albuquerque, E. S. de (org.) Que país é esse? Pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005, p. 286-287.
Entre as afirmações abaixo, assinale aquela que é coerente com os argumentos apresentados no texto.
- Matemática - Fundamental | 30. Medida de massa
Veja o preço de alguns produtos em um supermercado e responda o que se pede a seguir.
Carlos comprou 2 de cada um dos produtos: Chocolate Mini Bis, Barra de Chocolate Garoto, Nutella e Rolinhos Crocantes. Colocou todos os produtos em uma bolsa. Quantos quilogramas foram colocados na bolsa?
- Geografia - Fundamental | 04. Europa: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Leia as informações a seguir.
O sul da Europa foi berço de grandes civilizações do passado, como a grega e a romana. A proximidade geográfica da Ásia contribuiu ao longo do tempo para o recebimento de povos que se deslocavam pelo Velho Mundo. Assim, a Europa apresenta hoje grande variedade étnica.
Disponível em: http://estacaodoconhecimento.com.br/bd/download/Aula%2010%20-%20Europa%20-%20Quadro%20natural%20e%20Humano_1.pdf. Acesso em 19 abr. 2012.
São características populacionais do continente europeu:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Cabeludinho
Quando a Vó me recebeu nas férias, ela me apresentou aos amigos: Este é meu neto. Ele foi estudar no Rio e voltou de ateu. Ela disse que eu voltei de ateu. Aquela preposição deslocada me fantasiava de ateu. Como quem dissesse no Carnaval: aquele menino está fantasiado de palhaço. Minha avó entendia de regências verbais. Ela falava de sério. Mas todo-mundo riu. Porque aquela preposição deslocada podia fazer de uma informação um chiste. E fez. E mais: eu acho que buscar a beleza nas palavras é uma solenidade de amor. E pode ser instrumento de rir. De outra feita, no meio da pelada um menino gritou: Disilimina esse, Cabeludinho. Eu não disiliminei ninguém. Mas aquele verbo novo trouxe um perfume de poesia à nossa quadra. Aprendi nessas férias a brincar de palavras mais do que trabalhar com elas. Comecei a não gostar de palavra engavetada. Aquela que não pode mudar de lugar. Aprendi a gostar mais das palavras pelo que elas entoam do que pelo que elas informam. Por depois ouvi um vaqueiro a cantar com saudade: Ai morena, não me escreve / que eu não sei a ler. Aquele a preposto ao verbo ler, ao meu ouvir, ampliava a solidão do vaqueiro.
BARROS, M. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.
No texto, o autor desenvolve uma reflexão sobre diferentes possibilidades de uso da língua e sobre os sentidos que esses usos podem produzir, a exemplo das expressões “voltou de ateu”, “disilimina esse” e “eu não sei a ler”. Com essa reflexão, o autor destaca:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la carta a continuación.
Estimado/a Sr./Sra.:
Nos ponemos en contacto con Ud. para comunicarle que el Centro Nacional de Física de Partículas, Astropartículas y Nuclear (CPAN1 ) convoca la primera edición de Física de partículas en el instituto: ¡Investiga con el LHC! Esta actividad consiste en un taller práctico donde se propone a estudiantes de secundaria que se conviertan en físicos de partículas por un día y analicen datos del Gran Colisionador de Hadrones (LHC), el mayor acelerador de partículas del mundo que opera el Laboratorio Europeo de Física de Partículas (CERN) en Ginebra, y que cuenta con una importante participación española.
El taller Física de partículas en el instituto: ¡Investiga con el LHC! se desarrolla en el marco de la Semana de la Ciencia el próximo mes de noviembre. La actividad incluye un ciclo de conferencias en los institutos de educación secundaria que los centros pueden solicitar durante el curso 2011‐2012.
Más información y registro: www.i‐cpan.es/eso [email protected]
Esperamos que esta información sea de su interés y contemos con su participación en esta actividad divulgativa.
Disponible en <https://www.i-cpan.es/media/presentacion_masterclass_CPAN.pdf>. Acceso el 15 de junio de 2019.
Marca la mejor despedida para la carta.