DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL
A charge de Carlos Latuff, publicada em 2010, ironiza a
Questões relacionadas
- Física
Uma carga elétrica de intensidade Q=10µC no vácuo, gera um campo elétrico em dois pontos A e B conforme figura acima. Sabendo-se que a constante eletrostática do vácuo é K=9.109Nm2/C2 o trabalho realizado pela força elétrica para transferir uma carga q=2,0 µC do ponto B até o ponto A é , em mJ igual a:
- Matemática | 3.1 Introdução
O modelo matemático desenvolvido por Kirschner e Webb descreve a dinâmica da interação das células não infectadas do sistema imunológico humano com os vírus HIV. Os gráficos mostram a evolução no tempo da quantidade de células não infectadas no sistema imunológico de cinco diferentes pacientes infectados pelo vírus HIV. Quando a população das células não infectadas de um sistema imunológico é extinta, o paciente infectado fica mais suscetível à morte, caso contraia alguma outra doença.
KIRSCHNER, D.E.; WEBB, G. F. Resistance, Remission, and Qualitative Differences in HIV Chemotherapy.EmergingInfectiousDiseases, v.3, n.3, 1997.
A partir desses dados, o sistema imunológico do paciente infectado que ficou mais rapidamente suscetível à morte está representado pelo gráfico:
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
Na figura, uma demonstração feita com garrafa pet, tubos e balões de borracha simula o funcionamento do sistema respiratório humano.
Sobre o sistema respiratório humano e as estruturas que o representam na demonstração, é correto afirmar que:
- História
Caracteriza a agricultura colonial no Brasil do final do século XVIII:
- Filosofia | 2.2 Clássica
Ninguém delibera sobre coisas que não podem ser de outro modo, nem sobre as que lhe é impossível fazer. Por conseguinte, como o conhecimento científico envolve demonstração, mas não há demonstração de coisas cujos primeiros princípios são variáveis (pois todas elas poderiam ser diferentemente), e como é impossível deliberar sobre coisas que são por necessidade, a sabedoria prática não pode ser ciência, nem arte: nem ciência, porque aquilo que se pode fazer é capaz de ser diferentemente, nem arte, porque o agir e o produzir são duas espécies diferentes de coisa. Resta, pois, a alternativa de ser ela uma capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas ou más para o homem.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
Aristóteles considera a ética como pertencente ao campo do saber prático. Nesse sentido, ela difere-se dos outros saberes porque é caracterizada como