Os animais são comumente divididos em dois grupos: vertebrados e invertebrados. Os invertebrados representam cerca de 97% de todas as espécies de animais, no entanto costumam ser menos conhecidos do que os vertebrados. Sobre os animais vertebrados e invertebrados, é CORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. O mundo estava em plena Guerra Fria e o Brasil vivia uma lua-de-mel com os EUA. O grande momento da política externa foi a Conferência Interamericana para a Manutenção da Paz, no Rio de Janeiro, que marcou o encontro dos dois presidentes e a assinatura do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (Tiar). O objetivo era reagir em conjunto à ameaça contra qualquer país da América. Dutra esperava reconhecimento pelo apoio que o Brasil deu aos aliados na II Guerra Mundial enviando tropas para a Itália. Mas as promessas do presidente americano de estimular as aplicações de capital americano no Brasil ficaram apenas no discurso. O Brasil se viu obrigado a comprar armamento usado dos americanos. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/relacoes_brasil_eua/contexto2.html>. Acesso em: 17 mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
O texto procura evidenciar que no contexto da Guerra Fria
- Sociologia - Fundamental | 4. Estratificação e Desigualdade Social
Analise as afirmações a seguir.
• Segundo a FAO, o crescimento da produção agrícola mundial continua maior que o crescimento populacional, tendo saltado de 1.895 bilhão de tonelada, em 2002, para 2.765 bilhões de toneladas, em 2012.
• Segundo o FMI, vários países subdesenvolvidos vivem um tempo de euforia, graças à grande entrada de dólares das exportações de commodities agrícolas.
• Segundo a ONU, o número de famintos no mundo, que vinha sendo reduzido desde a década de 1990, aumentou em cerca de 160 milhões, desde o final de 2008.
Com base nas informações fornecidas e no conhecimento geográfico, pode-se afirmar que
- Ciências - Fundamental | 08. As Ideias Evolucionistas
A imagem a seguir mostra parte da relação evolutiva entre os primatas.
Disponível em: <http://marianaideiasforadacaixa.files.wordpress.com/2010/10/evolucao-humana-evolucao-do-homem-imagens-australopithecus-ramapithecus-hominideos1.jpg>. Acesso em: 14 out. 2014.
O ancestral comum e imediato aos chimpanzés e aos homens habitou o planeta em um passado distante, no intervalo de tempo, em milhões de anos atrás, entre
- Geografia | 8. Regionalização
Tal como foi concebido, o desenvolvimento da Amazônia pressupunha o desmatamento. Muitas forças foram envolvidas e constituíram uma teia de múltiplos interesses: as instituições financeiras internacionais, a tecnocracia militar e civil, as elites regionais e nacionais, as corporações transnacionais, os madeireiros, os colonos sem-terra e os garimpeiros.
SANTOS, L. G. Politizar as novas tecnologias: o impacto sociotécnico da informação digital e genética.
São Paulo: Editora 34, 2003 (adaptado).
O modo de exploração descrito opõe-se a um modelo de desenvolvimento que:
- Geografia | 5.1 População
(PUC-PR) Leia o trecho da reportagem “Superpopulação: chegará o dia em que haverá gente demais para planeta de menos?”:
“A cada ano, nascem 81 milhões de pessoas, o equivalente à população da Alemanha. Mantido esse ritmo, passaremos dos atuais 7,3 bilhões de habitantes para 9,6 bilhões em 2050, de acordo com as projeções da ONU. Embora não dê para estimar o máximo de pessoas que cabe no planeta, sabemos que os recursos que temos por aqui são limitados. A quantidade de água (em suas diferentes formas) e de terra é a mesma há milênios e, apesar de todo o avanço da ciência, nada indica que a humanidade será capaz de ampliá-las. Quando se combina muita gente a uma mesma quantidade de recursos, o resultado é a escassez. Apenas para ficar no básico, pode faltar água e alimento para todo mundo – que dirá saneamento básico, moradia, energia elétrica.”
BARROS, Mariana. Cidades sem fronteiras. Veja.com. Disponível em:br/blog/cidades-sem-fronteiras/debate/superpopulacao/>. Acesso em: 12 mar. 2016.
A teoria ou reflexão demográfica implícita no texto é conhecida como: