A Pietá, de Michelangelo, é uma obra característica do Renascimento. Analise-a para resolver as questões 14 e 15.
Disponível em: <http://www.zazzle.com.br/o_pieta_de_michelangelo_autocolante-217461096627632733>. Acesso em: 21 set. 2012.
A principal característica do Renascimento apresentada na obra é
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UNESP) Define-se meia-vida térmica de um corpo como o tempo necessário para que a diferença de temperatura entre esse corpo e a temperatura de sua vizinhança caia para a metade. Considere que uma panela de ferro de 2 kg inicialmente a 110°C seja colocada para esfriar em um local em que a temperatura ambiente é constante e de 30°C. Sabendo que o calor específico do ferro é 0,1 cal/g°C a quantidade de calor cedida pela panela para o ambiente no intervalo de tempo de três meias-vidas térmicas da panela é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Propaganda
TEXTO 4
Com a intenção de vender um de seus serviços, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL propõe um anúncio que EXPLORA
- Física | A. Escalar
(UEFS) Um carro, partindo do repouso, ganha velocidade a uma taxa constante de 6 m/s².
Considerando-se M o valor da distância por ele percorrida após 8s e N, o valor da velocidade média para o intervalo de t = 0 até t = 8s, conclui-se que o valor de M + N é igual a
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Os bancos de sangue procuram a maior semelhança possível do material doado através da compatibilização dos grupos sanguíneos. A figura 1 representa a posição do estoque dos grupos sanguíneos do banco de sangue do estado da Bahia — Hemoba. Para que seja realizada uma transfusão segura, é necessário conhecer o grupo sanguíneo do doador e do receptor, caso contrário, o receptor corre o risco de ter seu sangue A alternativa que representa a correta transfusão de sangue na Figura 2 é a:
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UEL) [...] é necessário, ainda, introduzir-se um método completamente novo, uma ordem diferente e um novo processo, para continuar e promover a experiência. Pois a experiência vaga, deixada a si mesma [...] é um mero tateio, e presta-se mais a confundir os homens que a informá-los. Mas quando a experiência proceder de acordo com leis seguras e de forma gradual e constante, poder-se-á esperar algo de melhor da ciência.
[...]
A infeliz situação em que se encontra a ciência humana transparece até nas manifestações do vulgo. Afirma-se corretamente que o verdadeiro saber é o saber pelas causas. E, não indevidamente, estabelecem- se quatro coisas: a matéria, a forma, a causa eficiente, a causa final. Destas, a causa final longe está de fazer avançar as ciências, pois na verdade as corrompe; mas pode ser de interesse para as ações humanas.
(BACON, F. Novo Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza.São Paulo: Abril Cultural. 1973. p.72; 99-100.)
Com base no texto e no pensamento de Francis Bacon acerca da verdadeira indução experimental como interpretação da natureza, é correto afirmar.