Um foguete persegue um avião, ambos com velocidades constantes e mesma direção. Enquanto o foguete percorre 4,0 km, o avião percorre apenas 1,0 km. Admita que, em um instante t1, a distância entre eles é de 4,0 km e que, no instante t2, o foguete alcança o avião.
No intervalo de tempo t2 – t1, a distância percorrida pelo foguete, em quilômetros, corresponde aproximadamente a:
Questões relacionadas
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(PUCMG) A tabela apresenta a composição química de uma água mineral.
É INCORRETO afirmar que um litro dessa água possui:
Dados: H = 1; C = 22; Ba = 137; Ca = 40; O = 16; F = 19; Mg = 24; K = 39: Na = 23.
- Literatura | 4.2 Realismo
(FUVEST 2014 1° FASE) Com base na leitura da obra A cidade e as serras, de Eça de Queirós, publicada originalmente em 1901, é correto concluir que, nela, encontra-se
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Leia os textos I e II, a seguir, e resolva as questões
TEXTO I
A vida na vaga
Atualmente, sai do escritório, come alguma coisa e vai direto para o carro, esperar a hora de retornar ao trabalho
No começo, ele tinha de chegar de carro à Berrini duas horas e meia antes do horário de expediente para conseguir estacionar. Era um problema, sobretudo para quem, como ele, não gostava de acordar cedo; mas, lutador que era, não deixava se intimidar por aquilo. Chegava cedo, sim, e tratava de usar o tempo da melhor maneira possível: escutava rádio, lia jornal, e até escrevia – ficcionista frustrado tinha o projeto de um grande romance e, aos poucos, ia digitando no laptop uma e outra cena.
Mas – e isso apesar da crise – a situação se agravou. Em breve, duas horas e meia de antecedência não eram suficientes. Ele aumentou-as para quatro horas. Agora, dormia menos ainda, mas, em compensação, ficava cada vez mais atualizado com as notícias de rádio e de jornal. E, assim, o romance ia crescendo.
A primeira parte já estava quase pronta, e ele começava a projetar as outras. Tinha de lutar contra o invencível sono, claro, mas a garrafa térmica com café (e ele esvaziava-a toda) ajudava um pouco.
Contudo, mais e mais carros entravam na luta por uma vaga. Ele começou a chegar seis horas antes do expediente. Era ainda noite fechada quando estacionava, mas, de novo, isso não o perturbava; ao contrário, até gostava do silêncio que então reinava naquela artéria em outros horários tão movimentada. Isso também mudou a sua rotina familiar, claro; depois de jantar com a mulher e os dois filhos, não ia para a cama: cochilava umas horas na poltrona e seguia para o carro.
Passava mais tempo no veículo, mas isso só fazia aumentar seu universo cultural: além de rádio e jornais, lia revistas, livros diversos (estava pensando em fazer um mestrado) e, logicamente, trabalhava no seu romance, cada vez maior.
E o problema do estacionamento sempre crescendo. Chegou um momento em que ele chegava em casa, jantava apressado, e, embarcando no carro, retornava para a Berrini. Por fim chegou à conclusão de que não valia mais a pena a volta ao lar.
Atualmente, sai do escritório, come alguma coisa numa lanchonete, e vai direto para o carro, esperar a hora de retornar ao trabalho. A mulher e os filhos é que vêm visitá-lo no veículo, que se transformou assim numa espécie de lar.
Não, ele não se queixa. Vê algumas vantagens na nova situação. Não precisa dirigir mais, não se estressa no trânsito, não gasta combustível.
É um homem cada vez mais culto, uma verdadeira enciclopédia ambulante (quando deambula, claro). E seu romance, que já está com mais de mil laudas, tem tudo para ser uma grande obra literária. O título, ainda provisório é "A vida na vaga".
SCLIAR, Moacyr. A vida na vaga. Jornal Folha de São Paulo. 9 de mar. de 2009.
Releia o texto I com atenção às palavras grifadas.
Explique a relação entre essas palavras e a situação vivida pelo narrador.
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Os radares comuns transmitem micro-ondas que refletem na água, gelo e outras partículas na atmosfera. Podem, assim, indicar apenas o tamanho e a distância das partículas, tais como gotas de chuva. O radar Doppler, além disso, é capaz de registrar a velocidade e a direção na qual as partículas se movimentam, fornecendo um quadro do fluxo de ventos em diferentes elevações.
Nos Estados Unidos, a Nexrad, uma rede de 158 radares Doppler, montada na década de 1990 pela Diretoria Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), permite que o Serviço Meteorológico Nacional (NWS) emita alertas sobre situações do tempo potencialmente perigosas com um grau de certeza muito maior.
O pulso da onda do radar ao atingir uma gota de chuva, devolve uma pequena parte de sua energia numa onda de retorno, que chega ao disco do radar antes que ele emita a onda seguinte. Os radares da Nexrad transmitem entre 860 a 1300 pulsos por segundo, na frequência de 3000 MHz.
FISCHETTI, M., Radar Meteorológico: Sinta o Vento.Scientific American Brasil. nº- 08, São Paulo, jan. 2003.
No radar Doppler, a diferença entre as frequências emitidas e recebidas pelo radar é dada por ∆f = (2ur / c) f0 onde ur é a velocidade relativa entre a fonte e o receptor, c = 3,0 . 108 m/s é a velocidade da onda eletromagnética, e f0 é a frequência emitida pela fonte. Qual é a velocidade, em km/h, de uma chuva, para a qual se registra no radar Doppler uma diferença de frequência de 300 Hz?
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
1 – Acredito que esta atividade será ainda mais enriquecedora se um debate, orientado pelo professor, sobre o Rio de Janeiro no período em que Cartola era vivo, começou sua carreira e fundou a Escola de Samba Mangueira, comparado ao Rio de hoje. Muito poderá ser abordado: o sambista como exemplo e referência para os jovens e crianças versus o traficante de hoje, o samba e as rodas de samba versus violência, o carnaval carioca do início versus o carnaval espetacular dos milhões gastos hoje em dia, a ocupação das favelas versus a polícia corrupta dentro das próprias operações, enfim, talvez um bom trabalho em forma de pesquisa em grupos que apresentassem para a turma o resultado de suas investigações pudesse dar início a esta atividade
2 – Após a sensibilização inicial, apresentar três músicas de Cartola. Sugiro:
- O mundo é um moinho: http://letras.terra.com.br/cartola/44901/
- As rosas não falam: http://letras.terra.com.br/cartola/44898/
- O sol nascerá: http://letras.terra.com.br/cartola/392191/
- Preciso me encontrar: http://letras.terra.com.br/cartola/392191/#selecoes/68347/ (gravada também por Marisa Monte)
3 – Poderão ser apresentadas para que a turma ouça e acompanhe a letra, cantando ou não. Espera-se que um misto de empolgação, espanto, negação e alegria talvez. Este é um momento interessante para perguntar o que a turma sentiu e deixá-los falar.
4 – Em seguida sugerir que, em trio, os alunos escolham uma frase de uma das três músicas apresentadas, ou um fragmento delas e criem um estandarte, nos moldes do estandarte das escolas de samba, com os materiais sugeridos e outros mais que julgarem necessários à realização de sua intenção criativa. Considero fundamental uma pesquisa visual, o exercício de esboços antes da execução final do estandarte. A seguir um exemplo.
Referências:
Sobre o Samba:
http://www.sambacarioca.com.br/historia-do-samba.html
http://carnaval.hlera.com.br/samba.htm
O verdadeiro samba que resiste no morro:
Sobre Cartola:
Centro Cultural Cartola: www.cartola.org.br
Estandartes:
Obs.: Os estandartes poderão ser montados de forma tradicional com varetas em cima, por baixo e cordões dando sustentação aos mesmos.