Uma reportagem da revista Época foi intitulada “Este pó branco também mata?”, cujo assunto era o açúcar, como se pode comprovar na seguinte passagem: “Todas as células do organismo precisam de glicose. Ela é a fonte de energia básica do corpo. As frutas, os legumes e as verduras fornecem quantidades adequadas de glicose e frutose. Mas esses açúcares se tornam um problema quando consumidos em excesso”. Embora correto, o artigo não mencionou que a maioria das frutas, legumes e verduras são também importantes fontes de
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 08. Distribuição de nutrientes e de gases pelo corpo
Texto base: Observe a imagem de um determinado sistema humano.
Esse sistema é importante porque:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
No romance O amor nos tempos do cólera, Gabriel García Márquez relata os primeiros contatos do jovem médico Juvenal Urbino, um dos três protagonistas do romance, com o cólera.
O cólera se transformou em obsessão. Não sabia a respeito mais do que aprendera na rotina de algum curso marginal, e lhe parecera inverossímil que há apenas trinta anos tivesse causado na França, inclusive em Paris, mais de cento e quarenta mil mortes. Mas depois da morte do pai aprendeu tudo que se podia aprender sobre as diversas formas do cólera, quase como uma penitência para dar descanso à sua memória, e foi aluno do epidemiólogo mais destacado do seu tempo […], o professor Adrien Proust, pai do grande romancista. De modo que quando voltou à sua terra e sentiu vinda do mar a pestilência do mercado, e viu os ratos nos esgotos expostos e os meninos se revolvendo nus nas poças das ruas, não só compreendeu que a desgraça tivesse acontecido como teve a certeza de que se repetiria a qualquer momento.
(O amor nos tempos do cólera, 1985.)
A partir desse trecho, pode-se inferir que Juvenal Urbino
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o regulamento a seguir.
REGULAMENTO DO I CONCURSO ESTADUAL DE SLOGAN E PERSONAGEM SÍMBOLO
Programa “Passaporte para a Leitura”
1- TEMA:
As Secretarias de Estado da Fazenda ( SEFAZ), da Educação e Esportes (SEDU) , e a Câmara Capixaba do Livro (CCL), com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da Leitura e da Educação Tributária, junto às Escolas da Rede Pública do Estado do Espírito Santo, estabelecem as normas para a realização e a participação no I Concurso Estadual de Slogan e Personagem Símbolo do Programa “Passaporte para a Leitura”. A logomarca a ser produzida pelos participantes do Concurso deverá contemplar a palavra “Cidadania” a partir da temática “Leitura e Educação Tributária” proposta pelo Programa.
2- CATEGORIAS: (criança, jovem e adulto)
2.1 Alunos devidamente matriculados no Ensino Fundamental e Médio das Escolas Públicas do Estado do Espírito Santo.
2.2 Ensino Fundamental ( 1ª a 4ª série )
2.3 Ensino Fundamental ( 5ª a 8ª série )
2.4 Ensino Médio
3- PARTICIPAÇÃO
3.1 A apresentação do Slogan e Personagem Símbolo pela Escola, garante sua inscrição e participação no concurso;
- Cada escola só poderá enviar um trabalho por categoria contemplada;
- Os alunos poderão participar de forma individual ou coletiva em grupos de no máximo 10 (dez) participantes;
- O Slogan deverá ser apresentado em papel ofício, na cor branca e conter no mínimo 2 (duas) e no máximo 8 (oito) palavras na cor preta, fonte arial, tamanho 28 ou letra bastão em tamanho similar;
- O Personagem Símbolo deverá ser apresentado nas dimensões 15x10cm, em papel ofício na cor branca e contemplar as cores dos Símbolos do Estado do Espírito Santo ( azul, rosa e branco).Se os trabalhos forem produzidos em computador , deverão ser apresentados, também, em disquete;
- O aluno não poderá reproduzir símbolos nacionais, logomarcas governamentais, imagens registradas ou de concursos anteriores e desenhos de natureza apelativa, como: política partidária, pornográfica, etc;
- Os trabalhos deverão ser devidamente identificados, completos e sem abreviações, com os dados relacionados a seguir:
Nome (s) do (s) Aluno (s)
Idade
Série
Nome da Escola
Endereço / Telefone
Nome do (a) Professor(a)
Nome do (a) Diretor (a)
Assinatura do(s) Aluno(s)
4- PRAZOS
4.1 – 16 de abril de 2004 – data limite para envio dos trabalhos pelas Unidades Escolares à Superintendência Regional de Educação, onde será feita a pré-seleção;
4.2 – 26 de abril de 2004_ data limite para envio pela SRE de 03 ( três ) trabalhos de cada categoria contemplada, previamente selecionados, à Coordenação Estadual do Programa na SEDU, para seleção final;
4.3 – 05 de maio de 2004 – divulgação do resultado final da seleção pela SEDU, SEFAZ e Câmara Capixaba do Livro nos meios de comunicação;
4.4 _ 10 de maio a 27 de junho de 2004 –divulgação na mídia do Programa “Passaporte para a Leitura” com a utilização do Slogan e Personagem Símbolo selecionados ( jornais , televisão, internet, etc.);
4.5 – 25 de junho de 2004- Premiação dos trabalhos vencedores no espaço do I Salão Capixaba do Livro Infanto – Juvenil e Quadrinhos.
Obs.: Só serão aceitos os trabalhos postados até a data limite (itens 4.1 e 4.2).
5 – AVALIAÇÃO
A avaliação dos trabalhos será feita por uma Comissão Julgadora que procederá o julgamento conforme os critérios: qualidade artística, impacto visual e coerência com o tema .
6- COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES:
6.1 Comissão Selecionadora Local- composta de educadores e pedagogos da Unidade Escolar;
6.2 Comissão Selecionadora Regional – composta de técnicos da SRE, GEREF e disseminadores de Educação Tributária, que farão a pré –seleção dos trabalhos;
6.3 Comissão Julgadora- composta de profissionais da SEDU e SEFAZ, que farão a escolha dos 10 (dez ) primeiros trabalhos, e do primeiro lugar geral.
7- PREMIAÇÃO
O primeiro lugar geral (Slogan / Personagem Símbolo) será utilizado na divulgação do Programa “Passaporte para a Leitura”.
8 – DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 – Para efeito de utilização e publicação, a Comissão Estadual se reserva o direito de compor a logomarca definitiva do Programa “Passaporte para a Leitura”, a partir dos trabalhos apresentados pelas Unidades Escolares participantes;
8.2 – Serão automaticamente desclassificados os trabalhos encaminhados fora dos prazos estipulados e/ou não estiverem dentro das normas estabelecidas neste Regulamento;
8.3 – Os trabalhos classificados serão expostos durante o I Salão Capixaba do Livro Infanto-Juvenil e Quadrinhos, de 17 a 27 de junho de 2004.
8.4 – Todas as Escolas da Rede Estadual e Municipal poderão participar do Concurso, desde que cumpram integralmente as normas estabelecidas neste Regulamento.
Disponível em: <http://goo.gl/l4ZaeY>. Acesso em: 18 mar. 2014.
O texto trata da produção de um slogan, personagem símbolo, para uma campanha de educação tributária promovida pelo Governo Estadual do Espírito Santo.
a) Quais foram os objetivos do Governo ao promover esse concurso?
b) Qual a importância do item 3?
c) Quais são os critérios utilizados para julgar os trabalhos?
d) Qual é a premiação?
- Inglês - Fundamental | 09. Question Words (Recursos Interrogativos)
Read the text and answer the question.
Enunciado:
Imagine you have just met Cathy in person and she is telling you about her boyfriend. Complete the following dialogue between you and Cathy.
You: 1_________________________________________________________________________?
Cathy: Yes, he is my first boyfriend.
You: 2_________________________________________________________________________?
Cathy: Because my friends think I need to play the field.
You: 3_________________________________________________________________________?
Cathy: I don’t know if my friends are right.
You: 4_________________________________________________________________________?
Cathy: No, I don’t want to break up with my boyfriend.
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Pesquisadores descobriram que uma espécie de abelha sem ferrão nativa do Brasil — a mandaguari (Scaptotrigona depilis) — cultiva um fungo nos ninhos dentro da colmeia. Após observações, verificaram que a sobrevivência das larvas da abelha depende da ingestão de filamentos do fungo, que produz metabólitos secundários com ação antimicrobiana, antitumoral e imunológica, além da alimentação convencional. Por sua vez, o fungo depende da abelha para se reproduzir e garante a sua multiplicação ao longo das gerações.
MIURA, J. Pequenas agricultoras: abelhas Mandaguari cultivam fungos para alimentar suas larvas.
Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).
O uso de fungicida ocasionaria à colmeia dessa espécie o(a):