Leia o texto a seguir para responder
O texto apresentado é uma
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la leyenda y luego contesta.
La leyenda del Sol y de la Luna
Sol y Luna eran dos hermanas. Ellas eran unas hermosas princesas destinadas a iluminar la Tierra. Luna era la hermana mayor y debía ser la reina, pero le gustaba sentirse libre. En cambio, Sol deseaba ser la reina, pues era muy ambiciosa.
En el día de la coronación las hermanas conversaban y se pusieron de acuerdo. Acordaron que Sol, la hermana menor, ocuparía el lugar de Luna. Así fue hecho. Luna estaba feliz, pues sabía que ahora ella iluminaría la noche. Así es que surgen el Sol y la Luna. Aún así son inseparables y cada día que termina, Sol se va a dormir y sale la Luna para iluminar la noche y divertirse.
Disponible en <http://xn--cuentoscortosparanios-ubc.com/la-leyenda-del-sol-y-la-luna>. Acceso el 17 sep. 2012.
¿Qué cosa importante decidieron las dos hermanas?
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho a seguir. A Primeira Guerra também sepultou, junto aos impérios, um ideal de vida materializado nas mesuras do cavalheirismo aristocrático, na tradição e na estirpe de sangue. Os soldados que se alistaram no início do conflito imaginavam que voltariam para casa em pouco tempo cobertos de glória e honra. Passaram quatro anos enfiados em trincheiras imundas, onde enterraram seu idealismo. Triunfariam os valores modernos, para o bem e para o mal: liberdade, igualdade e dinheiro. [...] Menos evidente é a persistente influência do conflito no campo das ideias. A Grande Guerra encerrou o otimismo da “Belle Époque”. A humanidade vivera décadas de relativa paz e desenvolvimento econômico e científico. Parecia a vitória definitiva da razão iluminista. Mas a ciência e a tecnologia – expressões do engenho humano – foram postas a serviço da morte e da destruição. A metralhadora concedeu a um único homem o poder de matar um batalhão inteiro. Fertilizantes agrícolas, que em tempos de paz garantiam mais alimentos, foram transformados em armas químicas. O avião permitiu incursões armadas antes inimagináveis. A desilusão do pós-guerra colocou a própria razão em xeque. A carnificina facilitada pela ciência estimulou correntes irracionalistas de pensamento tais como o niilismo e variadas formas de relativismos. Por que, afinal, confiar na razão, no conhecimento objetivo, no progresso, se tudo isso pode ser usado para o mal? Obviamente, os subjetivismos também não asseguram um mundo melhor. Mas são ainda hoje influentes. Disponível em: < http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/fernando-martins/a-primeira-guerra-e-a-desilusao-da-racionalidade-eb7rj5ca55g3apw5t53f7n6fi>. Acesso em: 15 nov. 2015
a) Analise os impactos da Primeira Guerra sobre a população europeia.
b) Identifique o papel desempenhado pela tecnologia na construção do conflito.
- Geografia | 3. Física
A partir da análise dos mapas, é correto afirmar que, na área identificada pelo número 2 na imagem de satélite, a dinâmica atmosférica proporcionou
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai iniciar a aula falando sobre os diferentes tipos de linhas que existem.
http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html
- Mostrar algumas imagens de obras de arte da artista Lygia Clark , onde a artista usou
vários tipos de linha para criar suas obras.
Disponível:
https://www.google.com.br/search?q=lygia+clark+obras&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjh3I6ksM_fAhVLh5AKHVKlANcQ_AUIDigB&biw=1366&bih=626
- A partir das obras de Ligia Clark, peça aos alunos para se inspirarem e criarem uma
composição usando diversos tipos e espessuras de linhas.
- Este desenho deverá ser feito usando uma caneta preta (para retro projetor ou
canetinha) em uma tela de pintura .
- O professor deve conversar com a turma sobre o tamanho que vai ser a tela de
pintura. Com antecedência, peça aos alunos para pesquisarem o tamanho que eles
acharem mais legal.
- Se o aluno não quiser trabalhar usando o fundo branco da tela, peça que faça um
fundo com a tinta acrílica , espere secar para começar a trabalhar. Deve ser usado
uma cor contrastante com o fundo.
- Incentive os alunos a ocupar todo o espaço do quadro.
- Vai ser uma atividade bem legal!
Fontehttp://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
(Famerp) Indivíduos de duas espécies de roedores (X e Y) competem entre si por sementes de girassol, podendo, além disso, apresentar os mesmos parasitas intestinais.
Em um experimento, um pesquisador manteve a mesma quantidade de indivíduos dessas duas espécies no mesmo ambiente, com sementes de girassol como alimento. A análise foi feita com as espécies de roedores parasitadas e, depois de um tratamento, com as mesmas espécies sem os parasitas. O gráfico ilustra o resultado obtido.
Os resultados mostrados no gráfico permitem concluir que: