A REVOLUÇÃO RUSSA
Texto base: Observe a imagem a seguir. Legenda: Abaixo o capitalismo! Viva a ditadura do proletariado! Disponível em: <goo.gl/Y3Uk2N>. Acesso em: 17 nov. 2016
Enunciado:
A Rússia pré-revolucionária era caraterizada por tensões sociais, políticas e sociais. A imagem, intitulada ‘’A luta do cavaleiro vermelho contra o poder negro’, traz uma crítica a este contexto e evidencia que
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Negros, índios e brancos misturados
O país Palmares começou a surgir em 1597 e durou até 1694. Seu território brasileiro se estendia por 150 quilômetros de comprimento e 50 de largura, nos estados de Alagoas e Pernambuco, entre os rios Ipojuca e Paraíba. Era uma região de serras de até 500 metros de latitude, cobertas por florestas e de acesso muito difícil – principal razão da sua sobrevivência. Sua população variou muito em 100 anos. Os holandeses, que dominaram Pernambuco de 1630 a 1654, reconheciam em Palmares duas povoações, com 6000 habitantes, no total. Mas depois de 1670, os relatos dos portugueses falam em mais de 20.000 habitantes. No auge, Palmares teve nove cidades, ou mocambos. Os historiadores divergem sobre esse número e sobre a localização das aldeias. A única conhecida, com certeza, é a capital, Macaco, na Serra da Barriga.
Em moldes africanos, a confederação constituía um Estado. Cada mocambo tinha seu chefe. Juntos, eles elegiam o rei do Quilombo. Em caso de ataques dos portugueses ou de expedições guerreiras para libertar escravos de engenho e fazendas, as forças dos mocambos se uniam.
Palmares não abrigava apenas escravos fugidos. Era uma sociedade multirracial e miscigenada de negros, índios e até brancos pobres Os ritos africanos conviviam com o catolicismo. Além de fabricar armas e ferramentas com a metalurgia trazida da África, os palmarinos plantavam milho, fumo, batata e mandioca. E faziam comércio com os vizinhos. A produção era trocada por munições, armas, sal, tecidos e ferramentas. Foram cem anos de convivência – em paz e em guerra.
ARNT, Ricardo. A cara de Zumbi. Revista Superinteressante, ano 9, n. 11, nov. 1995. p. 32.
Por que o autor chamou “Palmares” de país?
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UFU) A estocagem de solução de sulfato de zinco em recipientes metálicos exige conhecimentos sobre possíveis processos de oxidação do zinco com o metal do recipiente, de modo a não danificá-lo. A semirreação de redução do zinco pode ser descrita como segue:
Zn2+(aq) + 2e– →Zn(s) E0red = – 0,76 V
Para auxiliar na decisão por diferentes recipientes que pudessem armazenar a referida solução, um químico utilizou os dados da tabela a seguir.
Assim, o químico concluiu que, para a armazenagem do sulfato de zinco, deverá utilizar um recipiente formado por
- História - Fundamental | 13. Mercantilismo: Uma economia de Transição
Veja os dois diagramas a seguir.
Cada um desses diagramas apresenta características de um uma diferente organização socioeconômica. Esses diagramas referem-se, RESPECTIVAMENTE
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
Para realizar o teste do etilômetro, popularmente chamado de bafômetro, uma pessoa precisa expirar um determinado volume de ar para dentro do equipamento, através de um bocal.
Assinale a alternativa que explica, respectivamente, o movimento muscular exercido na expiração e a origem do álcool no corpo humano, a ser eventualmente detectado pelo equipamento.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Uma lenda relatada pelo poeta Virgílio, em sua obra, conta que a cidade foi fundada por dois irmãos gêmeos que, recém-nascidos, foram colocados em um cesto e jogados no rio Tibre. O cesto encalhou às margens do monte Palatino e os irmãos foram encontrados por uma loba que os alimentou.
Essa obra deve ser relacionada com