. Texto base: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-6BD8fyfBZBM/T9TFqJuypeI/AAAAAAAAABA/JNTjLcl2I8A/s1600/Republica+charge1+-+EDUCADOR.jpg. Acesso em: 14 nov. 2017.
Enunciado:
Essa charge está tratando sobre
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
Assinale com V(verdadeiro) ou F(falso) as afirmações abaixo, referentes aos constituintes do núcleo celular.
( ) A carioteca é uma membrana lipoproteica dupla presente durante as mitoses.
( ) Os nucléolos, corpúsculos ricos em ribossômico, são observados na interfase.
( ) Os cromossomas condensados na fase inicial da mitose são constituídos por duas cromátides.
( ) Cromossomas homólogos são os que apresentam seus genes com alelos idênticos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa | F. Colocação Pronominal
(UERJ) Medo e vergonha
3O medo é um evento poderoso que toma o nosso corpo, nos põe em xeque, paralisa alguns e atiça a criatividade de outros. Uma pessoa em estado de pavor é dona de uma energia extra capaz de feitos incríveis.
Um amigo nosso, quando era adolescente, aproveitou a viagem dos pais da namorada para ficar na casa dela. Os pais voltaram mais cedo e, pego em flagrante, nosso Romeu teve a brilhante ideia de pular, pelado, do segundo andar. Está vivo. Tem hoje essa incrível história pra contar, mas deve se lembrar muito bem da vergonha.
4Me lembrei dessa história por conta de outra completamente diferente, mas na qual também vi meu medo me deixar em maus lençóis.
Estava caminhando pelo bairro quando resolvi explorar umas ruas mais desertas. 5De repente, vejo um menino encostado num muro. Parecia um menino de rua, tinha seus 15, 16 anos e, quando me viu, fixou o olhar e apertou o passo na minha direção. Não pestanejei. Saí correndo. Correndo mesmo, na mais alta performance de minhas pernas.
No meio da corrida, comecei a pensar se ele iria mesmo me assaltar. Uma onda de vergonha foi me invadindo. O rapaz estava me vendo correr. E se eu tivesse me enganado? E se ele não fosse fazer nada? Mesmo que fosse. Ter sido flagrada no meu medo e preconceito daquela forma já me deixava numa desvantagem fulminante.
Não sou uma pessoa medrosa por excelência, mas, naquele dia, o olhar, o gesto, alguma coisa no rapaz acionou imediatamente o motor de minhas pernas e, quando me dei conta, já estava em disparada.
Fui chegando ofegante a uma esquina, os motoristas de um ponto de táxi me perguntaram o que tinha acontecido e eu, um tanto constrangida, disse que tinha ficado com medo. Me contaram que ele vivia por ali, tomando conta dos carros. Fervi de vergonha.
O menino passou do outro lado da rua e, percebendo que eu olhava, imitou minha corridinha, fazendo um gesto de desprezo. Tive vontade de sentar na 1guia e chorar. Ele só tinha me olhado, e o resto tinha sido produto legítimo do meu preconceito.
Fui atrás dele. Não consegui carregar tamanha 2bigorna pra casa. “Ei!” Ele demorou a virar. Se eu pensava que ele assaltava, 6ele também não podia imaginar que eu pedisse desculpas. Insisti: “Desculpa!” Ele virou. 7Seu olhar agora não era mais de ladrão, e sim de professor. Me perdoou com um sinal de positivo ainda cheio de desprezo. Fui pra casa pelada, igual ao Romeu suicida.
Denise Fraga. folha.uol.com.br, 08/01/2013
1 guia − meio-fio da calçada
2 bigorna − bloco de ferro para confecção de instrumentos
A crônica é um gênero textual que frequentemente usa uma linguagem mais informal e próxima da oralidade, pouco preocupada com a rigidez da chamada norma culta.
Um exemplo claro dessa linguagem informal, presente no texto, está em:
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
(UFSJ) Os platelmintos são animais acelomados. Nesses animais, a mesoderme preenche o espaço da blastocele, formando um tecido chamado mesênquima ou parênquima. Outra caracterísitca marcante nos platelmintos é que eles possuem o corpo achatado dorsoventralmente. Como não existem sistemas que permitam a circulação de substâncias, as mesmas são veiculadas por difusão célula a célula no mesênquima. Sobre os platelmintos, assinale a alternativa CORRETA.
- Filosofia | 2.2 Clássica
Os sofistas, pela primeira vez na filosofia grega, desviaram o olhar da natureza e dirigiram-no mais amplamente para o homem; segundo, foram eles os primeiros a fazer do pensamento objeto de pensamento, dando início a uma crítica de suas condições, possibilidades e limites. E por último submeteram os padrões dos valores éticos a uma reflexão perfeitamente racional, com isso abrindo possibilidade de a ética ser tratada cientificamente, e de fazer-se dela um sistema filosófico coerente.
STÖRIG, H. J. História geral da Filosofia. Petrópolis: Editora Vozes, 2009 (adaptado).
Os sofistas ao desviaram o olhar da natureza e direcioná-lo para o homem contribuíram com o(a)
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNIT) Há, aproximadamente, 3,8 bilhões de anos, a interação de sistemas de moléculas passou a ocorrer em compartimentos delimitados por membranas. Dentro dessas unidades delimitadas por membranas, ou células, foi exercido o controle sobre a entrada, a retenção e a saída de moléculas, bem como sobre as reações químicas que ocorrem dentro das células.
A respeito dessa unidade básica, conclui-se: