Explicaê

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Materiais necessários 

 

  • Cola bastão. (Uma para cada criança)
  • Imagem de obra cubista de Pablo Picasso. Disponível em: http://www.udc.gal/tempo/cuestions20/docs_cub01.html 
  • - Acesso em 19 mar.2015.
  • Papel A3 de gramatura pequena.
  • Revistas velhas de moda ou de decoração de ambientes.
  • Tesoura sem ponta. (Uma para cada criança).
  • Papel fantasia preto. (O bastante para colocar paspatur nos trabalhos das crianças).

     

    Imagem  

  Pablo Picasso: "Mandolina y guitarra", 1924. Cubismo sintético  

   

  Procedimentos  

   

1º. Mostrar a imagem da obra de Picasso que deverá ser ampliada para que as crianças percebam os detalhes. Explorar a obra explicando que esse artista  cria e recria a maneira de vermos as coisas.  

   

2º. Pedir aos alunos que escolham primeiro a imagem que será a base do trabalho. Pode ser um rosto de grandes dimensões ou uma sala decorada. (Seria interessante uma figura de página inteira). Elas também devem cortar partes de outros rostos e objetos de outras imagens.  

   

3º. As crianças devem pegar a figura escolhida primeiro, e cortá-la em cinco partes. Auxilie as crianças nessa tarefa. Organizar a figura na mesa, mudando a posição das partes antes de colá-la no papel, é essencial.  

   

4º. Depois de colar a figura base, as crianças devem colar sobre ela outras partes de rostos e objetos pertencentes a outras imagens, ou seja: uma outra boca sobre a boca, outro nariz sobre o nariz, um sofá sobre outro ou inserir objetos que não fazem parte do ambiente escolhido.  

   

5º. A escolha de cabelos e acessórios como chapéu, óculos, bijuterias e outros adereços, pode resultar em trabalhos ainda mais ligados ao cubismo sintético.  

   

6º. Por fim, pedir que encontrem palavras nas revistas, que gostariam de colar junto com as imagens.  

   

7º. Com as colagens prontas, utilizar uma régua para marcar o excesso de papel branco da obra feita pelas crianças. Cortar o excesso. Colocar um paspatur preto para valorizar o trabalho e fazer uma exposição para a apreciação, buscando identificar as características do cubismo em cada uma.