Explicaê

01

Materiais

 

  • Datashow e apresentação de imagens de obras de Amilcar de Castro. Disponível em: <https://www.escritoriodearte.com/artista/amilcar-de-castro/>. Acesso em: 12 dez. 2015.
  • Papel colorplus preto. Um para cada criança.
  • Moldes de circunferências, quadrados, triângulos e retângulos.
  • Creative paper lumini ou semelhante. Meia folha de cada cor disponível no pacote, para cada criança.
  • Quadrados de papel comum A4 qualquer cor. Um para cada criança.
  • Tesoura.
  • Cola branca de boa qualidade.
  • Copinhos de café para colocar a cola, ou outro recipiente.

   Procedimentos  

1 º.Trabalhar com o conceito de escultura de Amilcar de Castro “Corte e dobra”. Apresentar breve biografia do artista e mostrar imagens de suas obras. Pode ser em uma apresentação de Power Point.  

2 º.Experimentar com as crianças a técnica do corte e dobra, em um papel quadrado qualquer. Ajudá-los a transformar as figuras planas em esculturas tridimensionais e tentar colocá-las em pé, equilibradas.  

3 º.Após a experimentação, iniciar os trabalhos com o papel lumini. Deixar pelos grupos os moldes de circunferências, triângulos, quadrados e retângulos.  

4 º.Auxiliar as crianças no manuseio da tesoura, e nos cortes que farão para transformar as figuras planas em tridimensionais. Elas deverão fazer uma escultura de cada cor de papel recebido e reservar para a próxima etapa.  

5 º.Quando todas as esculturas estiverem prontas, entregue o papel colorplus preto e peça às crianças para “organizarem”, de maneira criativa, as esculturas que fizeram nos papéis lumini, montando uma composição.  

6 º.Depois de satisfeitas com o que fizeram, peça que colem as pontinhas das esculturas no papel preto. Coloque os trabalhos em exposição.  

7 º.Deixe que as crianças apreciem a exposição e comentem umas com as outras, como conseguiram montar cada escultura que fizeram.  

   

  mceclip0_original.png?1500599366  

Imagens disponíveis em: <http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=82537>. Acesso em 12 dez. 2015.