Texto base: A imagem a seguir mostra uma tecnologia que foi usada inicialmente na Primeira Guerra Mundial.
Enunciado:
Essa máquina chama-se
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2022 1° APLICAÇÃO)
Disponível em: https://viva-porto.pt. Acesso em: 24 nov. 2021 (adaptado).
A articulação entre os elementos verbais e os não verbais do texto tem como propósito desencadear a
- Física | D. Capacitores
(FASA)
A figura representa o esquema de associação de capacitores de um trecho do circuito de um aparelho de desfibrilação para armazenar cargas elétricas para serem liberadas na aplicação do choque elétrico no coração de um indivíduo acometido de arritmia ou, no caso de parada cardiorrespiratória, restabelecer o ritmo cardíaco do paciente.
Sabendo-se que a tensão entre os pontos A e B é igual a ΔV e considerando-se os capacitores idênticos cada um com a capacitância C, com base nos conhecimentos de Eletromagnetismo, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A capacitância equivalente da associação é igual a 6C.
( ) A carga armazenada no desfibrilador é igual a 11C∆V/6.
( ) A energia armazenada no desfibrilador é igual a 11C∆V²/12.
( ) A energia armazenada no capacitor C3 é igual à metade da carga armazenada no capacitor C1.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto. O grou e a garça [...] Era uma vez um grou e uma garça que viviam num pântano; tinham cabaninhas, cada uma numa extremidade do pântano. O grou estava farto de viver sozinho e resolveu se casar: — Vou pedir a garça em casamento! E lá foi o grou – flap, flap! – e voou sete verstas sobre o pântano. Finalmente chegou e perguntou: — A garça está em casa? — Está. — Garça, case comigo! — Não, grou, não vou me casar com você; suas pernas são longas demais, suas roupas são curtas demais; seu voo é precário e você não tem como me sustentar. Vá embora, seu pernalta! O grou voltou para casa muito decepcionado. Mas depois a garça mudou de ideia e pensou consigo mesma: — Por que tenho de viver sozinha? Seria melhor me casar com o grou! Foi procurá-lo e disse: — Grou, case-se comigo. — Não, garça, não preciso de você. Não quero me casar e não vou me casar com você. Fora! A garça chorou de vergonha e voltou para casa. O grou mudou de ideia e pensou consigo mesmo: — Eu errei ao não me casar com a garça; é chato viver sozinho. Vou lá agora me casar com ela. Foi procurá-la e disse: — Garça, resolvi me casar com você: aceite ser minha. — Não, grou, não vou ser sua. E então o grou voltou para casa. Aí a garça mudou de ideia e pensou: — Por que o recusei? Que vantagem há em viver sozinha? É melhor me casar com o grou! E lá foi ela propor o casamento, mas dessa vez o grou recusou. E até hoje cada hora um propõe o casamento, mas ainda não se casaram. AFANAS’EV, Aleksandr (Org.). O grou e a garça. In: Contos de fadas russos. São Paulo: Landy Livraria Editora, 2003. Volume 1. p. 96-97. Glossário
Farto – aborrecido; enfastiado; cansado.
Versta – antiga medida russa para calcular distâncias, equivalente a 1,067 km.
Por que o grou decide se casar com a garça inicialmente?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O trecho abaixo foi retirado de uma resenha crítica do filme A chave de Sarah, cujo assunto é o período nazista.
O nazismo trouxe ao povo alemão uma espécie de culpa inconsciente pelo ocorrido, devido às barbaridades patrocinadas por Hitler. Situação compreensível diante do ufanismo que cegou boa parte das pessoas, seja pela visão torta dos direitos humanos ou pelo real desconhecimento do que estava acontecendo.
Disponível em: <www.adorocinema.com/filmes/filme-171087/criticas-adorocinema/>. Acesso em: 18 fev. 2016.
Glossário:
Ufanismo – orgulho exagerado de algo ligado ao país; excesso de patriotismo.
Considerando o que você estudou sobre o período, leia as afirmativas que explicam o texto e indique a(s) correta(s):
I. A “culpa inconsciente” a que o autor se refere se deve ao fato de que a maior parte da população alemã apoiou o governo de Hitler e suas medidas extremas.
II. A “visão torta dos direitos humanos” pode ser entendida pelo fato de grande parte da população ter apoiado a perseguição aos judeus, ciganos, homossexuais, comunistas, Testemunhas de Jeová, aceitando que essas pessoas poderiam ser presas e mortas.
III. O “ufanismo que cegou boa parte das pessoas” pode ser explicado pelo nacionalismo alemão, que fez com que as pessoas vissem em Hitler um líder capaz de retomar a grandeza alemã e vingar as humilhações sofridas na Primeira Guerra.
Está(ão) correta(s):
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Upe) A vida em comunidade permite que as pessoas tenham uma maior aproximação física e afetiva, possibilitando um vínculo social denominado pela Sociologia de solidariedade. Para que haja uma ligação solidária entre os indivíduos, alguns aspectos são importantes.
Sobre os aspectos que mantêm os membros de uma comunidade integrados, assinale a alternativa INCORRETA.