Explicaê

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Materiais:

 

 

  • Radiografias velhas
  • Tesoura
  • Fita crepe
  • Papel carbono
  • Tinta guache acrilex
  • Rolinhos de espuma
  • Cartolina branca
  • Pratinhos de plástico para distribuição das tintas

     

   

Desenvolvimento:  

   

1 – A máscara aqui nada mais é do que um molde vazado de papel contendo o desenho que será impresso:  

   

  Imagem  

  Aqui, uma máscara de acetato  

   

2 – Após a apresentação do artista Henri Matisse (página 43 da apostila) e da realização das atividades propostas nas páginas 44 e 45 do livro, este exercício com molde vazado será bem interessante como forma de complementação.  

   

3 – A partir de uma das colagens, os alunos farão uma frotagem do próprio trabalho: colocar uma folha branca sulfite A4 sobre a colagem e passar giz de cera (tombado) sobre a colagem.  

   

4 – eles conseguirão assim o contorno de um desenho que será transferido com papel carbono para o acetato.  

   

5 – Em seguida recortar a imagem com as tesouras.  

   

6 – Colocar sobre o papel cartolina branco e fixar as extremidades com fita crepe.  

   

7 – Passar a tinta com o rolinho (o rolinho deve estar mais seco).  

   

8 – Retirar o acetato e ver a imagem carimbada.  

   

   

   

  Referências:  

     

  Se o professor quiser conhecer mais sobre as possibilidades dos moldes vazados, assista o vídeo:  

     

  http://www.youtube.com/watch?v=-_rGNHnooUs  

     

     

   

Observações:  

   

1 – Para tornar as radiografias transparentes basta mergulhar as folhas em água sanitária por um tempo, lavar com bucha de espuma e enxaguar. Esta é uma tarefa do professor! Porém, é possível encontrar o acetato transparente em metro em lojas especializadas em venda de couro.  

   

2 – Nota-se no modelo que os cortes foram feitos com estilete. Como isto não é possível para nossos alunos, a máscara poderá ser emendada com durex nos cortes feitos pelas tesouras (sem pontas).  

   

3 – A possibilidade do molde vazado se aplica também sobre qualquer outra superfície adequando-se a tinta para cada utilidade específica.  

   

4 – Observe como a obra da artista Beatriz Milhazes (página 42 do livro) também apresenta referências interessantes para ser usada com esta técnica no que diz respeito à sobreposição das máscaras que poderiam até mesmo serem trocadas pelos colegas.  

   

5 – Pode-se também variar a cor da superfície ou do papel.