A coleção de carrinhos em miniatura de Gustavo é a sua grande paixão. Aos 12 anos, ele já tem dezenas de modelos. Ele resolveu organizá-los em seu quarto e percebeu que, separando por cor, podia formar 6 grupos com a mesma quantidade de miniaturas. Separando por marca, havia 7 grupos com o mesmo número de carrinhos. E, de acordo com a escala dos modelos, era possível formar 3 grupos com quantidades iguais.
Qual dos números abaixo pode representar a quantidade total de miniaturas da coleção de Gustavo?
Questões relacionadas
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Um agricultor vive da plantação de morangos que são vendidos para uma cooperativa. A cooperativa faz um contrato de compra e venda no qual o produtor informa a área plantada.
Para permitir o crescimento adequado das plantas, as mudas de morango são plantadas no centro de uma área retangular, de 10 cm por 20 cm, como mostra a figura.
Atualmente, sua plantação de morangos ocupa uma área de 10.000 m2 mas a cooperativa quer que ele aumente sua produção. Para isso, o agricultor deverá aumentar a área plantada em 20% mantendo o mesmo padrão de plantio.
O aumento (em unidade) no número de mudas de morango em sua plantação deve ser de:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee las adivinanzas di a qué animal ellas corresponden.
- A) "Soy una hermosa señora
- con cresta, plumas y pico,
- y he puesto un balón pequeño
- que te puedes comer frito"
- B) "Aunque soy grande y con cuernos,
- no tengas miedo ninguno,
- que doy leche calentita
- para hacer tu desayuno"
- C) "De la granja y el corral
- soy el más guapo cantor,
- y con mi kikirikí
- sirvo de despertador"
Lee las adivinanzas di a qué animal ellas corresponden.
- A) "Soy una hermosa señora
- con cresta, plumas y pico,
- y he puesto un balón pequeño
- que te puedes comer frito"
- B) "Aunque soy grande y con cuernos,
- no tengas miedo ninguno,
- que doy leche calentita
- para hacer tu desayuno"
- C) "De la granja y el corral
- soy el más guapo cantor,
- y con mi kikirikí
- sirvo de despertador"
- Matemática | 3.6 Exponencial
O sindicato de trabalhadores de uma empresa sugere que o piso salarial da classe seja de R$ 1.800,00, propondo um aumento percentual fixo por cada ano dedicado ao trabalho. A expressão que corresponde à proposta salarial (s), em função do tempo de serviço (t), em anos, é s(t) = 1.800 . (1,03)t.
De acordo com a proposta do sindicato, o salário de um profissional dessa empresa com 2 anos de tempo de tempo de serviço será, em reais,
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.
O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:
— Cale-se ou expulso a senhora da sala. Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar! Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu amava. Não o amava como a mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criança que tenta desastradamente proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi covarde e vê um homem forte de ombros tão curvos.
LISPECTOR, C. Os desastres de Sofia. In: A legião estrangeira. São Paulo: Ática, 1997.
Entre os elementos constitutivos dos gêneros está a sua própria estrutura composicional, que pode apresentar um ou mais tipos textuais, considerando-se o objetivo do autor. Nesse fragmento, a sequência textual que caracteriza o gênero conto é a:
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Com efeito, sou um existente que aprende sua liberdade por meio de seus atos; mas sou também um existente cuja existência individual e única temporaliza-se como liberdade. Assim, minha liberdade está perpetuamente em questão em meu ser; não se trata de uma qualidade sobreposta ou uma propriedade de minha natureza; é bem precisamente a textura de meu ser.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada – Ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. 6. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. (adaptado)
Nesse fragmento, Sartre sustenta a elaboração filosófica de que a liberdade se manifesta por meio da