Leia a afirmativa de Juscelino Kubitscheck sobre seu governo.
Industrializar aceleradamente o país, transferir do exterior para o nosso território as bases do desenvolvimento autônomo; fazer da indústria manufatureira o centro dinâmico da atividade econômica nacional – isto resumia o meu propósito, a minha opção.
Juscelino Kubitscheck
Considerando a frase e as características de seu governo é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(UFJF) Os conflitos – os essencialmente geopolíticos – manifestam-se com grande amplitude, seja nas lutas de povos ou nações oprimidas em busca de liberdade (nos seus próprios Estados, que procuram formar), seja nas opressões de grupos hegemônicos pela manutenção ou ampliação dos seus territórios e poder, bem como na apropriação de novos espaços com mais recursos naturais.
Disponível em: http://www.galizacig.gal. Acesso em: 14 nov. 2015.
Os conflitos contemporâneos apresentam causas diversas, tais como:
- Física | 4.3 Refração da Luz
Uma onda eletromagnética proveniente da emissão radiativa de um nanomaterial é composta de dois comprimentos de onda, la = 410 nm e lb = 570 nm. Esta luz se propaga no sentido positivo do eixo x, em um prisma transparente para todo espectro visível da luz. Os índices de refração para cada comprimento de onda neste prisma são na = 1,4 nb = 1,6 e respectivamente.Dado: c=3.108 m/s
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que:
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(UERN) O sistema endócrino responsável pela liberação de hormônios exerce sua função, envolvendo mecanismos reguladores bastante precisos. Dentre as glândulas que compõem esse sistema, destaca-se o pâncreas, responsável pela secreção de insulina e glucagon, principais reguladores de glicemia no corpo humano.
Com relação a estes hormônios, pode-se afirmar que:
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Alguns modelos de rádios automotivos estão protegidos por um código de segurança. Para ativar o sistema de áudio, deve-se digitar o código secreto composto por quatro algarismos. No primeiro caso de erro na digitação, a pessoa deve esperar 60 segundos para digitar o código novamente. O tempo de espera duplica, em relação ao tempo de espera anterior, a cada digitação errada. Uma pessoa conseguiu ativar o rádio somente na quarta tentativa, sendo de 30 segundos o tempo gasto para digitação do código secreto a cada tentativa. Nos casos da digitação incorreta, ela iniciou a nova tentativa imediatamente após a liberação do sistema de espera.
O tempo total, em segundo, gasto por essa pessoa para ativar o rádio foi igual a:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2019 1° APLICAÇÃO) A ciência do Homem-Aranha
Muitos dos superpoderes do querido Homem-Aranha de fato se assemelham às habilidades biológicas das aranhas e são objeto de estudo para produção de novos materiais.
O “sentido-aranha” adquirido por Peter Parker funciona quase como um sexto sentido, uma espécie de habilidade premonitória e, por isso, soa como um mero elemento ficcional. No entanto, as aranhas realmente têm um sentido mais aguçado. Na verdade, elas têm um dos sistemas sensoriais mais impressionais da natureza.
Os pelos sensoriais das aranhas, que estão espalhados por todo o corpo, funcionam como uma forma muito boa de perceber o mundo e captar informações do ambiente. Em muitas espécies, esse tato por meio dos pelos tem papel mais importante que a própria visão, uma vez que muitas aranhas conseguem prender e atacar suas presas na completa escuridão. E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas? Primeiro, porque um ser humano tem em média 60 fios de pelo em cada cm2 do corpo, enquanto algumas espécies de aranha podem chegar a ter 40 mil pelos por cm2, segundo, porque cada pelo das aranhas possui até 3 nervos para fazer a comunicação entre a sensação percebida e o cérebro, enquanto nós, seres humanos, temos apenas 1 nervo por pelo.
Disponível em: http://cienciahoje.org.br. Acesso em; 11 dez. 2018. (adaptado).
Como estratégia de progressão do texto, o autor simula uma interlocução com o público leitor ao recorrer à