No triângulo ABC da figura a seguir, , O é o ponto de encontro das bissetrizes desse triângulo e o ângulo
é o triplo do ângulo
.
Calcule as medidas dos ângulos internos do triângulo ABC.
Informe o somatório das alternativas corretas:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 09. Excreção
Texto base: Analise as imagens a seguir.
O corpo humano é formado por vários sistemas. Nas imagens estão representados, na ordem, os seguintes sistemas:
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Fundamos, como afirmam alguns cientistas, o antropoceno: uma nova era geológica com altíssimo poder de destruição , fruto dos últimos séculos que significaram um transtorno perverso do equilíbrio do sistema-Terra. Como enfrentar esta nova situação nunca ocorrida antes de forma globalizada e profunda? Temos pessoalmente trabalhado os paradigmas da sustentabilidade e do cuidado como relação amigável e cooperativa para com a natureza. Queremos, agora, agregar a ética da responsabilidade.
BOFF, L. Responsabilidade coletiva. Disponível em: http://leonardoboff.wordpress.com.Acesso em: 14 maio 2013.
A ética da responsabilidade protagonizada pelo filósofo alemão Hans Jonas e reinvindicada no texto é expressa pela máxima:
- Matemática | 8.3 Combinação
O grêmio estudantil do Colégio Alvorada é composto por 6 alunos e 8 alunas. Na última reunião do grêmio, decidiu-se formar uma comissão de 3 rapazes e 5 moças para a organização das olimpíadas do colégio. De quantos modos diferentes pode-se formar essa comissão?
- História - Fundamental | 02.2. O brasil africano
Observe o mapa, leia os textos e responda.
O Tráfico Negreiro.
O mapa acima mostra a rota do tráfico de negros no contexto da escravidão de africanos nas Américas. O mapa destaca o continente africano e os lugares principais de origem dos negros vindos ao Brasil. Destaca também o oceano Atlântico, rota marítima da África ao Brasil. Neste sentido, dá destaque ao continente americano e aos locais onde os negros desembarcaram (Estados Unidos, Cuba, Porto Rico, Brasil e Argentina).
O território brasileiro se desenvolveu à custa do trabalho escravo. Os colonos portugueses aprisionaram indígenas para explorar o trabalho deles e depois traficaram africanos para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar.
Os portugueses inauguraram um lucrativo comércio de homens e mulheres africanos, chamado de tráfico negreiro, sendo seguidos depois pelos espanhóis, holandeses e ingleses. Eles trocavam tecidos, bebidas, armas de fogo e cavalos pelos escravos africanos e os vendiam, como se fossem mercadorias para serem usados como trabalhadores.
A travessia do oceano Atlântico era feita nos porões dos navios, onde os africanos eram amontoados, acorrentados e submetidos aos maus-tratos.
Nas fazendas, dormiam nas senzalas que podiam ser barracões escuros sem nenhum conforto nem higiene; casebres, galpões com ou sem divisões internas, sem janelas para que eles não fugissem.
Disponível em:revistaescola.abril.com.br. Acesso em 20 nov. 2011.
(A) Explique como se desenvolveu o território brasileiro.
(B) A partir da sua observação do mapa sobre o tráfico negreiro para o Brasil, registre duas conclusões.
- Arte - Fundamental | 04. Teatro
O Espaço concretamente perceptível pelo público e que consiste em cada uma das unidades de ação de uma peça, ou ainda o lugar onde as personagens se movimentam, é reconhecido como espaço: