Observe as imagens abaixo:
A comparação entre as duas imagens permite a constatação de que o governo Lula retomou o modelo varguista, especialmente por
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¿Cuáles son las fechas que más te gustan, o menos te gustan? Escribe dos (por extenso: tres de marzo, por ejemplo) y, enseguida, explica por qué te gusta o no cada una de ellas.
- Matemática | 14.2 Prisma
Uma caixa-d’água em forma de um paralelepípedo retângulo reto, com 4 m de comprimento, 3 m de largura e 2 m de altura, necessita de higienização. Nessa operação, a caixa precisará ser esvaziada em 20 min no máximo. A retirada da água será feita com o auxílio de uma bomba de vazão constante, em que vazão é o volume do líquido que passa pela bomba por unidade de tempo.
A vazão mínima, em litro por segundo, que essa bomba deverá ter para que a caixa seja esvaziada no tempo estipulado é:
- Física
Partículas com carga elétrica positiva penetram em uma câmara em vácuo, onde há, em todo seu interior, um campo elétrico de módulo E e um campo magnético de módulo B, ambos uniformes e constantes, perpendiculares entre si, nas direções e sentidos indicados na figura. As partículas entram na câmara com velocidades perpendiculares aos campos e de módulos v1 (grupo 1), v2(grupo 2) e v3 (grupo 3). As partículas do grupo 1 têm sua trajetória encurvada em um sentido, as do grupo 2, em sentido oposto, eas do grupo 3 não têm sua trajetória desviada. A situação está ilustrada na figura abaixo.
Considere as seguintes afirmações sobre as velocidades das partículas de cada grupo:
I. v1 > v2e v1 > E/B
II. v1 < v2e v1 < E/B
III. v3 = E/B
Está correto apenas o que se afirma em
Note e adote:
Os módulos das forças elétrica (FE)e magnética (FM) são:
FE = qE
FM = qvB
- Física | 3.2 Dilatação
Um bloco maciço de zinco tem forma de cubo, com aresta de 20cm a 50°C. O coeficiente de dilatação linear médio do zinco é: 25.10-6°C-1.
O valor, em cm3, que mais se aproxima do volume desse cubo a uma temperatura de -50°C é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Primeiro passo
1.1. Professor, observe com a turma imagem, chamando a atenção deles para os seguintes aspectos: o que está escrito nos balões; o homem com os olhos vendados; o jeito que a boca do homem está aberta; a postura do corpo.
1.2. Explique aos alunos que no final da imagem está escrito: Quem “tá” ocupado reclamando não enxerga.
1.3. Solicite aos alunos que, em grupo, escrevam uma frase utilizando todas as informações contidas na imagem.
Disponível em:<http://clinicarenovavida.files.wordpress.com/2014/01/oportunidade.jpg?w=585> Acesso em: 03 jan. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia e comente com os alunos o texto.
2.2. Pergunte aos alunos qual a frase que eles mais gostaram. Solicite a eles que copiem a frase num papel A4 e façam uma linda ilustração. (Professor, exponha os trabalhos dos alunos num lugar de destaque na escola.
Hoje é um novo dia, que se constrói com atitudes positivas.
De um novo tempo, que começa quando bons exemplos ganham espaço e motivam mudanças.
Nesses novos dias, as alegrias são de todos quando compartilhadas.
E todos os nossos sonhos serão verdade quando sonhados em conjunto.
O futuro já começou.
E terá mais cor e mais alegria, quando construído com tolerância e respeito.
Disponível em:<https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2016/11/historias-de-respeito-e-bons-exemplos-de-solidariedade-protagonizam-mensagem-de-final-de-ano-da-globo> Acesso em: 03 jan. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, solicite aos alunos que, em dupla, respondam às perguntas de acordo com as frases.
Frases
Respostas às perguntas
1) Hoje é um novo dia, que se constrói com atitudes positivas.
Quais são as atitudes positivas?
De um novo tempo, que começa quando bons exemplos
ganham espaço e motivam mudanças.
Quais são os bons exemplos
O futuro já começou.
O que vocês esperam do futuro?
Disponível em:<https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2016/11/historias-de-respeito-e-bons-exemplos-de-solidariedade-protagonizam-mensagem-de-final-de-ano-da-globo> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]