(UERJ)
Com base nas informações do gráfico, a pirâmide etária que representa a população mundial no ano de 2016 é:
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
(PUC-GO) Leia o fragmento de texto a seguir:
Nesta quarta-feira (17), o Projeto Educação falou sobre os filósofos contratualistas e suas obras. O professor de filosofia Fábio Medeiros respondeu a uma pergunta enviada por um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.
[...]
Segundo o professor Fábio Medeiros, existem três pensadores da era moderna, conhecidos como os filósofos contratualistas: Thomas Hobbes, que escreveu o livro Leviatã; John Locke, autor de Dois Tratados sobre o Governo Civil’; e Jean-Jacques Rousseau, escritor do Contrato Social. Eles são considerados contratualistas porque afirmam que é necessário um contrato social para que a vida civilizada possa acontecer. A partir desse princípio, cada um deles tem sua linha de pensamento.
[...]
(Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/educacao/noticia/2018/10/17/projeto-educacao-saiba-quem-são-os-filosofos-contratualistas-e-sus-deias.ghtml. Acesso em: 30 out. 2021. Adaptado.)
Considere as informações contidas no fragmento e analise as assertivas que se seguem, sob a perspectiva da filosofia dos contratualistas:
I. Sob a perspectiva da teoria de Hobbes, os seres humanos vivem em uma sociedade que não é civilizada e possuem uma natureza má. Daí vem a afirmação: “O homem é o lobo do homem” e, por esse motivo, é necessário estabelecer a vida civilizada por meio de um pacto, na qual há uma pessoa governando.
II. Sob a perspectiva da teoria de Locke, o homem é naturalmente desigual. Portanto, a sociedade estimula as competições e potencializa as diferenças entre os homens. Locke é responsável por propor que, para a sociedade existir civilizadamente, é preciso superar a desigualdade social oriunda da propriedade privada.
III. Sob a perspectiva da teoria de Rousseau, o Estado deve ser absoluto, ou seja, para que a sociedade se organize, é importante sair do estado de natureza e adentrar no estado de se autogovernar. Por esse motivo, é necessário que o Estado seja o representante absoluto do estado civil.
IV. Sob a perspectiva da teoria de Locke, o Estado se formaria porque ninguém é bom juiz de si mesmo. Logo, o Estado se tornaria necessário para intermediar os conflitos entre as pessoas. Por conseguinte, as pessoas poderiam esperar que o Estado assegurasse os direitos e as liberdades individuais de todos.
Marque a única alternativa cujos itens contêm uma análise correta, de acordo com a filosofia dos autores contratualistas:
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UNIPÊ) Jeca Tatu é uma das figuras geradas pelo escritor Monteiro Lobato, muito conhecido por suas histórias infanto-juvenis, as quais giram em torno dos famosos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Jeca era um caipira de aparência desleixada, com a barba pouco densa, calcanhares sempre desnudos, portanto rachados, pois ele detestava calçar sapatos. A questão da saúde transparece no enredo quando um médico, ao cruzar o seu caminho, passa diante de sua tosca residência e se assusta com tanta pobreza. Notando sua coloração amarela e a intensa magreza, decide examinar o caboclo. O paciente se queixa de muita fadiga e dores corporais. O doutor então diagnostica a presença de uma enfermidade tecnicamente conhecida como ancilostomose, o famoso amarelão. Ele orienta Jeca a usar sapatos e a tomar os remédios necessários.
(JECA TATU..., 2014)
Considerando-se o texto e as características associadas à enfermidade presente nesse personagem de Monteiro Lobato, é correto afirmar:
- História | 6.11 Crise de 29
(FGV) Esses anos [pós-guerra] também foram notáveis sob outro aspecto, pois à medida que o tempo passava, tornava-se evidente que aquela prosperidade não duraria. Dentro dela estavam contidas as sementes de sua própria destruição.
(J. K. Galbraith, Dias de boom e de desastre In J. M. Roberts (org), História do século XX, 1974, p. 1331)
Segundo Galbraith,
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Para cumprir o seu objetivo social, a campanha do Ministério da Saúde apresenta predominância de uma função da linguagem conhecida como
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.09 Aposto e Vocativo
Leia o texto:
O Noviço
Florência: O rapaz não tem inclinação nenhuma para ser frade. [...] Mestre: O dia que o Sr. Carlos sair do convento será para mim um dia de descanso. [...] Não se passa só um dia em que se não tenha de lamentar alguma travessura desse moço [...]. Florência: Foi sempre assim, desde pequeno. Ambrósio: E seria uma crueldade violentar-lhe o gênio. Mestre: E se o conheciam, senhores, para que o obrigaram a entrar no convento, a seguir uma vida em que se requer tranquilidade de gênio? Florência: Ah, não foi por meu gosto, meu marido é que persuadiu-me. Ambrósio, com hipocrisia: Julguei assim fazer um serviço agradável a Deus. Mestre: Deus, senhores, não se compraz com sacrifícios alheios. PENA, Martins. O noviço. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp081949.pdf>.
Acesso em: 20 dez. 2017.
O vocativo destacado no texto produz o efeito de: