Texto base: Observe a charge abaixo:
Enunciado:
Considerando a charge, o governo Sarney representou, para os brasileiros,
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Durante os séculos XIV e XV, o período correspondente à chamada crise do final da Idade Média atingiu muitas das antigas formas tradicionais das relações feudais na agricultura e se fez acompanhar de sensível declínio demográfico e de significativos descensos no âmbito das atividades manufatureiras e mercantis.
De meados do século XV até o começo do século XVII, período de expansão econômica, houve também uma relativa expansão das atividades industriais, artesanais, é claro, bem como da produção agrícola, em estreita conexão com a retomada do crescimento demográfico e o início da expansão mercantil-marítima e colonial.
Importantes mudanças culturais marcaram a ruptura com diversos aspectos do universo medieval, abrindo caminho para a revolução científica e para o advento da modernidade.
A partir de meados do século XVIII, o capitalismo tendeu a se expandir com rapidez na Europa Ocidental.
Francisco Falcon e Antonio Edmilson Rodrigues. A formação do mundo moderno. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 6-8 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico vivido pelo Ocidente ao longo da Baixa Idade Média e da Idade Moderna, julgue o item.
Sob a perspectiva sociológica, mudanças sociais ocorrem como resultado de processos inevitáveis (tempo) ou caóticos (crise).
- Matemática - Fundamental | 05. Expressões Algébricas I
Texto base: (CFTRJ) — Antes de iniciar o estudo das inequações do 1º grau, o professor de Matemática propôs a seguinte atividade para seus alunos: “Observe a seguinte pergunta e a solução proposta: Quais são os valores reais de x que tornam verdadeira a sentença - 2 x - 3 ≥ 4 ? Solução: 1. Multiplicando ambos os membros por (-3) encontramos - 2 x ≥ ( - 3 ) · 4 → - 2 x ≥ - 12 2. Dividindo ambos os membros de - 2 x ≥ - 12 por - 2 , obtemos x ≥ - 12 - 2 3. Os valores procurados são os que atendem à desigualdade x ⩾ 6. Discuta com seus colegas as afirmações 1, 2 e 3, analisando se cada uma delas é ou não verdadeira.”
Enunciado:
O número de afirmações verdadeiras na discussão proposta pelo professor é:
- Física | 6.3 Eletromagnetismo
No Sistema Internacional (SI), existem sete unidades consideradas como unidades de base ou fundamentais. As unidades para as demais grandezas físicas podem ser obtidas pela combinação adequada dessas unidades de base. Algumas das unidades obtidas dessa maneira recebem nomes geralmente homenageando algum cientista. Na coluna da direita estão as unidades para algumas grandezas físicas, escritas utilizando-se unidades de base. Na coluna da esquerda estão alguns nomes adotados no SI. Numere as unidades da coluna da direita com o seu nome correspondente na coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
- Geografia - Fundamental | 06. Fontes de Energia
Texto base: .
Enunciado:
Explique por que devemos usar a energia elétrica de maneira racional.
- Física
A figura abaixo ilustra um campo elétrico uniforme, de módulo E, que atua na direção da diagonal BD de um quadrado de lado L
Se o potencial elétrico é nulo no vértice D,pode-se afirmar que a ddp entre o vértice A e o ponto O, intersecção das diagonais do quadrado, é: