Leia os textos a seguir.
Texto I
O que é o movimento zapatista?
[...]
Defensor de uma reforma agrária radical, o inspirador do movimento zapatista apoiou com um grupo armado a revolução que derrubou o ditador Porfírio Diaz do governo do México, em 1910. Como o novo presidente Francisco Madero jogou o exército do país contra sua guerrilha, [Emiliano] Zapata rompeu com o novo dono do poder e começou uma reforma agrária por conta própria. Liderou uma campanha de guerrilhas contra grandes proprietários, ordenou execuções e distribuiu as terras das fazendas ocupadas. Foi assassinado em 1919, em uma emboscada preparada por inimigos políticos.
O que é o movimento zapatista? Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/
historia/o-que-e-o-movimento-zapatista/>. Acesso em: 26 abr. 2017. Adaptado.
Texto II
Zapatismo, vinte anos depois
Em 1° de janeiro de 1994, o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) tomou o controle de parte da pobre província mexicana de Chiapas. Formado em sua maior parte por indígenas, o EZLN ocupou cidades, libertou presos e desafiou o poder do Estado na região. Depois de longas disputas com o governo do México, o grupo abaixou as armas e adotou estratégias de resistência civil. Hoje, controla parte de Chiapas.
Quase vinte anos depois do levante, a influência do movimento zapatista ainda pode ser sentida. Naquele momento, o EZLN teve sua maior influência dentro da esquerda política, quando movimentos ao redor do mundo, organizados na Ação Global dos Povos, questionavam as políticas neoliberais em evidência na época.
[...]
Zapatismo, vinte anos depois. Disponível em: <www.cartacapital.com.br/sociedade/zapatismo-vinte-anos-depois-6195.html>.
Acesso em: 26 abr. 2017. Adaptado.
Os ideais de Emiliano Zapata perduram até os dias de hoje. Com base nas informações dos textos e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que esses ideais representam