Texto base:
Enunciado:
a) Escreva, no mapa, os nomes dos dois oceanos que banham continente sul-americano.
b) Identifique os cinco países que integram o Mercosul, utilizando símbolos e complete a legenda.
c) Identifique, com duas diferentes cores, os países que compõem a América Andina e a América Platina e complete a legenda.
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Upe-ssa) Leia o texto a seguir:
Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003
Acesso em: junho 2015.
A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de:
- Língua Espanhola | 2. Gramática
La Declaración de Chapultepec
[1] La Declaración de Chapultepec, un documento
emblemático que recoge los postulados medulares de las
libertades de prensa y de expresión, conmemora su vigésimo
[4] aniversario. Hasta ahora, la declaración ha sido firmada por 29
países, de los 35 que integran el hemisferio americano. El
primer principio es una expresión contundente, de la que
[7] emanan los otros: “No hay personas ni sociedades libres sin
libertad de expresión y de prensa.”
Esta hermosa declaración de principios contrasta con
[10] la realidad desalentadora que enfrentan las libertades de
expresión y prensa, no solo en este hemisferio, sino en todo el
mundo. La propia Relatoría Especial para la Libertad de
[13] Expresión de la Organización de los Estados Americanos
(OEA), de amplio prestigio internacional, en tiempos recientes
sufrió amenazas de fuertes restricciones a su presupuesto, que
[16] podrían llevar a su desaparición, todo ello como parte de una
reforma a la Comisión de Derechos Humanos, a la que
pertenece. Sin embargo, la amenaza fue disipada cuando, en
[19] una reunión de cancilleres en el 2013, se decidió continuar con
el sistema usual de financiamiento.
Internet: <www.centrolibertadprensa.org> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto de arriba, juzgue lo próximo ítem.
La locución “Sin embargo” (l.18) indica una oposición que también puede ser expresada por Todavía, sin producir alteraciones gramaticales o semánticas en el texto.
- Biologia | 10.5 Cordados
Analise as seguintes afirmações sobre as características dos tubarões:
I. suas escamas são homólogas aos dentes dos outros cordados;
II. possuem bexiga natatória, responsável por sua excelente flutuabilidade;
III. são animais sensíveis, com a capacidade de detectar campos eléctricos gerados por outros animais;
IV. são sempre animais de grande porte, pois todos são ferozes e vorazes.
Estão corretas as características contidas em:
- Geografia | 6.1 Agricultura
A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água.
MARAFON, G. J. et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade.
Rio de Janeiro: Garamond, 2011.No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais como
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
ANO - 07. GRANDEZAS E MEDIDAS
5. Identifique os objetos das gravuras a seguir e ligue-os com um traço à palavra que representa o que devemos usar para medi-los:
Régua
Balança
Litro