Observa las imágenes de la historieta y completa los globos según el contexto.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Quando a Internet surgiu, no final da década de 60, servia para a comunicação de cientistas, militares e órgãos do governo norte-americano. Hoje, mais de
da informação trocada na “mãe de todas as redes” tem fins comerciais. Analise o gráfico apresentado a seguir.
Calcule os ângulos centrais relativos a cada setor do gráfico, completando a tabela seguinte.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Enunciado:
Muitas expedições, principalmente para a região da Amazônia, tinham por objetivo extrair produtos da floresta que pudessem ser vendidos na Europa. Entre as plantas mais procuradas estavam a castanha-do-pará, o guaraná e o louro. Conhecidos como drogas do sertão, essas mercadorias atraíram muitos desbravadores para o norte do Brasil.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir e responda à questão.
AS SAPATILHAS MÁGICAS
Isabel não queria nada mais do que saber dançar. Sua avó havia sido uma dançarina muito famosa, e Isabel passava horas olhando todas as fotos antigas e os troféus na casa de seus avós. Ela se imaginava no palco, sob a luz do holofote, dançando na frente de uma enorme multidão.
Mas não importava o quanto tentasse, Isabel não conseguia fazer com que seus pés a obedecessem. Ela observava triste as outras meninas de sua classe rodopiando pelo chão. “Por que eu sou tão desajeitada?” – ela se lamentava.
Um dia, Isabel estava visitando a casa de seus avós, quando sua avó lhe perguntou:
- Como estão indo as aulas de dança, Isabel?
- Ah, vovó, eu simplesmente não consigo! Eu sempre pratico, mas nunca consigo fazer certo.
- É claro que consegue! – disse sua avó sorrindo. – Você só precisa acreditar que consegue. Espere aqui um momento. Tenho uma coisa que lhe dar.
A vovó voltou com uma caixa de papelão e a entregou a Isabel. Dentro da caixa, embrulhada em um papel marrom amassado, havia a caixinha de música mais bonita e delicada que Isabel já tinha visto. Ele a abriu e viu uma pequena fada bailarina girando ao som de uma melodia simples, porém encantadora.
- É linda, vovó! Obrigada! – disse Isabel.
- Ela era minha quando eu era uma garotinha – disse a vovó. – Você deve me prometer que vai cuidar muito bem dela. Esta caixinha de música é muito mais especial do que você imagina.
Isabel não entendeu o que isso queria dizer, mas deu um grande abraço em sua avó e saiu correndo para mostrar a seus pais o lindo presente.
Chegando a sua casa, foi direto para o seu quarto e deu corda na caixinha de música. Ela ficava olhando a fada bailarina girar e girar.
- Como eu gostaria de dançar como você! – Isabel disse. Enquanto ainda falava, houve um clarão. Diante dos olhos surpresos de Isabel, a fada bailarina da caixinha bocejou, esticou os braços e começou a voar, e então pousou sobre a cama.
- Obrigada, Isabel – disse a fada. – É tão bom estar enfim fora dessa caixinha! Agora eu quero fazer uma coisa para você. Amanhã, ao acordar, você vai encontrar um par de sapatilhas nos pés da sua cama. Calce-as e você se tornará a melhor bailarina do mundo!
Sem falar mais nenhuma palavra, a fada voou pela janela aberta. (...)
Durante toda a noite, a pequena bailarina dançou nos sonhos de Isabel. Quando acordou, ela não resistiu olhar nos pés de sua cama. Para sua surpresa, Isabel encontrou um lindo par de sapatilhas, assim como a fada bailarina tinha prometido!
As sapatilhas não pareciam ser mágicas, mas Isabel mal podia esperar para ver se elas funcionavam mesmo. Ela as calçou e ficou em pé, no meio do seu quarto, pronta para tentar dar uma pirueta. Antes mesmo de pensar no que estava fazendo, Isabel se viu girando na ponta dos pés igual a uma bailarina de verdade. Ela estava conseguindo dançar! Ainda não acreditando, tentou fazer outros passos e conseguiu fazer todos eles perfeitamente. (...)
Carmem, a professora de dança de Isabel, ficou muito impressionada com o seu desenvolvimento.
Algum tempo depois, naquele mesmo ano, Carmem convidou Isabel para o papel principal na apresentação do fim de ano. Isabel ficou cheia de alegria e aceitou na hora. (...)
Nem todas as colegas ficaram felizes ao saber que Isabel teria o papel principal. Isabel tentava não se importar com o que as outras colegas diziam. Ela queria somente dançar! Então, ela se esforçou ao máximo para aprender todos os passos novos para a apresentação. É claro que as sapatilhas mágicas facilitaram muito, mas Isabel ainda se dedicou mais do que nunca. Ela queria que todos os passos fossem perfeitos.
Finalmente, chegou o dia da apresentação. Isabel ficou ansiosa e radiante ao mesmo tempo. (...) Isabel esperava atrás das cortinas ouvindo o auditório se encher. Ela não estava acreditando que iria dançar na frente de todas aquelas pessoas.
Era hora de terminar de se arrumar para a apresentação. Isabel correu para o vestiário para pegar suas sapatilhas. Mas, quando chegou lá, viu que elas tinham sumido! O que ela faria agora? Isabel sentiu lágrimas encherem seus olhos. Ela não teria como fazer a apresentação agora de jeito nenhum! Como ela se explicaria?
Enquanto estava sentada, pensando no que ia fazer, Isabel sentiu uma leve batidinha em seu ombro e ouviu um sussurro em seu ouvido.
- Hoje é a grande apresentação, Isabel! Por que você está sentada aqui chorando?
Ela esfregou seus olhos e, olhando para cima, viu a fada bailarina girando alegremente.
- Estive observando você, Isabel, e você é mesmo uma excelente dançarina.
- Mas minhas sapatilhas mágicas sumiram! Não consigo dançar sem elas! – disse Isabel chorando.
- As sapatilhas não eram mágicas de verdade, Isabel! - A fada olhou para ela e sorriu.
(...)
Fonte: Histórias para garotas. São Paulo, Ciranda Cultural, 2010. P.54-61. Adaptação.
Explique o significado das palavras ou expressões destacadas, de acordo com o texto.
- a) “Mas não importava o quanto tentasse, Isabel não conseguia fazer com que seus pés a obedecessem.”
- b) Isabel ficou ansiosa e radiante ao mesmo tempo.
- c) Durante toda a noite, a pequena bailarina dançou nos sonhos de Isabel.
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão.
LIVRO DESTACA A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO CONSCIENTE
Débora Spitzcovsky Planeta Sustentável - 19/08/2009 Nosso estilo de vida provoca impactos ambientais no planeta e, para diminuí-los, não há nada melhor do que repensar nossos hábitos de consumo. Essa é a opinião do especialista Daniel Goleman, que em seu livro Inteligência Ecológica defende a ideia de que conhecer as consequências de tudo aquilo que compramos, vendemos e fabricamos pode influenciar nossas decisões na hora das compras e, consequentemente, alterar a maneira como as coisas são produzidas. Goleman explica na obra que a chamada inteligência ecológica transforma consumidores “sem importância” em uma força de peso, porque obriga quem vende a ser transparente e a oferecer aquilo que o consumidor deseja. Para realizar essa mudança, no entanto, o autor enfatiza que é necessário que a sociedade se una para conseguir provocar mudanças. O autor acredita que já existem mudanças devido às novas exigências dos consumidores que, cada vez mais, levando o bem-estar coletivo em conta. “A regra geral dominante nas empresas – ‘quanto mais barato, melhor’ – vem sendo substituída por ‘quanto mais sustentável, melhor’, ‘quanto mais saudável, melhor’ ou, ainda, ‘quanto mais humano melhor’”, afirmou. Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cultura/daniel-goleman-inteligencia-ecologica-consumo-consciente-493015.shtml> Adaptação - Acesso em 10/11/2009
Enunciado:
Complete o quadro fazendo uma comparação entre o consumo consciente e o consumo não consciente.
Três atitudes de um consumidor consciente
Três atitudes de um consumidor que não é consciente
- Física
Um foguete de brinquedo voa na direção e sentido indicados pela figura com velocidade constante v. Durante todo o voo, um par de espelhos, composto por um espelho fixo e um espelho giratório que gira em torno do ponto A, faz com que um raio laser sempre atinja o foguete, como mostra a figura acima. O módulo da velocidade de rotação do espelho é: