Texto base: Leia o texto a seguir.
Os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. As algas envolvidas nesta associação são as clorofíceas e cianobactérias. Os fungos dessa associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte pois é o organismo fotossintetizante da associação. [...]
Disponível em: <http://goo.gl/2XDyBJ>. Acesso em: 17 nov. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
a) Identifique o Reino ao qual pertencem os seres que formam essa associação.
b) Descreva duas características do organismo micobionte.
c) Explique a vantagem para o fungo formar esse tipo de associação.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 04. Características naturais do território brasileiro
Leia o texto a seguir que fala da Floresta Amazônica para responder a questão.
Apesar do desmatamento, a floresta amazônica ainda é a maior e mais rica floresta tropical do planeta, e ocupa quase a metade de todo o território brasileiro. Ela é encontrada nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.
Além da riqueza representada pela imensa variedade de animais e plantas, a floresta também é fonte de muitas coisas úteis como o guaraná, o açaí, a castanha e a seringueira de onde se extrai o látex da borracha.
Muitos cientistas estudam as ervas e plantas da região para fabricar remédios para as mais diferentes doenças. Essa é uma das maiores riquezas que a floresta esconde.
Dizem que a natureza da Amazônia é tão rica por causa do clima da região, chamado equatorial. Faz calor o ano inteiro e chove todo dia na floresta. As chuvas constantes alimentam os rios da Amazônia, que estão entre os maiores da Terra.
Disponível em: http://www.canalkids.com.br/viagem/brasil/floresta2.htm. Acesso em: 10 nov. 2011.
A Amazônia é uma floresta que tem importância mundial. Por isso muitos cientistas fazem pesquisa nesta região.
(A) Por que os cientistas estudam espécies da Floresta Amazônica?
(B) Explique por que é importante preservar a Floresta Amazônica.
- Matemática - Fundamental | 05. Retas e Ângulos
Na fi gura seguinte, são dados o triângulo ABC e o ponto V. Note que estão destacados os ângulos externos do triângulo ABC, cujas medidas são α, β e γ
Nosso objetivo neste problema é obter a soma das medidas α, β e γ. Para isso, siga primeiramente as instruções:
• Trace a semirreta
paralela à reta
pelo ponto V.
• Trace a semirreta
paralela à reta
pelo ponto V.
• Trace a semirreta
paralela à reta
pelo ponto V.
• Identifique, no trio de semirretas com mesma origem V, os ângulos cujas medidas são α, β e γ.
Depois de realizado esse procedimento, podemos afirmar que a soma das medidas α, β e γ é igual a:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(IFBA) O gás de cozinha contém GLP (gases liquefeitos de petróleo) uma mistura constituída, principalmente, por 50% em volume de butano, C4H10 e 50% em volume de propano, C3H8 Obtém-se o GLP em uma das etapas iniciais do refino do petróleo, a destilação e uma forma de armazená-lo é em botijões que devem ser comercializados, manuseados e utilizados respeitando-se algumas normas de segurança.
A destilação permite a separação de várias frações de hidrocarbonetos constituintes do petróleo. Dessa forma, ao se levar em conta as propriedades dos compostos e das misturas, bem como o processo de separação das frações do petróleo, pode-se afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto e a charge a seguir para responder à questão. Mesmo repleto de rios, mares e oceanos, nosso planeta tem disponível apenas cerca de 2,5% a 3% de água doce, isto é, água propícia para o consumo de cerca de 7 bilhões de seres humanos. Estes percentuais seriam suficientes para abastecer toda a população global, mas há um problema: água doce é um recurso natural que não se distribui igualmente e boa parte é de difícil acesso (localizada em rios, lagos, geleiras e aquíferos). Abundante em alguns países, escasso em outros, é usado intensamente pela agricultura, indústria e em atividades domésticas – só que de forma cada vez mais insustentável. Além das razões acima, ainda se pode acrescentar os desequilíbrios ambientais (poluição dos rios, seca, enfraquecimento dos lençóis freáticos, etc.), o desperdício e a má distribuição da água por parte dos órgãos gestores. Quando a demanda por água de um número de habitantes e o consumo médio por habitante supera a oferta, ou seja, a quantidade e a capacidade de distribuição de água existente em uma determinada cidade ou região, está caracterizada uma situação de estresse hídrico. A falta de acesso à água potável deixa os países mais pobres ou marcados por histórico de conflitos militares, instabilidades políticas e sociais, como é o caso dos países do Oriente Médio e África, em grave estado de vulnerabilidade: o estresse hídrico pode limitar (e limita) o crescimento econômico, restringindo atividades empresariais e agrícolas. E também afeta a capacidade de produzir alimentos suficientes para alimentar as populações. [...] Disponível em: <http://www.superinteressante.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013.
Disponível em: <http://www.charge.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013
O texto apresenta um problema relacionado à presença de água doce no planeta. Identifique-o.
- Geografia - Fundamental | 08. A tecnologia conectando pessoas e espaços
Sobre os meios de comunicação, podemos afirmar que