Analise a imagem e o texto referente à biopirataria.
(A) Registre como a biopirataria compromete a vida das espécies endêmicas.
(B) Explique como o agrotóxico pode alterar o ciclo de vida das espécies nativas.
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
¿Qué electrodoméstico está representado en la figura?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir e responda à questão.
BAGUNÇA
No dia do seu aniversário de 7 anos, Kátia acordou e encontrou em sua cama um gatinho, o mais fofinho que ela já tinha visto. Ele a observava com um olhar muito curioso.
- Oi! – disse Kátia. – Qual é o seu nome?
Mas o gatinho só olhava para ela, com cara de travesso.
- Feliz aniversário! – disse a mãe de Kátia, que estava na porta. – Ele ainda não tem um nome. Deixamos para você escolher um para ele.
- Obrigada! – ela disse, pulando da cama e dando um grande abraço em sua mãe. – Ele é exatamente o que eu queria!
Kátia e o gatinho não se desgrudaram mais. Embora ela tivesse ganhado muitos outros presentes, nada se comparava àquela bolinha de pelo que pulava pelo quarto.
- Você precisa de um nome – disse a menina, dando um beijo no focinho do gatinho.
Mas ela não conseguiu escolher um nome para ele, por mais que pensasse. Com a ajuda de seus pais, Kátia fez uma lista de sugestões – Biscoito, Nino, Fofo – mas nenhum desses nomes parecia combinar com ele.
Quando estava chegando a hora de ir dormir, Kátia se sentou para escovar seu cabelo enquanto o gatinho lambia suas patas deitado na cama.
-Você já escolheu um nome para o seu gatinho? – perguntou a mãe de Kátia, enquanto entrava no quarto.
Ela balançou sua cabeça dizendo que não.
- Por que você não pensa durante a noite? – sugeriu sua mãe. – Tenho certeza de que amanhã você já terá pensado em algum nome. Agora é hora de ele ir lá para baixo para você dormir.
- Mas ele quer dormir aqui comigo! – Kátia disse. – Ele me contou!
- Melhor não. Ele vai ficar bem dormindo no corredor em seu novo e aconchegante cesto.
Mas ninguém conseguiu dormir naquela noite, principalmente o gatinho. Ele ficou miando, miando e miando a noite inteira. De manhã os pais de Kátia decidiram que teriam de colocar o gatinho para dormir na sala.
- Talvez estivesse muito frio no corredor para ele – disse sua mãe. – Pelo menos o barulho vai ficar abafado na sala, então ninguém vai ficar acordado por causa dele.
Kátia abraçou o gatinho e acariciou seus pelos. (...)
Naquela noite, a mãe de Kátia colocou o cesto do gatinho na sala.
Kátia acordou com um grito da mãe e desceu as escadas correndo.
- Ai não, gatinho! – ela disse. – O que você fez agora?
O sofá estava todo rasgado e com arranhões do gatinho. Estava destruído.
- Certo! – disse o pai de Kátia. – A partir de agora, esse gatinho vai dormir na cozinha, atrás da porta.
- Mas pai, por que não deixa ele dormir no meu quarto? Ele não vai fazer nenhuma bagunça, eu prometo! – ela implorou.
Porém, seus pais não quiseram escutá-la, e colocaram o cesto do gatinho na cozinha.
Na manhã seguinte, Kátia acordou e foi direto para a cozinha ver o gatinho.
- Ai não! – ela disse, olhando assustada em volta na cozinha. Parecia que um elefante tinha sido solto. Havia comida e bagunça para todos os lados!
Os pais de Kátia ficaram aborrecidos com a bagunça, mas também preocupados.
- Quanta bagunça um gatinho consegue fazer, não? – disse sua mãe, recolhendo o que havia sobrado do jornal de seu marido. – Se ele não se comportar, teremos de pensar em encontrar um novo lar para ele.
- Por favor, não o mande embora! – disse Kátia, chorando. – Acho que ele se sente solitário. Se você deixá-lo dormir no meu quarto, tenho certeza de que ele vai se comportar direitinho.
- Podemos tentar – disse o pai de Kátia. – Mas somente por esta noite. Se ele fizer alguma bagunça ou nos acordar, acho que ele terá de ir embora.
Então, naquela noite, colocaram o cesto do gatinho no quarto de Kátia.
-Você precisa fazer o máximo para se comportar hoje à noite – ela falou seriamente com o gatinho. – Senão, você vai se ver em grandes apuros.
Ela também lhe prometeu que se ele se comportasse ela pensaria em um nome para ele de uma vez por todas na manhã seguinte. O gatinho somente olhou para ela e ronronou, mas Kátia tinha certeza de que ele havia entendido.
De manhã, a mãe de Kátia abriu a porta do quarto bem devagar. Kátia e o gatinho estavam brincando na cama, e não havia nenhum sinal de bagunça.
- Ele se comportou direitinho à noite – disse a menina. – Ele vai poder ficar?
- Claro que sim – disse sua mãe. – Desde que ele se comporte e não faça nenhuma bagunça.
- É isto! – disse Kátia. – Este é o nome perfeito para ele. Vou chamá-lo de Bagunça!
Fonte: Histórias para garotas. São Paulo, Ciranda Cultural, 2010. P.14-19.
- a) Qual foi o nome que Kátia deu ao seu gatinho afinal?
- b) Como surgiu a ideia deste nome?
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Rita construiu a figura abaixo no geoplano e observou que sua área, considerando o quadradinho como unidade de medida, era igual a 18 u.a.
Se quisesse obter uma figura com área de 22 u.a., ela poderia manter os vértices A, B, C e D e fixar o quinto vértice no ponto
- História | 6.13 Segunda Guerra Mundial
Os quase vinte anos que separam o fim da Primeira Guerra Mundial (novembro de 1918) e o começo da Segunda Guerra Mundial (1939) foram marcados pelo descrédito dos sistemas liberais representativos e pelo crescimento avassalador de alternativas autoritárias. O fascismo italiano, em 1922, e o nazismo alemão, em 1933, são apenas os casos mais emblemáticos. Para piorar, em 1929, os Estados Unidos da América (EUA) e o sistema capitalista se viram diante de uma das maiores crises econômicas da história. Os movimentos fascistas se espalharam então, prometendo o fim do desemprego e repudiando a ideia do igualitarismo, o comunismo e a democracia. Seus efeitos foram devastadores.]
Bruno Garcia. O outono da democracia. In: Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 8, n.º 88, jan./2013, p. 24-5 (com adaptações).
Com relação às informações do texto precedente e a aspectos diversos por elas suscitados, julgue o item a seguir.
A Segunda Guerra Mundial envolveu, em campos opostos ou aliados, países europeus que representavam diferentes regimes políticos, como os totalitários — Alemanha, Itália e URSS — e as democracias liberais — Inglaterra e França, que defendiam a liberdade na Europa, mas exerciam sistemas coloniais marcados pela opressão e pelo racismo na África e na Ásia.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a charge que se refere ao uso de um tipo de substância que provoca alterações no organismo humano.
Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/_ZqAgyS1nNe0/TQQL0qL224I/AAAAAAAACVY/Mw_1SNemrOw/s1600/esteroide_droga_anabolica.jpg>. Acesso em: 16 março 2013.
Uma das consequências do uso dessas substâncias para as pessoas é a