Explicaê

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11. Materiais:

 

  • Cartolina branca no tamanho A4
  • Canetinhas hidrocor coloridas
  • Lápis grafite
  • Data show e caixinhas de som
  • Caderno de arte ou folhas avulsas para rascunhos

     

   

  Desenvolvimento:  

   

  1 - Distribua aos alunos o seguinte texto sobre o Congado, sua origem e características e leia-o junto com eles:  

  Congada, Congado ou Congo são nomes genéricos dados ao conjunto de elementos que circundam uma Festa de Reinado de tradição afro-brasileira, em que se faz a coroação de «Reis e Rainhas Congo» em louvor a um santo negro. As festas são organizadas por Irmandades ou pelo grupo com os seus brincantes, tocadores, capitães, reis, rainhas, cozinheiros, ajudantes e mestres, que fazem procissões, realizam missas e levantam mastros. Em cada localidade, esses grupos têm uma dinâmica e características próprias. As festas de Reinado no Brasil com devoção a santos negros, como Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, são tradições mantidas em diversas localidades, com destaque para Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Historicamente, sua origem remonta ao Brasil colonial. Existem irmandades de quase 300 anos de existência e, com certeza, essa é uma das tradições mais antigas em atividade no nosso país. Por isso, é preciso olhar com mais atenção para essa tradição. Uma das fundamentações míticas do Congado, nesse caso, em Minas Gerais, diz que as guardas se formaram quando uma imagem de Nossa Senhora do Rosário apareceu no mar. O grupo do Congo se dirigiu para a areia tocando seus instrumentos; só conseguiu fazer com que a imagem se movesse uma vez: Nossa Senhora se encaminhou para frente e parou. Então vieram negros moçambiqueiros, batendo seus tambores, cantando para a santa e pedindo-lhe que viesse protegê-los. A imagem veio se encaminhando, no movimento das ondas, até chegar à praia e depois foi em cima do tambor para a capela de palha, por isso moçambique é lento ou compassado, pois está carregando a santa. Existem várias outras versões e, de região pra região, ela muda. Em Goiás, ela aparece na Caverna; no Vale do Paraíba, onde o culto mais forte é em louvor a São Benedito, contam e cantam que ele era cozinheiro e africano morando em Lisboa e, nas horas vagas, cria o Moçambique pra lembrar-se da África. Na Vila da Juaba, em Cametá-PA, diz que a santa foi levada enrolada numa trouxa de roupa até o Quilombo do Mola por uma escrava. No Espírito Santo, falam de um barco que naufraga e os negros pedem para São Benedito para salvá-los e, como gratidão, criam as Bandas de Congo.  

  Disponível em: http://www.selomundomelhor.org/2009/06/07/o-congado-brasileiro-so-o-rosario-nos-une/. Acesso em: 13 set. 2013.  

   

  2 - Apresente aos alunos o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_2Uw3ZS3aYg, convidando-os a prestar atenção nas roupas, nos instrumentos musicais, nas cores, nas bandeiras. Será que tudo isso tem um significado específico? Convide os alunos a marcar com palmas o ritmo das músicas que são apresentadas no vídeo.  

  3 - Em seguida, seria enriquecedor para os alunos conhecer o Congado da cidade ou entrevistar um congadeiro. Nessa oportunidade, o congadeiro poderia cantar uma das músicas tradicionais em seu grupo ensinando às crianças o canto e o ritmo.  

  4 - Independente ou não do encontro com o congadeiro, após discutirem o texto acima e o filme, passe novamente o filme sobre o congado para os alunos a fim de que realizem pequenas anotações visuais. Você poderá facilitar o processo pausando o vídeo para que os alunos tenham tempo de registrar, a partir daquela imagem que foi congelada, uma informação visual através de desenhos, que sirva para compor um trabalho posterior.  

  5 - De posse desses rascunhos, cada aluno poderá agora realizar um desenho reunindo os fragmentos coletados na experiência de ver o vídeo conforme item 4 deste Desenvolvimento. Este desenho deverá ser realizado a partir dos princípios que regem o ritmo na imagem, ou seja, pela repetição das formas no papel.  

  6 - Acompanhe o processo dos alunos ajudando-os na solução das questões composicionais. É sempre bom realizar um rascunho prévio do que será feito. Comecem desenhando bem levinho e depois acrescentem as cores com canetinhas coloridas ou lápis de cor.  

  7 - Aqui uma sugestão simples, com tambores:  

  Imagem  

  Desenho da autora  

  8 - Realizem uma bela exposição na escola em que poderão estar presentes, não apenas os resultados, mas também os rascunhos. Na ocasião, passe também o vídeo para a comunidade escolar e anexe o texto informativo sobre o Congado junto às imagens. Se conseguir adereços do Congado local e fotografias das festas relacionadas a ele, anexe também à bela exposição!  

   

  Observações:  

  1 - Se quiser conhecer um pouco sobre o significado dos adereços do Congado, leia em: COSTA, Laís Batista. A teatralidade nas manifestações de cultura popular. Disponível em: https://ssl4799.websiteseguro.com/swge5/seg/cd2008/PDF/IC2008-0397.PDF. Acesso em: 13 set. 2013.  

  2 - Acredito ser de muita importância abordar o valor de tradições culturais como a do Congado em nosso país. Conhecer para preservar. Só damos valor ao que conhecemos. A riqueza da tradição congadeira é enorme, é também testemunha do sincretismo religioso que funda as bases de nosso país; é também a manifestação viva da herança cultural africana em nossa constituição.