No mesmo parto, uma mulher deu à luz três meninos e uma menina. Sabendo que os quatro têm tipos sanguíneos distintos, pode-se permite afirmar que:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Uma mulher pertencente ao tipo sanguíneo A teve uma criança pertencente ao tipo B que sofreu eritroblastose fetal ao nascer. O pai da criança é receptor universal e também teve eritroblastose fetal. A probabilidade desse casal ter uma criança com o mesmo genótipo da mãe é de
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(Unesp) A crise de abastecimento de água em São Paulo se agravou significativamente a partir de 2002, quando a empresa pública Sabesp passou a priorizar a obtenção de lucro. Com essa alteração, a água deixou de ser considerada bem público e recurso essencial para a sociedade, abandonando-se o foco na universalização dos serviços de saneamento básico. Nesse mesmo caminho, seguiu uma diretriz estratégica de atender à expansão econômica, beneficiando-se com a lucratividade do aumento do consumo, ignorando a suficiência de água para atender a essa crescente demanda. Do ponto de vista neoliberal, a crise hídrica oferece “grandes e novas oportunidades” de negócios, tanto para obras como para serviços, especialmente no setor de gestão das águas, uma vez que se trata de um bem essencial de que todos são obrigados a dispor a qualquer preço e custo.
Delmar Matteret al. “As obras e a crise de abastecimento”. www.diplomatique.org.br, 06.02.2015. Adaptado.
No texto, o problema do abastecimento de água em São Paulo é abordado sob o ponto de vista...
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A chegada da Família Real ao Brasil trouxe muitas mudanças. D. João tomou muitas decisões que fizeram com que o Brasil, especialmente o Rio de Janeiro, fosse transformado.
Identifique quatro ações de D. João que resultaram em progresso para o Brasil.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Os últimos anos da União Soviética foram uma catástrofe em câmera lenta. A queda dos satélites europeus em 1989 e a relutante aceitação por Moscou da reunificação alemã demonstraram o colapso da União Soviética como potência internacional, mais ainda como superpotência. [...] Em termos internacionais a URSS era como um país abrangentemente derrotado, como após uma grande guerra – só que sem guerra. [...] a desintegração da União não se deveu a forças nacionalistas. Deveu-se essencialmente à desintegração da autoridade central, que obrigou região ou subunidade do país a cuidar de si mesma e, não menos, a salvar o que pudesse das ruínas de uma economia que escorregava para o caos. A fome e a escassez então por trás de tudo o que aconteceu nos últimos dois anos da URSS. HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995 .p.476. (Fragmento)
Enunciado:
Analise o processo histórico que culminou no colapso da União Soviética, considerando a seguinte idéia defendida pelo historiador Eric Hobsbawn: “Os últimos anos da União Soviética foram uma catástrofe em câmera lenta”.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
CARTA ABERTA
Das: Crianças do Brasil
Para: Presidente da República
Curitiba, 27 de outubro de 1996.
Exmo. Sr. Presidente,
Nós, os 350 participantes do I Congresso de Criança para Criança, que durante três dias nos reunimos no Colégio Madalena Sofia – Pitágoras, em Curitiba, para refletir e conversar sobre nossos direitos e deveres como cidadãos, gostaríamos que o senhor soubesse o que pensamos sobre a situação das crianças do Brasil e o que queremos mudar.
Ainda que sejamos crianças bem alimentadas, com saúde, boas casas e escolas, sabemos que não é assim que vive a maioria das crianças deste país, como por exemplo os menores abandonados.
Nossas preocupações são: violência, escravidão infantil, discriminação, prostituição, fome, falta de escola, doença, desrespeito aos nossos direitos e falta de trabalho para os pais.
O que sonhamos: igualdade de condições de vida para todas as crianças brasileiras, tempo para brincar e ser feliz, direitos e deveres respeitados, paz, justiça e verdade.
Nós queremos: cidadania, agora, para todas as crianças do Brasil.
Senhor Presidente, nos leve a sério e escute a nossa voz!
Participantes do I Congresso de Criança para Criança.
PAES, Maria Paula Dias. História.São Paulo: Editora Universidade. 2006, p. 42.
a) Para quem as crianças escreveram essa carta?
b) O que as crianças denunciam nesse documento?
c) O que as crianças esperam conseguir com esse documento?