Encontramos a água nos mais diferentes ambientes da natureza, seja nos rios, lagos e mares, seja na atmosfera, seja em geleiras no alto de montanhas e nos polos.
Essa disponibilidade de água no planeta nos mais diferentes ambientes se dá através do que chamamos de ciclo da água, a partir de suas transformações físicas (mudanças de estado) que ocorrem espontaneamente.
Dessa forma, a água dos oceanos, rios e lagos pode subir para a atmosfera na forma de vapor, formando nuvens, alcançando grandes altitudes, precipitando (chovendo ou nevando) e, assim, alimentando geleiras, rios, lagos, solo e o subsolo.
Abaixo, temos uma ilustração simplificada do ciclo da água. Nela estão presentes 2 transformações físicas importantes, marcadas como 1 e 2.
Quais os nomes que se dão às transformações físicas apresentadas na figura?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Em “Há também o que vai para se entregar, ser um com o Arpoador, mil-partido.” a palavra “o”, grifada, é:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNIT) Ainda hoje observamos a coexistência entre as ideias de Darwin e a ideia aristotélica da ScalaNaturae. A ideia de progresso linear parece ser tão intuitiva que a simples luta para divulgação do novo paradigma divergente sobre a diversidade torna-se uma batalha que dura mais de cem anos. [...] A nova ideia sobre a diversidade amplia nosso entendimento sobre processos históricos que são mais complexos que processos teleológicos ou lineares. Melhor ainda, contribui de forma decisiva sobre o conhecimento que temos a respeito de nossa própria espécie. (LANDIM, 2009, p. 35).
É correto afirmar, a partir das proposições a seguir, como sendo uma concepção darwinista a respeito da história evolutiva dos seres vivos:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: O texto a seguir fala de uma época diferente da sua. O autor resolveu apresentar a lista de materiais escolares dos anos 60, 70. Você conhece estes objetos? Coisas da escola de antigamente Se você foi garoto ou adolescente nos anos 60 e 70 vai gostar do que vai ver. Coisas que as crianças de hoje nem imaginam ter existido! A lista do material escolar basicamente era composta assim: - lápis de preferência da marca Fritz Johansen, - borracha, caneta tinteiro, régua de madeira, - estojo de lata ou madeira, - caderno tipo brochurão, - cadernos de caligrafia, de desenho, de linguagem, - folhas de papel almaço pautadas, - vidrinho com cola - Goma Arábica, Ah!!! , eu ia esquecendo do mata borrão. A mala usada do 1º ao 4º ano, tínhamos que cuidar bem dela. Disponível em: http://slideshare.net/silasramos/a-escola-antigamente-decada-de-50-60-70
Enunciado:
1. Baseando-se no texto e na imagem, responda:
a) Quais as principais mudanças ocorreram, ao longo do tempo, na lista de materiais da escola? Explique sua resposta apresentando exemplos.
b) Por que essas mudanças foram acontecendo?
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Os ciclos biogeoquímicos são fluxos contínuos dos elementos químicos na natureza para os seres vivos, em diferentes formas químicas. Dessa forma, elementos como o carbono, enxofre, cálcio, oxigênio, dentre outros, percorrem esses ciclos, unindo todos os componentes vivos e não-vivos da Terra. A seguir está representado esquematicamente o ciclo do carbono.
A respeito dos ciclos biogeoquímicos, analise as afirmações a seguir.
I - O carbono é um elemento químico de grande importância para os seres vivos, pois participa da composição química de todos os componentes orgânicos e de uma grande parcela dos inorgânicos também. Os mecanismos de retorno do carbono ao ambiente é por intermédio da respiração, queima de combustíveis fósseis (gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão) e de queimada em florestas. O aumento no teor de CO2 atmosférico causa o agravamento do "efeito estufa" que pode acarretar sérios danos ao ambiente, ocasionando grandes variações no ecossistema global.
ll - Sendo a Terra um sistema dinâmico e em constante evolução, o movimento ou caminhos percorridos ciclicamente de seus materiais afetam todos os processos físicos, químicos e biológicos.
lll - A quantidade de água na forma de vapor na atmosfera é pequena quando comparada às grandes quantidades que são encontradas nos outros estados físicos. Mas, apesar dessa pequena quantidade, ela é fundamental na determinação das condições climáticas e de vital importância para os seres vivos.
lV - O fósforo é um elemento químico que participa estruturalmente de moléculas fundamentais do metabolismo celular, como fosfolipídios, coenzimas, ácidos nucleicos e hidrato de carbono.
V - O nitrogênio é um elemento químico que entra na constituição de duas importantes classes de moléculas orgânicas: carboidratos e ácidos nucleicos. Além disso, o nitrogênio é o componente de uma molécula essencial para todos os seres vivos da biosfera: o ATP.
Todas as afirmações corretas estão em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Pontuação
Texto base: Considere o texto a seguir para responder à questão 3. Carta de amigo Alô, Guilherme, tudo bem? Você lembra quando a gente conversava do que ia ser quando crescer? Você sempre sabia o que queria, só que a toda hora mudava: médico, arquiteto, escritor. Eu não, lembra? Eu nunca sentia muita vontade de ser nada. E daquela última vez que a gente conversou, eu até te disse: acho que eu não vou ser nada de tanto que eu não sei o quê que eu quero ser. Mas agora você vai ficar bobo: essa semana — até que enfim!! — eu descobri o quê que eu quero. Adivinha. Pensa bem. Resposta [...] de cabeça para baixo. Professor Tá duvidando? No princípio eu também duvidei. Tudo começou por causa do Tuca, aquele bolsista que veio pra escola e que senta no mesmo lugar que você sentava. Eu comecei dando explicações de matemática pra ele. Mas agora eu estou dando aula de tudo. Pra ver se ele alcança a turma. Senão ele é capaz de perder a bolsa. Eu nunca tinha pensado que eu ia gostar de ensinar, mas sabe? quando o Tuca saca o que eu explico me dá uma sensação assim de... sei lá, isso eu não sei explicar. Só sei que é bom. Então eu resolvi que vou ser professor. E você? continua mudando de profissão a toda hora? Vê se escreve, viu, cara? Abração do Rodrigo BOJUNGA, Lygia. “O bife e a pipoca” In: Tchau. Rio de Janeiro: Agir, 2000.
Enunciado:
Releia o trecho:
“Mas agora você vai ficar bobo: essa semana — até que enfim!! — eu descobri o quê que eu quero.”
No trecho transcrito, Rodrigo emprega os travessões para isolar