A presença de íons na atmosfera é responsável pela existência de um campo elétrico dirigido e apontado para a Terra. Próximo ao solo, longe de concentrações urbanas, num dia claro e limpo, o campo elétrico é uniforme e perpendicular ao solo horizontal e sua intensidade é de 120 V/m. A figura mostra as linhas de campo e dois pontos dessa região, M e N.
O ponto M está a 1,20 m do solo, e N está no solo. A diferença de potencial entre os pontos M e N é:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.5 Vegetação
(FUVEST 2008 1ª FASE)
O mapa acima representa os prováveis limites das formações vegetais de parte do território brasileiro à época do descobrimento.
As formações vegetais e o relevo do perfil F – G no mapa estão corretamente representados em:
- Biologia | 09. Botânica
(Unemat) As angiospermas são as plantas com maior número de espécies e de indivíduos que ocupam o maior número de habitats.
Assinale a alternativa que apresenta as características exclusivas desse grupo de plantas.
- Física | 3.2 Dilatação
(UEFS)
A figura representa um tubo em forma de U, contendo um líquido. Os ramos do tubo estão envolvidos por camisas de refrigeração que contêm gelo em fusão a 0°C e a água à temperatura θ. Sabendo-se que as massas específicas dos líquidos mantidos a 0°C e θ são, respectivamente, iguais a μ0 o e μ, e desprezando-se a dilatação do tubo, com base nos conhecimentos sobre a hidrostática, é correto afirmar que o coeficiente de dilatação real do líquido é determinado pela relação
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Your Time Their Future
1 Frank could have been the average American teen-ager. But with profound family, drug and behavioral problems, and almost completely without resources, Frank was anything but average. He'd drifted into an alternative school for troubled youths, where, despite special classes, Frank's principal still considered him "the worst kid of the whole lot." Clearly, Frank was in a downward spiral with little hope of reversing the direction.
2 However, Elizabeth Müller, program coordinator at the Freeport Youth Outreach Center, refused to give up on the teen-ager. She matched him with a mentor, Dr. Lawrence Brennan, who found Frank an after-school job. More importantly, Dr. Brennan promised to meet with Frank for a few hours every week to talk and relax, and eventually to become a friend and confidant.
3 The results were powerful. In one semester, Frank switched from the alternative school to a regular junior high school and became an honor roll student. Since then he has never missed a class, mentor meeting or day of work.
4 "All he needed was to be given some purpose and direction," Brennan says.
Encarte do Reader's Digest, October 1998.
acordo com o texto, como você traduz EVENTUALLY (par.2)?
- Língua Portuguesa
Árvore da Língua
Ao longo dos três andares, uma instalação de 16 metros de altura mostra palavras com mais de 6 mil anos, projetadas em folhas da Árvore da Língua. Ela faz os significados dançarem para falar da evolução do indo-europeu ao latim e, dele, ao português. Criada pelo designer Rafic Farah, a escultura é pontuada por um mantra de Arnaldo Antunes, com os termos “língua” e “palavra” cantados em vários idiomas.
SCARDOVELI, E. Revista Língua Portuguesa. Ano II, nº 6. São Paulo: Segmento, 2006.
O texto apresentado pertence ao domínio jornalístico. Sua finalidade e sua composição estrutural caracterizam-no como