A presença de íons na atmosfera é responsável pela existência de um campo elétrico dirigido e apontado para a Terra. Próximo ao solo, longe de concentrações urbanas, num dia claro e limpo, o campo elétrico é uniforme e perpendicular ao solo horizontal e sua intensidade é de 120 V/m. A figura mostra as linhas de campo e dois pontos dessa região, M e N.
O ponto M está a 1,20 m do solo, e N está no solo. A diferença de potencial entre os pontos M e N é:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o poema de Vinícius de Moraes. A passagem do tempo pode ser marcada de diversas formas, bem como sua organização e planejamento.
Enunciado:
Quais os nomes dos instrumentos que são usados para medir, contar e planejar o tempo?
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(UECE) Seja x1, x2, x3,..., uma progressão geométrica cuja razão é o número real positivo q. Se x5 = 24q e x5 + x6 = 90, então, o termo x1 desta progressão é um número:
- Biologia | A. Digestão
A digestão dos alimentos envolve processos químicos e físicos. Dentre os processos químicos, podemos citar a ação das enzimas que quebram as moléculas para serem absorvidas e, dentre os processos físicos, a deglutição, a mastigação e as contrações dos órgãos.
Quanto ao sistema digestório humano, analise as afirmações abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) A digestão começa na boca, a partir da mastigação e da ação de enzimas presentes na saliva.
( ) O esôfago conduz os alimentos ao estômago através de movimentos peristálticos.
( ) O fígado armazena a bile, que é secretada pela vesícula biliar.
( ) A digestão se encerra no intestino grosso, pela ação do suco intestinal.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA das respostas, de cima para baixo:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Até o dia 23 de maio de 2015, foram notificados 51.122 casos de dengue em Pernambuco, com 12.736 confirmados, em 184 municípios. Esse número representa um aumento de 507,8% em relação às notificações do mesmo período de 2014. Os municípios com o maior número de casos notificados são Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Goiana. A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.
Para o grupo de estudiosos que defende a ideia “vírus é um ser vivo”, a relação ecológica entre o Aedes aegypti e o vírus da dengue é:
- Química | 3.8 Bioquímica
(UFRN) Pró-fármacos são substâncias que devem sofrer conversão química ou bioquímica antes de exercerem sua ação farmacológica, ou seja, devem se converter no fármaco quando estão no organismo. A finalidade de se preparar pró-fármacos é resolver inconvenientes que o fármaco pode apresentar. No organismo, enzimas catalisam as reações que liberam as substâncias com ação medicamentosa. Um exemplo desse tipo de reação é a hidrólise de ésteres. O α-tocoferol (vitamina E), por exemplo, apresenta dois inconvenientes: é praticamente insolúvel em água e é rapidamente oxidado pelo oxigênio do ar. Isto dificulta sua administração parenteral. Dessa forma, a vitamina E pode ser preparada como um pró- fármaco mais hidrossolúvel – o éster de d-α-tocoferol. Ambas as substâncias estão representadas na Figura abaixo.
Os grupos funcionais que reagem para formar o éster para a obtenção do pró-fármaco, sob catálise adequada, são: