Excesso de companhia
Os anjos cercavam Marilda, um de cada lado, porque Marilda, ao nascer, ganhou dois anjos da guarda.
Em vez de ajudar, atrapalhou. Um anjo queria levar Marilda a festas, o outro à natureza. Brigavam entre si, e a moça não sabia a qual deles obedecer. Queria agradar aos dois, e acabava se indispondo com ambos.
Tocou-os de casa. Ficou sozinha, sem apoio espiritual, mas também sem confusão. Os dois vieram procurá-la, arrependidos, pedindo desculpas.
— Só aceito um de cada vez. Passa uns tempos comigo, depois mando embora, e o outro fica no lugar. Dois anjos ao mesmo tempo é demais.
Agora Marilda é o anjo da guarda dos seus anjos, um de cada vez.
Andrade, Carlos D. de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985. p. 77. Adaptado.
Releia o trecho:
Brigavam entre si, e a moça não sabia a qual deles obedecer. Queria agradar aos dois.
É correto afirmar sobre a regência dos verbos em destaque
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Aí, galera
Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo "estereotipação""? E, no entanto, por que não"?
— Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.
— Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.
— Como é?
— Aí, galera.
— Quais são as instruções do técnico?
— Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na Zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação.
— Ahn?
— É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá-los sem calça.
— Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?
— Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental. Algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas"?
— Pode.
— Uma saudação para a minha progenitora.
— Como é?
— Alô, mamãe!
VERISSIMO, L. F. Disponível em: www.releituras.com. Acesso em: 5 set. 2014.
Nessa simulação de entrevista, o autor retrata um jogador de futebol que supera as expectativas do entrevistador por utilizar uma linguagem muito elaborada, o que mostra uma situação de
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(AFA) TEXTO:THE RELATIONSHIP BETWEEN FRIENDS AND TYPES OF FRIENDSHIP
Everyone has at least one best friend, some maybe even more. There are also those people who are just friends and also arch-enemies. People may think that just because they are your friends it means that they are your best friend. The thing is, even though they are your friend, the relationship between a best friend and a friend is different. Either way regardless of archenemies, friends or best friends, there are not many ways to compare any of these different types of friends, but you can easily contrast them from one another.
Arch-enemies often know more about each other than two friends. In a comparison of personal relationships, 1friendship is considered to be closer than association, although a wide range of degrees of intimacy exists in friendships, arch-enemies, and associations. Friendship and association can be thought of as spanning across the same continuum. 2The study of friendship is included in the fields of sociology, social psychology, anthropology, philosophy, and zoology. Even animals have familiars! Various academic theories of friendship have been proposed, among which are social exchange theory, equity theory, relational dialectics, and attachment styles. 3In Russia, one typically bestows very few people the status of “friend”.
These friendships, however, make up in intensity what they lack in number. Friends are entitled to call each other by their first names alone, and to use diminutives. A customary example of polite behavior is addressing "acquaintances" by full first name plus their patronymic. These could include relationships which elsewhere would be qualified as real friendships, such as workplace relationships of long standing, or neighbors with whom one shares an occasional meal or a social drink with.
Also in the Middle East and Central Asia, male friendships, while less restricted than in Russia, tend to be reserved and respectable in nature. They may use nicknames and diminutive forms of their first names. In countries like India, it is believed in some parts that friendship is a form of respect, not born out of fear or superiority. Friends are people who are equal in most standards, but still respect each other regardless of their attributes or shortcomings. Most of the countries previously mentioned (Russia, Asia, and even the Middle East) and even our own nation are suffering a decline in genuine friendships.
According to a study documented in the June 2006 issue of the Journal American Sociological Review, Americans are thought to be suffering a loss in the quality and quantity of close friendships since at least 1985. The study’s results state that twenty-five percent of 4Americans have no close confidants, and the average total number of confidants per citizen has dropped from four to two. According to the study, 5Americans' dependence on family as a safety net went up from fifty-seven percent to eighty percent; Americans dependence on a partner or spouse went up from five percent to nine percent.
Recent studies have found a link between fewer friendships, especially in quality, and psychological and physiological regression. In the sequence of the emotional development of the individual, friendships come after parental bonding and before the pair bonding engaged in at the approach of maturity. In the intervening period between the end of early childhood and the onset of full adulthood, friendships are often the most important relationships in the emotional life of the adolescent, and are often more intense than relationships experienced later in life.
6Unfortunately, making friends seems to trouble many of people. Having no friends can be emotionally damaging for all ages, from young children to full grown adults. A study performed by researchers from Purdue University found that post-secondary-education friendships, college and university last longer than the friendships before it. Children with Asperger syndrome and autism usually have some difficulty forming friendships. 7Socially crippling conditions like these are just one way that the social world is so difficult to thrive in. 8This does not mean that they are not able to form friendships, however. With time, moderation and proper instruction, they are able to form friendships after realizing their own strengths and weaknesses.
9There is a number of theories that attempt to explain the link, including that; Good friends encourage their friends to lead more healthy lifestyles; 10Good friends encourage their friends to seek help and access services, when needed; 11Good friends enhance their friend’s 12coping skills in dealing with illness and other health problems; and/or Good friends actually affect physiological pathways that are protective of health. Regardless of what we think, we can clearly see that there are some ways that friends, best friends and archenemies are the same, but in the end they are clearly more different. 13Nonetheless we all have every single type in our lives.
(Adapted from: http://www.ukessays.com/essays/philosophy/therelationship- between-friends-and-types-of-friendship-philosophyessay. php)
“Nonetheless we all have every single type in our lives” (reference 13). The option that contains a synonym for the underlined expression is :
- Arte - Fundamental | 03. A Arte Revela Questões Sociais
4. Materiais necessários
- Revistas velhas ou imagens impressas.
- Caixas de sapato. (Uma para cada grupo).
- Tesoura.
- Cola branca.
- Tinta guache preta.
- Rolinho de espuma ou pincel largo.
- Papéis com gramatura mais alta.
- Retalhos de papel colorset ou cartão.
- Grampos bailarina.
- Tampinhas de garrafa pet.
- Filmadora ou celulares.
- Fita adesiva.
Procedimentos
1º. Trabalhe os conceitos de Pop Art no livro de Arte do aluno e as atividades sugeridas no manual do professor. Se achar necessário, use o texto sobre Pop Arte disponível no site: <http://www.historiadaarte.com.br/linha/pop.html >. Acesso em 26 jan. 2016.
2º. Leve para a sala de aula, imagens de trabalhos dos artistas que se destacaram no estilo, principalmente Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Richard Hamilton e outros.
3º. O trabalho será feito em grupos. Então separe os alunos antes de iniciar o trabalho prático.
4º. A proposta de trabalho é a construção de uma caixa cenário, coberta de imagens ligadas à cultura de massa e destacar um personagem ou mais que estarão dentro deste cenário, mas na forma tridimensional. A(s) personagem(ns) será(ão) movimentada(s) pelos alunos enquanto os outros alunos filmam a movimentação. A edição das imagens poderá ou não ser feita pelos alunos.
5º. Instrua os alunos na preparação da caixa. Não precisa usar a tampa da caixa. Abra uma das abas da caixa como no modelo abaixo.
6. Peça que pintem a caixa pelo lado de fora com tinta preta e que encapem a parte de dentro usando recortes de revistas e jornais previamente selecionados pelos alunos para o cenário de suas personagens. Instrua os alunos a utilizar imagens que façam alusão à cultura de massa e ao estilo da Pop Art.
7. Agora é hora de preparar a(s) personagem (ns) que usarão na encenação. Elas devem ser recortadas, coladas em papel com gramatura mais alta e em cada uma deve ser presa ao grampo bailarina que será preso a uma tampinha de garrafa pet que ficará embaixo da caixa.
8. Montado o cenário e as personagens. Agora é só colocar os bonecos em cena e fazer a filmagem com o celular, da cena e os movimentos.
9. Na edição, se acontecer, os alunos farão cortes e poderão acrescentar música de fundo para ilustrar a vídeo-arte no estilo Pop Art.
- Geografia | 5.3 Urbanização
O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento no número absoluto de cidades, teve como uma de suas consequências
- Física | B. Resistores
Em um manual de um chuveiro elétrico são encontradas informações sobre algumas características técnicas, ilustradas no quadro, como a tensão de alimentação, a potência dissipada, o dimensionamento do disjuntor ou fusível, e a área da seção transversal dos condutores utilizados.
Uma pessoa adquiriu um chuveiro do modelo A e, ao ler o manual, verificou que precisava ligá-lo a um disjuntor de 50 amperes. No entanto, intrigou-se com o fato de que o disjuntor a ser utilizado para uma correta instalação de um chuveiro do modelo B devia possuir amperagem 40% menor.
Considerando-se os chuveiros de modelos A e B, funcionando à mesma potência de 4 400 W, a razão entre as suas respectivas resistências elétricas, RA e RB, que justifica a diferença de dimensionamento dos disjuntores, é mais próxima de