Texto base: Observe a charge. NOVAES, Carlos Eduardo; LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo: Ática. p.40.
Enunciado:
A charge ironiza uma prática econômica dos portugueses no Brasil, nas primeiras décadas do século XVI, e ficou conhecida como
Questões relacionadas
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(IFAL) Considere que o número de países que passaram a participar dos Jogos Olímpicos em um dado período de tempo obedeça à seguinte sequência (11, a , 29, b, 47), que é uma progressão aritmética, então a soma a + b é igual a:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
A grande parte do DNA em células eucarióticas está compactada em __1__, formados imediatamente após a __2__, que é composta por um núcleo com oito proteínas __3__, com DNA enrolado em torno deste núcleo, formando umfio cromossômico helicoidal chamado __4__.
Marque a alternativa que completa corretamente o trecho anterior.
- Física | B. Vetorial
Quem não respeita o pai, não respeita ninguém porque um homem de verdade vai ser pai também. Ame seu pai mesmo se ele for um pouco capitalista.
CHAMPIGNON; CHORÃO; MARCÃO; PELADO. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 11 mar. 2022.
Um trecho da música do grupo musical Charlie Brown Jr mostra a visão do compositor na relação de respeito e admiração dos filhos pelos seus pais. O papel do pai é fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos filhos, não apenas como provedor de suas necessidades básicas, mas também na educação e na formação de seu caráter.
Em momentos de lazer é comum vermos pai e filho pedalando suas bicicletas, seguindo com a mesma velocidade pelos parques e ciclovias.
Para que o garotinho da imagem consiga acompanhar seu pai durante um divertido passeio de bicicleta ele deve manter o ritmo de pedaladas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2017 2ªAPLICAÇÃO) Um funcionário da Secretaria de Meio Ambiente de um município resolve apresentar ao prefeito um plano de priorização para a limpeza das lagoas da cidade. Para a execução desse plano, o prefeito decide voltar suas ações, primeiramente, para aquela lagoa que tiver o mair coeficiente de impacto, o qual é definido como o produto entre o nível de contaminação médio por mercúrio em peixes e o tamanho da população ribeirinha. O quadro mostra as lagoas do município e suas correspondentes informações.
A primeira lagoa que sofrerá a intervenção planejada será a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Amor é detectável por meio de tomografia, dizem pesquisadores britânicos
Cientistas da University College de Londres afirmam ser capazes de detectar o amor com tomografias. Elas mostram que os primeiros sinais de amor verdadeiro produzem mudanças claras no cérebro das pessoas, que podem ser vistas por meio de ressonância magnética. “Nós observamos a atividade no cérebro produzida pela visão da foto da pessoa amada”, explica o neurobiólogo Semir Zeki.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0607200004.htm>. Acesso em: 17 fev. 2014.
Texto II
A prova do amor
“Amor é detectável por meio de tomografia, dizem pesquisadores britânicos.”
Quando é que nós vamos casar, perguntava ela, impaciente – e não sem alguma razão: estavam juntos havia cinco anos, e o namorado não se decidia. E não se decidia, segundo alegava, por uma boa razão: não sabia ao certo se a amava. [...] Como se comprova objetivamente o amor?
A moça não estava disposta a continuar essa discussão, para ela bizantina. Deu-lhe um ultimato: que resolvesse de uma vez se a amava ou não. O que o deixou consternado. [...] Foi então que leu no jornal a notícia sobre o trabalho dos pesquisadores ingleses. Sim, ali estava a solução para seu problema.
Por meio de um amigo médico, fez contato com os cientistas, oferecendo-se como cobaia. Para sua alegria, eles o aceitaram. E assim, sem nada dizer à namorada, ele tomou o avião e foi para Londres.
O teste foi muito simples. Pediram-lhe que olhasse durante alguns minutos a foto da namorada, que trouxera consigo. Depois disso, fariam uma tomografia para avaliar a atividade cerebral em certa área que eles, espirituosamente, denominavam “área do amor”. Pediram só algum tempo para discutirem os achados: não queriam cometer erros.
No dia seguinte lá estava ele, ansioso. O cientista que o recebera veio a seu encontro, sorridente: nunca tinham visto tanta atividade na área do amor. O seu cérebro, concluiu, é o retrato da paixão.
Agora seguro quanto a seus sentimentos, ele voltou para o Brasil. Na semana seguinte, casou.
De maneira geral, pode-se dizer que é feliz. Mas às vezes briga com a mulher, às vezes fica com o saco cheio do casamento. E é então que uma dúvida lhe ocorre, uma dúvida cruel para a qual ele não tem resposta, ou não quer encontrar resposta: e se tivessem trocado a tomografia?
SCLIAR, Moacyr. “A prova do amor”. In: Folha de S.Paulo, 10 jul. 2000. Adaptado.
O mesmo acontecimento apresentado no texto I foi recriado no texto II. No segundo, contudo, o autor da crônica