Look at the picture and complete the gap in the balloon.
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
Durante uma prova, um ciclista percorre, com velocidade escalar constante de 10 m/s, uma parte do trajeto em formato de meia circunferência, como mostra a figura.
Essa parte do trajeto está dividida em cinco faixas, de raios médios indicados na figura, delimitadas por linhas pontilhadas pintadas no chão. Um observador teve seu campo de visão prejudicado por uma placa e não conseguiu ver essa parte do trajeto, porém anotou o tempo de 1,5 s que o ciclista levou para percorrer a semicircunferência.
Considerando π = 3 e que o ciclista percorreu toda essa parte do trajeto sobre o mesmo raio médio, o observador pôde concluir que o ciclista percorreu a raia
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-LíricoSe for possível, manda-me dizer:– É lua cheia. A casa está vazia –Manda-me dizer, e o paraísoHá de ficar mais perto, e mais recenteMe há de parecer teu rosto incerto.Manda-me buscar se tens o diaTão longo como a noite. Se é verdadeQue sem mim só vês monotonia.E se te lembras do brilho das marésDe alguns peixes rosadosNumas águasE dos meus pés molhados, manda-me dizer:– É lua nova –E revestida de luz te volto a ver.
HILST, H. Júbilio, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Cia das Letras, 2018.
Falando ao outro, o eu lírico revela-se vocalizando um desejo que remete ao
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. A moça e a vela _ Minha filha – dizia sempre a mãe de uma moça que tinha por costume ficar à janela até as tantas da noite –, quem se deixa ficar à janela até alta hora vê coisas que não deve ver. Isso é exemplo dos antigos que sabiam mais do que nós. – Qual o quê! – dizia a moça, nunca vi nada de espantar. Não tenho sono, não hei de dormir com as galinhas.
A mãe repetia-lhe sempre o conselho, mas a moça com quem ia às vezes falar o namorado, continuou com seu costume. Vai por uma vez estava a teimosa à janela, quando, ao soar a última badalada da meia-noite, viu aproximar-se uma figura, envolta num hábito muito branco, caminhando com passo apressado e trazendo, numa das mãos, uma vela acesa. A moça estava tão distraída, a pensar nos seus amores e naquele que esperava, que nem pavor sentiu. Foi como se não tivesse visto nada. O desconhecido saudou-a e, apagando a vela, pediu-lhe que a guardasse até sua volta. Maquinalmente a rapariga foi colocar a vela sobre o leito e, quando voltou, já não encontrou mais o desconhecido. Nem se lembrou do conselho da mãe nem a aparição lhe causou o menor abalo. Continuou à janela toda preocupada com os seus pensamentos de amores. Às duas da madrugada, que é quando as almas penadas se recolhem, ela ainda estava apreciando a noite. O desconhecido chegou-se rapidamente e pediu-lhe a vela. A moça foi buscá-la ao leito, mas soltou um grito de horror. Em vez de vela, se lhe apresentou um esqueleto, estendido na cama. A caveira ergueu-se e foi, diante de seus olhos, saindo pela janela, como se fosse uma pluma. Desde esse dia a moça ficou pateta, rindo e chorando à toa, e foi exemplo a todas as filhas desobedientes, no lugar onde esse caso se deu. (Recontado por Lindolfo Gomes – Contos Tradicionais do Brasil, Câmara Cascudo) Disponível em: <visala.org.br/index.php/assunto/sustanca/camara-cascudo-um-grimm-brasileiro/>. Acesso em: 04 nov. 2014.
Enunciado:
Qual é o propósito comunicativo e que fatores determinam a linguagem do texto?
- Geografia | 2. Cartografia
(ESPCEX - AMAN) A escala indica a proporção em que um mapa foi traçado, em relação ao objeto real, e varia de acordo com as finalidades desse mapa. Sobre as escalas utilizadas nos mais diferentes tipos de mapas, podemos afirmar que
I. em um mapa com escala de 1:25.000.000, a distância de 8 cm no mapa corresponde à distância real de 2.500 Km.
II. uma escala de 1: 1.000 000 é considerada uma escala grande e é muito utilizada para obter, em um mapa, informações bem detalhadas de um dado lugar.
III. quanto maior a escala de um mapa, menor será a área que ele representa, e menos evidente será a projeção cartográfica utilizada na confecção do mapa.
IV. a escala gráfica pode ser apresentada em diferentes unidades de medida e a escala numérica, quando estiver com a unidade de medida omitida, estará em centímetros.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Tom Jobim foi um dos compositores principais de um ritmo que surgiu no Brasil, na década de 1950, chamado Bossa Nova. Nesta atividade, vamos entender melhor o que foi a Bossa Nova e aprofundar nosso conhecimento da obra desse grande músico brasileiro.
Divida a sala em grupos. Cada grupo terá duas missões:
1ª: Responder uma das questões a seguir sobre a Bossa Nova (as questões serão sorteadas):
- Onde e como surgiu esse movimento?
- O que acontecia no Brasil na época em que a Bossa Nova surgiu?
- O que acontecia no mundo na época em que a Bossa Nova surgiu?
- Quais foram os ritmos musicais que influenciaram o surgimento da Bossa Nova? Dê exemplos.
- Quem foram os músicos que participaram desse movimento?
- A Bossa Nova ainda existe? Da mesma maneira que antes?
2ª: Interpretar um grande sucesso da Bossa Nova.
Deixe a interpretação livre: eles podem cantar, recitar ou interpretar. Durante o preparo da apresentação eles podem trocar ideias entre grupos ou com o professor.
Apresentações:
Cada grupo deve preparar a letra da música em um cartaz e responder à pergunta de seu grupo em outro. Os cartazes depois serão afixados na sala para que todos possam compartilhar o conhecimento. Na apresentação a pergunta será respondida primeira e depois feita a interpretação da música escolhida.
Registre tudo com fotos e, se possível, vídeo.