Verifique as charges a seguir:
Após a análise das charges, responda:
DESCREVA a principal diferença que fica evidenciada entre as famílias ricas e as pobres. CITE duas consequências sociais negativas decorrentes da situação 1.
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Juzgue los próximos ítems, con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior.
Tomar notas es una excelente forma que te ayuda a
identificar los conceptos más importantes vistos en clase.
Aunque te consideres con una buena memoria
sencillamente não vas a conseguir recordar todo lo que el
[5] Prof. Explicó. Mantener un registro permanente donde
puedas consultar más tarde puede ser indispensável a la
hora de escrever un ensayo o de hacer una tarea e incluso en
O momento de fazer o exame da matéria.
Las explicaciones en clase de literatura ofrecen una
[10] Base de información importante acerca de los contenidos
estudiados que incluyen términos literarios, detalles sobre
el estilo del autor en la relación temática entre los trabajos
y las citaciones importantes. El contenido de la explicación
del profesor, de alguna forma, aparecerá en pruebas y en
[15] Los trabajos solicitados de manera menos esperada por los
estudiantes. Esto demuestra la gran importancia que existe
en tomar notas durante la clase.
Internet: (con adaptaciones).
Tener una buena retentiva de memoria es respaldo para acordarte de todo lo que fue abordado en clase.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Linguagem
O texto a seguir é um abaixo-assinado. Leia-o e resolva a questão.
ABAIXO-ASSINADO
CAMPANHA NACIONAL UNIFICADA PELA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO SEM REDUÇÃO DE SALÁRIO – 2008
O Brasil vive uma realidade de extremos: por um lado, um número elevado de trabalhadores e trabalhadoras está desempregado, e, por outro, grande parte dos que estão desempregados trabalham longas jornadas. A redução da jornada de trabalho sem redução de salário é um importante instrumento para a criação de empregos, para a distribuição de renda e melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Por isso, os abaixo-assinados apóiam a redução constitucional da jornada de trabalho através da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 393/01.
A linguagem utilizada no abaixo-assinado é
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Os organismos clorofilados eucariontes, supridos de energia solar, utilizam de reações químicas, partindo de substâncias simples para produzir inicialmente carboidratos, sendo este um evento chave na evolução da vida no planeta.
É correto afirmar sobre fotossíntese, EXCETO:
- Literatura
(UNIFESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o excerto do “Sermão de Santo Antônio aos peixes” de Antônio Vieira (1608-1697) para responder à(s) quest(ões)
A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. [...] Santo Agostinho, que pregava aos homens, para encarecer a fealdade deste escândalo mostrou-lho nos peixes; e eu, que prego aos peixes, para que vejais quão feio e abominável é, quero que o vejais nos homens. Olhai, peixes, lá do mar para a terra. Não, não: não é isso o que vos digo. Vós virais os olhos para os matos e para o sertão? Para cá, para cá; para a cidade é que haveis de olhar. Cuidais que só os tapuias se comem uns aos outros, muito maior açougue é o de cá, muito mais se comem os brancos. Vedes vós todo aquele bulir, vedes todo aquele andar, vedes aquele concorrer às praças e cruzar as ruas: vedes aquele subir e descer as calçadas, vedes aquele entrar e sair sem quietação nem sossego? Pois tudo aquilo é andarem buscando os homens como hão de comer, e como se hão de comer.
[...]
Diz Deus que comem os homens não só o seu povo, senão declaradamente a sua plebe: Plebem meam, porque a plebe e os plebeus, que são os mais pequenos, os que menos podem, e os que menos avultam na república, estes são os comidos. E não só diz que os comem de qualquer modo, senão que os engolem e os devoram: Qui devorant. Porque os grandes que têm o mando das cidades e das províncias, não se contenta a sua fome de comer os pequenos um por um, poucos a poucos, senão que devoram e engolem os povos inteiros: Qui devorant plebem meam. E de que modo se devoram e comem? Ut cibum panis: não como os outros comeres, senão como pão. A diferença que há entre o pão e os outros comeres é que, para a carne, há dias de carne, e para o peixe, dias de peixe, e para as frutas, diferentes meses no ano; porém o pão é comer de todos os dias, que sempre e continuadamente se come: e isto é o que padecem os pequenos. São o pão cotidiano dos grandes: e assim como pão se come com tudo, assim com tudo, e em tudo são comidos os miseráveis pequenos, não tendo, nem fazendo ofício em que os não carreguem, em que os não multem, em que os não defraudem, em que os não comam, traguem e devorem: Qui devorant plebem meam, ut cibum panis. Parece-vos bem isto, peixes?
(Antônio Vieira. Essencial, 2011.)
No sermão, Vieira critica
- Literatura
(UNESP) Leia o soneto XLVI, de Cláudio Manuel da Costa (1729-1789), para responder à questão a seguir.
Não vês, Lise, brincar esse menino
Com aquela avezinha? Estende o braço,
Deixa-a fugir, mas apertando o laço,
A condena outra vez ao seu destino.
Nessa mesma figura, eu imagino,
Tens minha liberdade, pois ao passo
Que cuido que estou livre do embaraço,
Então me prende mais meu desatino.
Em um contínuo giro o pensamento
Tanto a precipitar-me se encaminha,
Que não vejo onde pare o meu tormento.
Mas fora menos mal esta ânsia minha,
Se me faltasse a mim o entendimento,
Como falta a razão a esta avezinha.
(Domício Proença Filho (org.). A poesia dos inconfidentes, 1996.)
No soneto, o menino e a avezinha, mencionados na primeira estrofe, são comparados, respectivamente,