Uma diferença de potencial eletrostático V e estabelecida entre os pontos M e Q da rede cúbica de capacitores idênticos mostrada na figura.
A diferença de potencial entre os pontos N e P é
Questões relacionadas
- Matemática | 1.08 Potenciação
(UPF) Sejam x = 1,333..., y = 0,25, z = 0,1, t = -0,1 e h = (x-1 – y²)z-1/t³
O valor de h é:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
EXPLOSÃO DE BELEZA
Floração de palmeiras plantadas por Burle Marx vira atração no Rio de Janeiro.
É um espetáculo raro da natureza, que leva cinquenta anos para acontecer
AS VEDETES DO PARQUE
Floração da palma talipot: palmeiras dão cachos de até 4 metros de altura
Um grandioso e raro espetáculo da natureza está em cena no Rio de Janeiro. Trata-se da floração de palmeiras Corypha umbraculifera, ou palma talipot, no Aterro do Flamengo. Trazida do Sri Lanka por Roberto Burle Marx, ela floresce uma única vez na vida, cerca de cinquenta anos depois de plantada. (...) A palma talipot faz parte do estupendo mosaico de espécies criado por Burle Marx. Ele espalhou 16 mil mudas de plantas de 200 espécies, de forma a garantir um parque florido em todas as épocas do ano.
Dos cinquenta exemplares da palmeira existentes hoje no Aterro, doze estão floridos. (...)
(...) Foram os imensos leques formados por suas folhas que colocaram as palmeiras talipot entre as espécies escolhidas por Burle Marx, que ao plantá-las já tinha mais de 50 anos e sabia que não as veria florir. (...)
Leia as informações da tabela “As outras rainhas da paisagem” e responda:
a) Qual é a diferença de altura entre a palmeira mais alta e a mais baixa?
b) Quantos metros a mais a palmeira-areca precisaria ter para alcançar a altura de um coqueiro?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto 1 A operação Carne Fraca, da Polícia Federal, expõe a gravidade da doença da corrupção no Brasil. Grandes empresas estão vendendo carne podre no país, com data de validade adulterada e com aparência e peso mascarados com produtos químicos e papelão. [...] Entretanto, arma-se um rápido sistema de propaganda em favor delas, a pretexto de defender os interesses comerciais do país e sua imagem no exterior. [...] A preocupação com a saúde financeira do país e das empresas é legítima quando estão dentro das leis, das práticas corretas, da justiça. [...] Ao menos a vida e a saúde das pessoas devem sobrepor-se à ganância de lucros. Se a carne é fraca, o espírito não pode a ela submeter-se. Disponível em: <https://redesustentabilidade.org.br/2017/03/20/o-limite-da-insanidade--diz-marina-sobre-o-escandalo-dos-frigorificos/>. Acesso em: 03 mar. 2017. Texto 2 O Brasil é o primeiro exportador mundial de carne bovina e avícola, com presença em ao menos 150 países. O impacto deste escândalo no exterior preocupa as autoridades brasileiras, num momento em que busca acelerar um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Eumar Novacki, secretário-executivo do Ministério da Agricultura, afirmou que “não se pode colocar em xeque o sistema inteiro pela conduta de uma minoria”. A única informação que dá uma ideia da dimensão é que, entre os 4837 frigoríficos que são inspecionados no país, a fraude estaria sendo praticada em 21 abatedouros – menos de 1%. Dos 11 mil fiscais e servidores do Ministério da Agricultura, 33 estão sob investigação. Disponível em: <www.folhape.com.br/noticias/noticias/brasil/2017/03/18/.aspx>.Acesso em: 03 mar. 2017.
Enunciado:
O parágrafo final do texto 1, “Se a carne é fraca, o espírito não pode a ela submeter-se”, teve como intenção
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
A linha, ou traço, pode ser definida como o rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns dos outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. Há muitos tipos de linhas. Cada uma sugere uma sensação diferente. Esses tipos de linhas são padronizados no mundo inteiro.
Reta. A linha reta traçada de maneira firme, contínua, pode dar uma impressão de rigidez e dureza obra de Mario Fresco.
Curva. A linha curva, traçada da mesma maneira, pode sugerir suavidade e sinuosidade
Vertical. Indica equilíbrio. Aparece em muitas obras de arte como expressão de espiritualidade e elevação.
Horizontal Indica repouso. Também pode expressar quietude.
Inclinada Faz parecer que algo está prestes a se movimentar. Sugere instabilidade, movimento.
Ondulada. É um tipo de linha curva. Sugere movimento suave e rítmico.
Espiral. Indica um movimento envolvente, que vai do centro para fora ou o contrário. Também é um tipo de linha curva.
Quebrada. Indica movimento. Forma-se combinando-se linhas retas.
http://assuntosdaana.blogspot.com/2010/03/linhas.html
Converse com a turma sobre o elemento de linguagem visual linha e sugira que pesquisem sobre o assunto em livros, revistas e sites, principalmente sobre os tipos de linhas que existem e suas aplicações no mundo. Abra uma roda de discussão para proporcionar a troca das informações pesquisadas e sugira aos alunos que eles busquem os vários tipos de linhas no espaço da escola e até mesmo em seu entorno próximo.
Proponha aos alunos fazerem alguns registros fotográficos que exemplifiquem os tipos de linhas, não importando se são linhas criadas pelo homem ou encontradas na natureza, como por exemplo, as linhas curvas do rosto. A partir dos registros feitos, cada aluno deverá escolher uma foto para cada tipo de linha e fazer alguns estudos utilizando lápis preto sobre papel branco tamanho A4, para cada foto escolhida. No primeiro estudo ele deverá utilizar a linha contínua, ou seja, sem interrupção, sem tirar o lápis do papel, como no exemplo abaixo, no segundo estudo deverá usar linhas interrompidas, sempre definindo cada linha em separado, sem continuar em outra linha, e um último estudo livre.
Monte na sala de aula um varal com os melhores trabalhos de cada aluno e abra uma roda de discussão para avaliarem os trabalhos de acordo com a proposta.
http://constancalucas.blog.uol.com.br/arch2007-05-01_2007-05-31.html
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
12. Texto base: Leia o texto a seguir. A injusta condenação de um sábio Galileu Galilei (1564 – 1642), italiano nascido em Pisa, é considerado um dos criadores da Ciência Moderna. Ele escreveu várias obras e ajudou a realizar grande revolução nas ciências. Em 1633, Galileu foi preso pela Santa Inquisição por afirmar que o Sol é o centro do Universo e está imóvel e que a Terra não é o centro e que se move. Mesmo assim, Galileu continuou suas pesquisas. Cego, ditava seus trabalhos a um amigo. Aos 78 anos, o grande sábio morreu murmurando que a Terra se move. Em 1992, após 359 anos da condenação imposta a Galileu, o papa João Paulo II, livrou o sábio da condenação, considerando-o um “crente sincero” e um “físico genial”. CHASSOT, Attico. A Ciência através dos tempos. S.P: Moderna, 1994. p.9. (Fragmento).
Enunciado:
Galileu se enganou quanto a uma característica do Sol. Extraia essa característica do segundo parágrafo e, considerando os conhecimentos científicos da atualidade, justifique o engano cometido por esse ilustre sábio.