Leia as informações a seguir.
Em janeiro de 2012, observou-se a continuidade de águas mais frias que a normalidade na superfície do Oceano Pacífico equatorial (anomalias de pelo menos -0,5°C), bem como em camadas subsuperficiais até cerca de 200 metros de profundidade (anomalias de -1°C a até –4°C), dominando parte da região central e leste do Oceano Pacífico. De acordo com a maioria dos modelos de previsão climática, a previsão é de que a temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico tropical regresse a um padrão próximo à normalidade, caracterizando a transição da fase fria La Niña para a fase neutra do fenômeno El Niño Oscilação Sul durante o período de março a maio de 2012. (INPE Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - trecho do texto adaptado)
Disponível em: http://enos.cptec.inpe.br/ Acesso em: 17 mar. de 2012.
A) Explique o que é o fenômeno El Niño.
B) Explique a atuação do fenômeno La Niña descrito no texto e seus efeitos no Brasil.
Questões relacionadas
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(FATEC) Quando pensamos em comunicação, lembramo-nos da fala e da escrita, que são modos humanos de trocar informações. Os animais podem não ser capazes de falar ou dominar técnicas de linguagens avançadas, mas eles certamente possuem outros meios de se comunicar. O som da baleia, o uivo dos lobos, o coaxar dos sapos, o piar dos pássaros e até mesmo a dança agitada das abelhas ou o abanar de rabo de cachorros estão entre as diversas formas pelas quais os animais comunicam-se. As questões a seguir apresentam-se integradas pelo tema "Comunicação", que nos faz refletir sobre as várias formas de comunicação entre os seres de uma mesma espécie e também sobre a evolução das formas de comunicação humana desde os primórdios. Segundo Steven
Mithen*, milhões de anos foram necessários para que a mente humana evoluísse. Os indícios desse longo processo de evolução estão hoje presentes em nosso comportamento, nas formas usadas para a comunicação, tais como a pedra, as pinturas, a escrita e até mesmo a forma como convivemos e como conversamos no cotidiano.
Mithen, Steven. A pré-história da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.
Esse fato pode ser observado na tirinha seguinte, em que Helga dialoga com sua filha na presença de seu marido, Hagar. Além da fala e da escrita, podemos perceber o ambiente que nos cerca de várias maneiras diferentes: vendo, ouvindo, cheirando, apalpando e sentindo sabores. Ao processar essas informações, nossa mente as interpreta como sinais de perigo, sensações agradáveis ou desagradáveis etc. Depois dessas interpretações, respondemos aos estímulos do ambiente, interagindo com ele. Considerando que a capacidade de perceber o ambiente depende de células altamente especializadas, é correto afirmar que
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIT)
O diagrama representa a superposição de três sons musicais simples, lá3, lá4 e lá5 , resultando em um som composto. Sendo o período do lá3 igual a 1/435 s, com base nos conhecimentos de Física, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
É MENINA
[1] É menina, que coisa mais fofa, parece com o pai, parece com a mãe, parece um joelho, upa,
upa, não chora, isso é choro de fome, isso é choro de sono, isso é choro de chata, choro de
menina, igualzinha à mãe, achou, sumiu, achou, não faz pirraça, coitada, tem que deixar chorar,
vocês fazem tudo o que ela quer, isso vai crescer mimada, eu queria essa vida pra mim, dormir
[5] e mamar, aproveita enquanto ela ainda não engatinha, isso daí quando começa a andar é um
inferno, daqui a pouco começa a falar, daí não para mais, ela precisa é de um irmão, foi só falar,
olha só quem vai ganhar um irmãozinho, tomara que seja menino pra formar um casal, ela tá até
mais quieta depois que ele nasceu, parece que ela cuida dele, esses dois vão ser inseparáveis,
ela deve morrer de ciúmes, ele já nasceu falante, menino é outra coisa, desde que ele nasceu
[10] parece que ela cresceu, já tá uma menina, quando é que vai pra creche, ela não larga dessa
boneca por nada, já podia ser mãe, já sabe escrever o nomezinho, quantos dedos têm aqui,
qual é a sua princesa da Disney preferida, quem você prefere, o papai ou a mamãe, quem é
o seu namoradinho, quem é o seu príncipe da Disney preferido, já se maquia nessa idade, é
apaixonada pelo pai, cadê o Ken, daqui a pouco vira mocinha, eu te peguei no colo, só falta ficar
[15] mais alta que eu, finalmente largou a boneca, já tava na hora, agora deve tá pensando besteira,
soube que virou mocinha, ganhou corpo, tenho uma dieta boa pra você, a dieta do ovo, a dieta
do tipo sanguíneo, a dieta da água gelada, essa barriga só resolve com cinta, que corpão, essa
menina é um perigo, vai ter que voltar antes de meia-noite, o seu irmão é diferente, menino é
outra coisa, vai pela sombra, não sorri pro porteiro, não sorri pro pedreiro, quem é esse menino,
[20] se o seu pai descobrir, ele te mata, esse menino é filho de quem, cuidado que homem não
presta, não pode dar confiança, não vai pra casa dele, homem gosta é de mulher difícil, tem que
se dar valor, homem é tudo igual, segura esse homem, não fuxica, não mexe nas coisas dele,
tem coisa que é melhor a gente não saber, não pergunta demais que ele te abandona, o que
os olhos não veem o coração não sente, quando é que vão casar, ele tá te enrolando, morar
[25] junto é casar, quando é que vão ter filho, ele tá te enrolando, barriga pontuda deve ser menina,
é menina.
Gregorio Duvivier Folha de São Paulo, 16/09/2013.
A crônica de Gregorio Duvivier é construída em um único parágrafo com uma única frase. Essa frase começa e termina pela mesma expressão: é menina.
Em termos denotativos, a menina, referida no final do texto, pode ser compreendida como:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão leia o texto a seguir.
(...) Para a sociedade cristã medieval, o sacramento do batismo era o verdadeiro nascimento do indivíduo, não apenas porque ele era lavado do pecado original e ingressava então naquela sociedade, mas também porque recebia um nome. De fato, para a mentalidade arcaica, somente o que tem nome existe. E, se esse nome é o de um mártir, santo ou personagem bíblico, a pessoa poderia assumir uma de suas virtudes. (...) O homem enquanto espécie é semelhante ao criador, enquanto indivíduo é semelhante ao patrono. Por isso, ao se tornar papa, a pessoa mudava de nome. Por isso também um cristão não utilizava nomes próprios pagãos. Por isso, enfim, não se adotava o nome de Cristo. O nome é sempre imagem de um modelo.
Disponível em FRANCO JUNIOR, Hilário. O poder da palavra. Citado em A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: Edusp, 1996. p. 111
Relacione o batismo na Idade Média e a identidade individual.
- Química | 3.7 Polímeros
(UFTM) O amido é uma macromolécula formada a partir da interação de moléculas de glicose e funciona como reserva de energia nos vegetais, principalmente nas raízes. Quando o amido é ingerido pelo homem, sofre ação da enzima amilase, presente na saliva, e é convertido em glicose e carboidratos menores.
A reação da produção do amido a partir da glicose é classificada como de polimerização por _______I______, e aquela que ocorre pela ação da enzima amilase é denominada reação de _______II______.Assinale a alternativa que preenche respectivamente as lacunas I e II.