Lee atentamente el texto para responder a la cuestión. Disponible en: <http://ropadona.com/WOW%20Slider/data1/images/slider01.png>. Acceso el: 04 nov. 2015.
¿Cuál es la finalidad del texto?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Homem morre afogado em lagoa de Linhares, no norte do ES
Um homem morreu afogado na Lagoa do Aguiar, zona rural de Linhares, norte do Espírito Santo, na tarde de domingo. Segundo a Polícia Civil, a vítima era moradora da Serra, na Grande Vitória, e foi passar o domingo na lagoa.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Linhares, o afogamento aconteceu por volta das 14 horas. O homem estava em um bote com outra pessoa quando a embarcação virou e ele caiu na água. O corpo da vítima foi retirado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Colatina.
A lagoa fica em uma propriedade particular na região de Baixo Quartel. O corpo foi recolhido e levado para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares.
Disponível em: <g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/11/homem-morre-afogado-em-lagoa-de-linhares-no-norte-do-es.html>.
Acesso em: 12 jan. 2015. Adaptado.
Entre os trechos abaixo transcritos, assinale o que apresenta a informação do texto com maior importância.
- Ciências - Fundamental | 01.1. As misturas
Leia o texto a seguir e faça o que se pede.
É hora do lanche. Letícia chama seus amigos para comerem alimentos deliciosos: bolo de chocolate, salada de frutas e biscoitos fritos. Para acompanhar, todos podem escolher: café com leite ou leite com achocolatado. Até um iogurte com frutas e aveia faz parte do cardápio.
No lanche descrito, há alimentos produzidos a partir de misturas.
Complete o quadro escrevendo um alimento produzido por meio de cada tipo de mistura.
Mistura homogênea
Mistura heterogênea
- Ciências - Fundamental | 05. Componentes Naturais
Leia o texto a seguir. "Dia e Noite"
Não sei se gosto do dia.
Não sei se gosto da noite.
De dia, eu posso brincar.
Mas de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah! ...
de noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite. FRANÇA, Maria; FRANÇA, Eliardo. Dia e noite. São Paulo: Ática, 2009. p. 1-4.
Enunciado:
Responda:
A) Quais são as atividades que você mais gosta de fazer durante o dia?
B) Quais são as atividades que você mais gosta de fazer durante a noite?
C) Escreva uma atividade que você só pode fazer durante o dia.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Quinze minutos de privacidade
Quando afirmou, no fim da década de 1960, que, no futuro, todos teriam direito a quinze minutos de fama, Andy Warhol indicou o desejo pela fama como uma tendência da sociedade de massa. Hoje, a internet se faz presente em boa parte das atividades cotidianas: o problema é que a vida virtual muitas vezes elimina a tênue fronteira entre o público e o particular.
O desejo pela exposição e pelo reconhecimento virtual tem levado a perigosos exageros também na vida real. Por trás de perfis em redes sociais e de pseudônimos em chats e blogs , muitas pessoas expõem suas intimidades, com frases ou fotografias comprometedoras profissional e socialmente. Prova disso são os casos de demissão e processos causados pela publicação de conteúdos considerados inapropriados, mesmo que isso tenha sido feito em ambientes tipicamente “pessoais”.
É fundamental buscar caminhos para o estabelecimento de limites entre o público e o privado na grande rede. O primeiro passo deve ser dado pelos governos, com a criação e o aprimoramento de legislações específicas e mecanismos de identificação e punição capazes de inibir crimes relacionados a invasões de privacidade e manifestações preconceituosas. Afinal, o que é socialmente ilegal e imoral na vida real também o é na internet.
(PINNA, Rafel. Quinze minutos de privacidade. Adaptado de: <http://oglobo.globo.com/
vestibular/veja-aqui-exemplo-de-uma-boa-redacao-com-base-no-tema-da-prova-do-enem
-2011-feita-pelo-professor-rafael-pinna-do-colegio-de-az-2897703#ixzz1fVlhWUyz>.
Acesso em: 10 dez. 2011.)
O texto defende a tese de que
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A neozelandesa Laurel Hubbard fez história nos Jogos Olímpicos. Apesar de ter ficado de fora da disputa por medalhas, a levantadora de peso deixou sua marca na edição de Tóquio por ser a primeira mulher abertamente transgênero a participar de uma competição olímpica. No início da carreira, na década de 1990, a neozelandesa participava de disputas na categoria masculina. Em 2001, aos 23 anos, ela se afastou da atividade. “A pressão de tentar me encaixar em um mundo que talvez não tenha sido feito para pessoas como eu se tornou um fardo muito grande para suportar” Em 2012, Laurel começou sua transição de gênero por meio de terapias hormonais e, em 2013, declarou abertamente ser uma mulher trans. Para o Comitê Olímpico Internacional, a participação de mulheres trans nos Jogos é permitida caso o nível de testosterona, hormônio que aumenta a massa muscular, esteja abaixo de 10 nanomols por litro por pelo menos 12 meses.
Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 18 nov. 2021 (adaptado).
No texto, os limites do potencial inclusivo do esporte são dados pela: