A mesa de bilhar retangular, representada na figura a seguir, mostra a trajetória de uma bola que sai do ponto P e para no ponto S.
Enunciado:
Sabendo que o segmento é paralelo ao segmento ,
a) determine a medida do ângulo em graus.
b) determine os valores de x e de y em graus.
Questões relacionadas
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(FUVEST 2009 1ª FASE) O polímero PET pode ser preparado a partir do tereftalato de metila e etanodiol. Esse polímero pode ser reciclado por meio da reação representada por
em que o composto X é:
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(BAHIANA) O sistema digestório humano é formado por um conjunto de órgãos, incluindo algumas glândulas, e é responsável pela digestão dos alimentos e absorção de nutrientes essenciais para o equilíbrio e funcionamento do organismo.
Sobre o funcionamento dos órgãos desse sistema e a digestão, é correto afirmar:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Utilize a letra da música de Leopoldo Rassier abaixo para responder à questão.
Sabe moço (Leopoldo Rassier)
Sabe, moço
Que no meio do alvoroço
Tive um lenço no pescoço
Que foi bandeira pra mim
Que andei em mil peleias
Em lutas brutas e feias
Desde o começo até o fim
Sabe, moço
Depois das revoluções
Vi esbanjarem brasões
Pra caudilhos coronéis
Vi cintilarem anéis
Assinatura em papéis
Honrarias para heróis
É duro, moço
Olhar agora pra história
E ver páginas de glórias
E retratos de imortais
Sabe, moço
Fui guerreiro como tantos
Que andaram nos quatro cantos
Sempre seguindo um clarim
E o que restou?
Ah, sim!
No peito em vez de medalhas
Cicatrizes de batalhas
Foi o que sobrou pra mim
http://letras.mus.br/leopoldo-rassier/174084/> Acesso em: 26/04/2015.
Leopoldo Rassier foi um dos maiores cantores e compositores gaúchos. Ligado à cultura gaúcha e tradicionalista, o pelotense se destacou por ser, além de músico, um artista ligado a movimentos e lutas sociais. Tal preocupação social foi tema de diversas de suas composições, como a citada nessa questão, “Sabe moço”, na qual há uma análise crítica do poder das elites rurais gaúchas e da participação popular nos conflitos e revoluções que marcaram a história do Rio Grande do Sul.
A partir da letra da música, texto acima, e de seus conhecimentos, afirma-se de forma correta que
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Complete with a verb in the Present Simple.
1. My mother and I __________________ on the phone every day.
2. The teacher __________________ the noise the students make.
3. Carol exercises and __________________ junk food, that’s why she is slim.
4. Although Paola is small and weak, she __________________ a strong personality.
5.How often __________________ you __________________ your grandparents?
- Arte - Fundamental | 03. Estudo das Cores
Leia o poema.
A harmonia das cores
Acordo,
e mais um dia monocromático.
Abordo,
um cheiro aromático.
Encontro, cinco cores
E logo surge um pincel na minha mão.
Já percebi, meus amores!
Vou fazer delas uma linda composição.
Então decido sair para o jardim
e começar por pintar aquela relva.
“Azul”, digo para mim
e ela assim se revela.
Para o céu dito: “Verde!”,
e o meu grito nele se ergue.
Pinto o sol,
de vermelho
e o cântico do rouxinol,
obtenho.
Faltam-me duas cores.
O branco, de muitos odores,
na minha casa estanco.
Deixando o amarelo,
para as nuvens de algodão.
E como fica belo,
naquele céu de agrião.
O verde do céu,
completa o vermelho do sol.
E como cedeu,
aquele dia outrora mole.
O azul da relva,
Realça a minha linda casa neutra
e faz parceria com o verde do céu.
E como a magia me eleva,
e faz deste mundo tão meu.
Agora sim! Não irei mais dormir,
o meu sonho realizei,
num criar por as cores sentir.
A harmonia das cores. Disponível em: <luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=194769>. Acesso em: 3 maio 2017.
Com base nas informações do poema e em seus conhecimentos, como é possível identificar a mistura de cores?