Texto base: Observe o mapa. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38585> Acesso em: 17 abr 2015
Enunciado:
No ano de 1492, Cristóvão Colombo chegou à América e encontrou diferentes povos. O mapa destaca uma das regiões na qual vivia um desses povos, conhecidos como
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na relação entre as populações masculina e feminina no Brasil, observou-se, em 2000, o total de 97 homens para 100 mulheres. Para 2050, espera-se que a razão entre a população masculina e a feminina fique em torno de 94%, isto é, em cada grupo de 100 mulheres haverá 6 excedentes em relação à quantidade de homens. Dessa forma, estimou-se que, em 2050, o excedente feminino na população total poderá atingir 7 milhões de mulheres.
Disponível em:
Acesso em: 10 jan. 2009 (com adaptações). Esses dados indicam que a população brasileira total em 2050, distribuída por sexo, poderá atingir cerca de
- Matemática | A.2 Segundo Grau
A temperatura, em graus Celsius, de um objeto armazenado em um determinado local é modelada pela função com x dado em horas.
A temperatura máxima atingida por esse objeto nesse local de armazenamento é de
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a reportagem, a seguir, e analise os dados fornecidos, bem como o gráfico de setores apresentado.
”Desde 1.932, quando foi organizado o primeiro desfile de escolas de samba, muita coisa mudou. O carnaval virou um negócio lucrativo, as escolas cresceram, os sambas-enredo ficaram repetitivos. A boa notícia é que a festa continua contagiando e sacudindo a Cidade Maravilhosa.”
DANÇA DO DINHEIRO
Se todos os lugares forem vendidos, a arrecadação é de:
Fonte: Revista Super Interessante / Editora Abril - Edição 275 - Fevereiro 2010
Calcule o prejuízo aproximado das escolas de samba do Rio de Janeiro, baseando-se nas informações fornecidas acima.
- História | 2.1 Primeiro Reinado
A Constituição representava um avanço, ao organizar os poderes, definir atribuições, garantir direitos individuais. O problema é que, sobretudo no campo no campo dos direitos, sua aplicação seria muito relativa. Aos direitos se sobrepunha a realidade de um país onde mesmo a grande massa da população livre dependia dos grandes proprietários rurais, onde só um pequeno grupo tinha instrução e onde existia uma tradição autoritária.
FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2015. VOT2020.
Outorgada por D. Pedro I, a Constituição de 1824 demonstrava uma realidade brasileira baseada em
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Crônica
Texto jornalístico desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de fatos e acontecimentos da atualidade, com teor literário, político, esportivo, artístico, de amenidades etc. Segundo Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari, a crônica é um meio-termo entre o jornalismo e a literatura: “do primeiro, aproveita o interesse pela atualidade informativa, da segunda imita o projeto de ultrapassar os simples fatos”. O ponto comum entre a crônica e a notícia ou a reportagem é que o cronista, assim como o repórter, não prescinde do acontecimento. Mas, ao contrário deste, ele “paira” sobre os fatos, “fazendo com que se destaque no texto o enfoque pessoal (onde entram juízos implícitos e explícitos) do autor”. Por outro lado, o editorial difere da crônica, pelo fato de que, nesta, o juízo de valor se confunde com os próprios fatos expostos, sem o dogmatismo do editorial, no qual a opinião do autor (representando a opinião da empresa jornalística) constitui o eixo do texto.
RABAÇA. C. A.; BARBOSA, G. Dicionário de comunicação. Rio de janeiro: Codecri, 1978.
Acima temos um verbete extraído do Dicionário da comunicação. De acordo com o verbete, o tema de uma crônica se baseia em