Os poríferos são considerados os representantes mais simples entre todos do reino Animalia.
Sobre os representantes desse grupo, é correto afirmar que possuem :
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A Monarquia e a República são dois regimes políticos muito distintos entre si. Ambos existem nos dias de hoje em diferentes países, sendo que, no caso da Monarquia, varia entre absoluta e constitucional. Exemplos de países onde opera a República são mais do que onde se opera a Monarquia dos quais são exemplos a Bélgica, Espanha e Inglaterra. Entre a extensa lista de países republicanos está a Angola, Portugal, Brasil, França, entre outros.
Disponível em: < http://educacao.umcomo.com.br/articulo/qual-a-diferenca-entre-monarquia-e-republica-9502.html >. Acesso em: 24 abr.2015.
Enunciado:
Complete o quadro abaixo, indicando as principais diferenças entre Monarquia e República:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os fragmentos abaixo:
I. “Mais uma vez, nós, os povos indígenas, somos vítimas de um pensamento que separa e que tenta nos eliminar cultural, social e até fisicamente. A justificativa é a de que somos apenas 250 mil pessoas e o Brasil não pode suportar esse ônus. […] É preciso congelar essas ideias genocidas. […] Nós, índios, queremos falar, mas queremos ser escutados na nossa língua, nos nossos costumes.”
TERENA, Marcos. Presidente do Comitê Intertribal Articulador dos Direitos Indígenas na ONU e fundador das Nações Indígenas.
II. “[...] A preocupação com a preservação da natureza tem feito com que muitos povos se organizem para defender seus direitos garantidos pela Constituição Federal, aprovada em 1988. Essas organizações indígenas sabem que a terra é sagrada e tudo o que for feito a ela hoje atingirá, mais cedo ou mais tarde, todas as pessoas do planeta.”
MUNDURUKU, Daniel. Coisas de Índio – versão infantil. São Paulo: Callis Editora, 2003. p. 51-52.
Vocabulário:
Ônus – peso, carga, fardo.
Genocida – o que destrói toda uma população.
Sobre os textos, assinale a alternativa correta.
- Matemática
(ENEM 2014 3º APLICAÇÃO)
Os egípcios da Antiguidade criaram um sistema muito interessante para escrever números baseado em agrupamento
- Biologia | A. Digestão
Baseando-se na relação de cada uma das alternativas com a figura e a funcionalidade de cada órgão, assinale a correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Morfologia
Leia o conto a seguir.
A beleza total
A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.
A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa.
O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito.
Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.
Andrade, Carlos Drummond de. A beleza total.In: Contos plausíveis / Carlos Drummond de Andrade; posfácio Noemi Jaffe. — 1a ed. — São Paulo: Companhia das Letras, 2012. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13274.pdf. Acesso: 05 jul. 2019.
Releia este período:
“A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes.”
O termo destacado classifica-se como