A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
43. Analise o cartaz de uma revista nacionalista francesa que prega “a revanche”.
Disponível em: <http://www.wallpapers-free.co.uk/background/magazine_covers/vintage/la-revanche/>. Acesso em 22 out. 2012.
O revanchismo francês é apontado como um dos fatores que determinaram a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Explique as motivações do revanchismo francês.
Cite uma das formas de nacionalismo europeu no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Cores do Brasil
Ganhou nova versão, revista e ampliada, o livro lançado em 1988 pelo galerista Jacques Ardies, cuja proposta é ser publicação informativa sobre nomes do “movimento arte naïf do Brasil”, como define o autor. Trata-se de um caminho estético fundamental na arte brasileira, assegura Ardies. O termo em francês foi adotado por designar internacionalmente a produção que no Brasil é chamada de arte popular ou primitivismo, esclarece Ardies. O organizador do livro explica que a obra não tem a pretensão de ser um dicionário. “Falta muita gente. São muitos artistas”, observa. A nova edição veio da vontade de atualizar informações publicadas há 26 anos. Ela incluiu artistas em atividade atualmente e veteranos que ficaram de fora do primeiro livro. A arte naïf no Brasil 2 traz 79 autores de várias regiões do Brasil.
WALTER SEBASTIÃO. Estado de Minas, 17 jan. 2015 (adaptado).
O fragmento do texto jornalístico aborda o lançamento de um livro sobre arte naïf no Brasil. Na organização desse trecho predomina o uso da sequência: - Geografia | B. Blocos Econômicos
“As recentes crises entre o Brasil e a Argentina mostram o esgotamento do modelo mercantilista no Mercosul”,afirma o diretor-geral do instituto Brasileiro de Relações Internacionais (Ibri). A imposição argentina de cotas para produtos brasileiros, como os de linha branca, e a ameaça de adoção de salvaguardas comerciais indicam que o Mercosul foi construído sobre bases equivocadas. Segundo o diretor, a noção de que é possível exportar “sem limites” para um determinado parceiro comercial representa uma mentalidade “fenícia”, ou seja, uma visão comercial de curto prazo.
JULIBONI, M. Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado).
Nas últimas décadas foram adotadas várias medidas que objetivavam pôr fim às desconfianças mútuas existentes entre o Brasil e a Argentina.Os conflitos no interior do bloco têm se intensificado,como na relação analisada,caracterizada pela
- Geografia | 7. Geopolítica
Territórios extraeuropeus pertencentes aos Estados da União Europei
A ocupação desse território pelos argentinos foi durante o período de 1820 a 1833. Essa disputa de posse vem desde 1833, quando os britânicos tomaram posse e demarcaram como sendo terras britânicas. Hoje, esse território extra-europeu pertencente ao Reino Unido é reivindicado pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, como parte do território argentino.
O texto refere-se às ilhas
- História | B. Roma
(ESPM) Como decorrência das conquistas romanas no Mediterrâneo, estendeu-se amplamente o território sob o domínio de Roma. Graças às especulações com o dinheiro (usura) e ao desenvolvimento das relações comerciais com as províncias, de onde Roma importava artigos de luxo (tecidos, objetos ornamentais), metais preciosos (ouro e prata) e cereais, os grandes comerciantes e usurários romanos concentraram grandes fortunas nas suas mãos.
Rubim Santos Leão de Aquino. História das Sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais.
Os grandes comerciantes e usurários romanos, citados no texto, compravam cargos públicos, votos, influenciavam nas decisões políticas e constituíram uma camada social conhecida como:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
De acordo com o enunciado – ‘PODE ser Pepsi’ –, o principal Modo, Pessoa e Tempo Verbal destacado é classificado como