Analise a fotografia a seguir.
Responda:
A) Indique os grupos representados na fotografia e uma de suas reivindicações.
B) Apresente um argumento para a frase a seguir:
O governo João Goulart foi um período de intensa mobilização política popular.
C) Estabeleça comparações entre a década de 1960 e a atualidade brasileira no que se refere à mobilização política popular.
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2010 2º APLICAÇÃO)
La cueca chilena
La cueca es la danza nacional de Chile, la protagonista de las celebraciones y festividades criollas. Su origen no está claramente definida, ya que investigadores la vinculan a culturas como la española, africana, peruana, así como también a la chilena.
La rutina de esta danza encuentra - según algunos folcloristas — una explicación zoomórfica por provenir de la “clueca”, concepto con el que se hace referencia a los movimientos que hace una polla cuando es requerida por el gallo. Es por ello que el rol del hombre, en el baile, se asemeja a la rueda y al entusiasmo que pone el gallo en su conquista amorosa. La mujer, en cambio, sostiene una conducta más defensiva y esquiva.
Disponível em: http://www.chile.com. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
Todos os países têm costumes, músicas e danças típicos, que compõem o seu folclore e diferenciam a sua cultura. Segundo o texto, na cueca, dança típica do Chile, o comportamento e os passos do homem e da mulher, estão associados
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Leia esta notícia científica:
Há 1,5 milhão de anos, ancestrais do homem moderno deixaram pegadas quando atravessaram um campo lamacento nas proximidades do Ileret, no norte do Quênia. Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu essas marcas recentemente e mostrou que elas são muito parecidas com as do “Homo sapiens”: o arco do pé é alongado, os dedos são curtos, arqueados e alinhados. Também, o tamanho, a profundidade das pegadas e o espaçamento entre elas refletem a altura, o peso e o modo de caminhar atual. Anteriormente, houve outras descobertas arqueológicas, como, por exemplo, as feitas na Tanzânia, em 1978, que revelaram pegadas de 3,7 milhões de anos, mas com uma anatomia semelhante à de macacos. Os pesquisadores acreditam que as marcas recém-descobertas pertenceram ao “Homo erectus”.
Revista FAPESP, nº 157, março de 2009. Adaptado.
(FUVEST 2010 1ª FASE) No texto, a sequência temporal é estabelecida principalmente pelas expressões:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as que forem falsas.
a) ( ) Durante o Estado Novo, Getúlio Vargas convocou eleições para escolher o novo presidente do Brasil.
b) ( ) Muitos políticos que se colocaram contrários a essas mudanças acabaram perseguidos, presos e até mesmo torturados.
c) ( ) A imprensa e os meios de comunicação também sofreram perseguições nessa época.
d) ( ) A economia brasileira não sofreu transformações durante o Estado Novo.
e) ( ) Durante o Estado Novo, as populações sertanejas do Nordeste começaram a migrar para as grandes cidades brasileiras do Sudeste à procura de empregos e melhorias nas condições de vida.
f) ( ) O DIP era um órgão do governo que censurava as publicações de jornais, revistas e emissoras de rádio.
- Física | 1.2 Vetores
Uma partícula puntiforme tem, em certo instante t, a velocidade, em m/s, dada por v0 = 1,0 i - 2,0 j + 5,0 k. Dois segundos depois, sua velocidade, em m/s, é dada por v2 = 4,0 i - 2,0 j + 1,0 k. No intervalo de tempo considerado, o módulo da aceleração média, em m/s2, é:
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
MAIOLINO, A. M. Série Fotopoemação, 1974.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br. Acesso em: 15 out. 2020.
Anna Maria Maiolino (Scalea, Itália, 1942) é uma gravadora, pintora, escultora, artista multimídia e desenhista. A partir da década de 1970, em terras brasileiras, começa a trabalhar com diversas mídias, como a instalação, a fotografia e filmes. Dentre seus trabalhos destacamos a série fotográfica denominada Fotopoemação, de 1974, que consistia em representar, fotograficamente, figuras humanas em condições de autoflagelação.
A postura da artista diante da série em questão tinha como principal intuito