Analise a imagem a seguir de uma manifestação em homenagem ao Estado Novo que reuniu milhares de jovens em coreografia de exercícios no Rio Grande do Sul, durante a Segunda Guerra Mundial.
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/o_brasil_em_marcha_imprimir.html>. Acesso em: 18 nov. 2012.
Durante o Estado Novo, o governo
Questões relacionadas
- Geografia | 5.1 População
Brasil, entre 2003 e 2007, a renda per capita dos mais pobres cresceu substancialmente em relação à média nacional, conforme mostra o gráfico.
PNAD/IPEA. Internet: http://www.ipea.gov.br (com adaptações)
Em relação à taxa de crescimento médio da renda familiar per capita entre 2003 e 2007, as informações do gráfico permitem concluir que:
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
O exercício da crônica
Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se ele diante de sua máquina, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com as suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo. Se nada houver, resta-lhe o recurso de olhar em torno e esperar que, através de um processo associativo, surja-lhe de repente a crônica, provinda dos fatos e feitos de sua vida emocionalmente despertados pela concentração. Ou então, em última instância, recorrer ao assunto da falta de assunto, já bastante gasto, mas do qual, no ato de escrever, pode surgir o inesperado.
MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.Predomina nesse texto a função da linguagem que se constitui
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Gravura Macunaíma - Aldemir Martins, impressa em tamanho grande
- Disponível: https://www.wikiart.org/en/aldemir-martins/macuna-ma-1982
- Argila
- Palitos de picolé
- Palitos de dente
- Colher e garfinho de plástico
- Jornal
- Recipiente para água
- Tinta acrílica – várias cores
- Avental ou blusa velha
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá revisar com os alunos sobre as imagens que compõe a obra Macunaíma-Aldemir Martins.
- Colocar a gravura impressa em tamanho grande em frente ao quadro, na sala de aula para que todos os alunos possam visualizá-la e acompanhar a explanação do professor.
Fonte: https://www.wikiart.org/en/aldemir-martins/macuna-ma-1982
- Observar todos os componentes que fazem parte da obra : bichos, natureza, céu...
- Que tal brincar de argila?
- A proposta para esta aula é a reprodução dos componentes que estão na obra, em argila.
- Pode-se trabalhar em grupo de 04 crianças .
- Colocar o avental ou blusa velha em cada criança.
- Forrar a mesa com jornal.
- Distribuir os potinhos com água e os palitinhos.
- Entregar um pedaço de argila para cada criança.
- Primeiramente, deixar elas brincarem com a argila: amassar, bater, riscar com o palitinho, furar, para conhecerem bem o material e ver as possibilidades que ele proporciona.
- Depois, sugerir às crianças que comecem a modelar se inspirando nos desenhos da obra de Macunaíma. Poderão criar: macacos, araras, onças, tatu , flores, frutos, céu,, Deixar a imaginação fluir... .
- Deixar as crianças criarem quantas peças quiserem.
- Depois de tudo modelado, deixar secar. (Professor, não se esqueça de colocar o nome dos alunos embaixo de cada peça modelada).
- O ideal é que as peças sejam queimadas em forno próprio para cerâmica , para adquirirem maior resistência. Se na escola não tiver este forno, esta queima poderá ser terceirizada com algum ceramista.
- Para dar um acabamento bem legal, depois de queimadas, as peças deverão ser pintadas com tinta acrílica.
Enunciado:
LEITURA DE IMAGENS - MACUNAÍMA
- Literatura | 5.2 Modernismo
(ESPCEX) Leia os versos a seguir e responda.
“Catar Feijão
Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e o oco, palha eco,”
*Alguidar: recipiente de barro, metal ou material plástico, usado para tarefas domésticas
Em Catar feijão, João Cabral de Melo Neto revela