A propaganda, no período da Segunda Guerra Mundial, foi uma das estratégias utilizadas pelo governo norte-americano para recrutar soldados e obter apoio para a participação no conflito. Analise um dos cartazes produzidos nesse contexto.
Tradução: Não deixe a sombra deles tocá-los. Compre bônus de guerra.
Disponível em: <http://obviousmag.org/archives/2010/02/a_propaganda_aliada_na_ii_guerra_mundial.html>. Acesso em: 17 out. 2012.
O cartaz chama a atenção para os riscos da expansão nazista sobre as famílias norte-americanas e incentiva a compra dos bônus de guerra, na qual os Estado Unidos entraram em 1941 motivados
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte e cinema
15. NATURAL COMMON SENSE: Vídeo arte documental em terra UNA.
De: Gabriel Netto
Foto e vídeo, SP
O Projeto
O projeto Natural Common Sense, propõe através da vídeo arte, construir um registro documental do cotidiano da floresta e seu entorno, construindo através de imagens captadas e alteradas digitalmente, estéticas imagéticas possíveis. O objetivo é criar através desta experiência zonas fronteiriças entre o plano real e onírico.
Como parte do projeto, será oferecida a comunidade do entorno, uma mostra de obras referenciais em vídeo arte, além de debate sobre essa linguagem.
Interação com o Ponto de Cultura
Como parte de trocas culturais, os artistas promoveram uma mostra pública de trabalhos referenciais em vídeo arte, além de bate papo aberto com o público.
Pretende-se com esta ação criar condições á formação de público para a referida linguagem, além de proporcionar conversas informais reflexivas sobre registros de natureza e o uso da linguagem audiovisual.
Mais informações em www.andar7.com
Sobre o artista
Gabriel Netto: 1977. Gandía, Valencia, Espanha. Cidadania Brasileira, é formado em Belas Artes, pela Universidad Complutense de Madrid – UCM, especialização em Pintura e Vídeo. Atua nas áreas de artes visuais, pintura e vídeo publicitário como editor, finalizador e diretor de arte. Fundador do grupo 7º andar. Últimos trabalhos vide Site: www.andar7.com.
Converse com os alunos sobre o tema videoarte e peça que pesquisem em livros, revistas, jornais e sites. Depois do tema pesquisado, abra uma roda de conversa para que possam trocar as informações que descobriram, enfatize a necessidade de assistirem a alguns videartes para poder entender melhor o seu conceito, isso pode ser feito no site Youtube.
Proponha aos alunos que realizem um videoarte que traga à luz do conhecimento algum problema socioambiental da região. Para esse trabalho é necessário um planejamento para visitar alguns locais, conversar com pessoas das localidades afetadas. Depois de realizadas as gravações, oriente-os na montagem do videarte, nas escolhas das tomadas e na inclusão de efeitos ou outras tomadas criadas por eles, como cartazes com frases ou palavras, objetos, etc.
Depois dos trabalhos prontos, organize com a turma uma mostra de videartes.
- Física | A. Escalar
Dois vizinhos, André e Caio, fizeram uma viagem com suas famílias em dois carros, para um mesmo destino e por uma mesma estrada. Partiram juntos de suas residências, porém André desenvolveu, durante a viagem, uma velocidade escalar média 20% menor do que Caio.
Assim, o intervalo de tempo de duração da viagem de André, em relação à de Caio, foi maior em
- História - Fundamental | 12. A Mineração na América Portuguesa
O maior desafio do governo era a cobrança do "quinto” – 20% de qualquer quantidade de metal ou pedra preciosa extraída na Colônia que deveria ser paga à Coroa. Após várias tentativas de se encontrar o sistema mais eficaz de cobrança, chegou-se finalmente ao método adotado a partir de 1751: foram instaladas quatro casas de fundição nas sedes das quatros comarcas de Minas: Vila Rica, Rio das Mortes, Serro frio e Sabará.
CARRARA, Angelo. Ouro de tolo. In: FIGUEIREDO, Luciano (Org.). História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. p. 154.
Sobre a instalação das casas de fundição, é correto afirmar que:
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
As funções possuem diversas aplicações em várias ciências econômicas. Uma delas é a função Receita, encontrada multiplicando o preço de venda pela quantidade de um produto vendido. Nesse sentido, considere uma loja que vende 400 camisetas por dia a R$ 50,00 a unidade. O gerente percebeu que, para cada R$ 0,50 de desconto concedido ao cliente, o número de unidades vendidas aumentava em 2 unidades por dia.
Nessas condições, a receita diária R obtida com a venda das camisetas e x o desconto, em reais, concedido ao cliente, é melhor representada pela função:
- Matemática - Fundamental | 05. Geometria
Algumas tribos usam padrões geométricos em seus artesanatos. Veja.
disponível em: <casaclaudia.abril.com.br>. Acesso em: 10 dez. 2015.
Seja você um artesão e crie padrões geométricos nestes potes. Use e abuse das figuras geométricas e das cores.
Disponível em: www.colorirgratis.com. Acesso em: 9 dez. 2015